Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Você sabe Importar um arquivo para o SolidWorks?

Postado em: 07/05/2012 Comentários (8)

Por um lado seria muito bom se existisse no mercado apenas um software de projeto 2D e 3D que todos os projetistas, engenheiros ou arquitetos utilizassem, dessa maneira seria muito fácil abrir projetos dos quais não somos autores sem nenhum problema. Por outro lado isso causaria um grande monopólio e, com certeza, uma degradação na questão da evolução do software em si e dos seus recursos de trabalho. Dados esses motivos é preferível ter vários softwares que concorrem entre si, o beneficio disso é o constante aprimoramento dos softwares, mas isso gera o malefício de nem sempre conseguimos abrir um projeto criado no software “X” usando o software “Y”.

No módulo 6: Importação e edição do modelo do produto do curso de Superfícies, para dar uma solução a essa problemática, vamos usar o software de CAD 3D SolidWorks e o seu recurso de importar modelos matemáticos, porém antes de falar diretamente do tema vou explicar o que é e para que serve importar um modelo matemático.

O que é importar um modelo matemático e porque realizar tal tarefa

Muitos dos modelos que são usados para desenvolver um grande projeto inteiramente, podem não ter sido criados no SolidWorks, isso porque a empresa dona do projeto pode utilizar outro software de CAD 3D de acordo com sua preferência. Essa realidade é muito comum, logo para que todos os que estão envolvidos no desenvolvimento do projeto consigam ler o projeto, as empresas costumam exportar o projeto criado para uma extensão genérica, ou seja, que a maioria dos softwares consegue ler e interpretar.

Tendo isso em vista é muito comum recebermos arquivos eletrônicos de projetos com extensões *.igs, *.step, *.x_t, *.x_b, *.prt, *.stl, *.cgr e etc., sempre que recebemos esses arquivos, para poder visualizar e editar o projeto, é preciso importar o projeto para o software que estamos usando, no caso o SolidWorks.

Importar no SolidWorks

Importando um modelo no SolidWorks

Para importar um projeto/modelo no SolidWorks devemos obedecer uma linha de trabalho, abaixo vou descrever passo a passo como realizar essa tarefa.

  1. Identifique qual é a extensão do arquivo que será importado;
  2. Abra o SolidWorks;
  3. Na parte superior acesse o menu abrir;
  4. Uma janela será aberta, no canto inferior direto selecione a extensão do arquivo que será importado;
  5. Na parte esquerda da janela navegue pelo computador e localize o arquivo;
  6. Após localizar o arquivo selecione-o e clique em abrir;
  7. Aguarde o SolidWorks executar o trabalho e lhe solicitar algumas ações.

O processo de importação

Quando o SolidWorks acaba de importar o modelo já é possível visualizá-lo na tela, mas juntamente com a visualização também é mostrado ao usuário uma janela com a seguinte pergunta: “Deseja executar o diagnóstico de importação nesta peça?”, nesse momento podemos simplesmente ignorar clicando em “Não” ou então aceitar clicando em “Sim”. Se recursarmos nada acontecerá, mas se aceitarmos clicando em “Sim”, o SolidWorks abrirá na parte direita da interface do software uma barra de propriedades onde é possível localizar e corrigir possíveis erros no modelo importando.

O processo de diagnóstico de importação do SolidWorks pode ser utilizado tanto no momento da importação como também após a importação, para isso basta clicar com o direito sobre a geometria importada na árvore de construção e selecionar a opção “Diagnóstico de importação”. Essa opção deixa de estar habilitada se aplicarmos algum tipo de comando à geometria importada, portanto se quisermos realizar esse procedimento, devemos realizá-lo antes de aplicarmos qualquer comando ao modelo.

Importar geometrias no SolidWorks ou em qualquer outro software sempre será um tema atual que devemos dominar se desejamos trabalhar com várias empresas diferentes, a exportação e importação de projetos também podem oferecer algumas outras funcionalidades úteis no decorrer do desenvolvimento de um projeto, por exemplo, eliminar a árvore de construção para que o projeto fique mais leve facilitando o trabalho.

Sobre o autor:

Thiago Gianaccini Projetista com mais de 14 anos de experiência prática em projetos e processos de fabricação em ferramentarias e grandes multinacionais na área automobilística. Formado em Mecatrônica Industrial pelo SENAI e Desenho Mecânico é especialista em desenvolvimento de produtos, moldes de injeção, máquinas e dispositivos.
Leia mais

Leia também

  1. Hector em 10/06/2014:

    olá, estou precisando de uma ajuda, preciso importar para o autocad 2012 uma montagem em 3D feita no solidworks 2012, aguem saberia em que formato devo salvar para que consiga abrir esse desenho em 3D no cad.

    abraço

    Responder
    • CADguru em 11/06/2014:

      Olá Hector,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  2. Carlos Eduardo Scheffer em 13/01/2014:

    Tem como converter do SkeethUp para o solid?

    Responder
    • CADguru em 14/01/2014:

      Olá Carlos,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  3. ALESSANDRO em 01/03/2013:

    Cara , muito bom o post , mas me responde uma coisa , digamos que tenha exportado um arquivo em . step:
    e o solidworks não consgue importar o arquivo por falta de memória .
    Será que existe algum plugin para optimizar essa tareva de importação ?

    Responder
    • CADguru em 04/03/2013:

      Olá Alessandro,

      Criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder
  4. Marcello em 23/07/2012:

    Tem como converte o desenho do solid para o Cad em 3d

    Responder
    • CADguru em 25/07/2012:

      Olá Marcelo,

      Criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: Fórum, para que tanto os usuários, como a equipe cadguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

      Responder

Comentários (8):