Como configurar as medidas do Autocad 2012, porque o desenho de uma reta de 10cm, fica pequeno

Instalei recentemente o AutoCad 2012, está funcionando normalmente.

porém sem mexer no zoom, quando eu desenho uma reta,digitando  10 cm ou 10m por exemplo, a reta sai minuscula, mesmo eu tendo mudado a medida de mm para cm ou m.

quando desenho uma circunferência também, o círculo sai minusculo.

Tem como configurar para o desenho sair de um tamanho mais normal?.Porque quando eu usava o autocad da faculdade os desenhos saiam de um tamanho grande normal.

    author

    Daniel Henrique (Autor Guru)
    publicado há 4 meses atrás

    Olá Thaiani, tudo bem?

    Primeiramente gostaria de lhe informar que não existe um erro no AutoCAD mas sim um costume que você deve trabalhar. Não fique chateado mas os métodos de trabalho dentro do AutoCAD costumam ser corriqueiros. E é importante que você entenda um pouco sobre esse método ao qual eu vou fazer com que você entenda através destes conceitos abaixo, ok? Caso você não entender ainda, poderá me perguntar que eu lhe darei total atenção para que você tenha sucesso nos trabalhos dentro do AutoCAD.

    Nesta resposta eu vou dividir em 2 partes. A primeira vai ser a explicação de como você deve trabalhar no AutoCAD e a segunda vou mostrar como montar as pranchas se você decidir usar o método que estou indicando.

    Então vamos lá!

    PRIMEIRA PARTE:

    A área de trabalho do AutoCAD é infinita e pode-se trabalhar em qualquer canto do mundo do AutoCAD. Quando inserimos um valor dentro do mesmo precisamos fazer uma escolha pessoal para trabalhar. Essa escolha pessoal vai determinar o tipo de escala de impressão quando nós terminarmos o projeto de desenho técnico. Apenas quando terminarmos.

    A pergunta primária que eu faço pra você é que tipo de projetos você vai trabalhar? Se for por exemplo projetos de Arquitetura, eu aconselho você a trabalhar com uma determinada escolha. Se você for trabalhar na mecânica garanto que outra escolha seria melhor assim como projetos de Estruturas de Concreto Armado ou Estruturas Metálicas.

    Então, se escolher a Arquitetura você realmente deverá deixar a medida em mm dentro de Opções digitando “OP” e Enter, vai na Aba “User Preference” e deixa em “Milimeters” nos 2 campos, e dê clique em “Ok” como mostra na figura:

    Veja Guia Opções do AutoCAD

    Pronto.. configuramos a escala de trabalho para impressão. Agora precisamos conversar aqui sobre escalas de trabalho.

    Normalmente em Arquitetura e Construção a escala de trabalho é 1:1 significando 1 unidade que eu digito no AutoCAD corresponde a 1 metro na vida real e isto quer dizer que se você quer desenhar 10 metros, digitará “10” e Enter e se você quer desenhar 10 centímetros então deverá digitar “0.10” e Enter. Se fosse em Mecânica poderia ser 1000:1 significando 1000 unidade que eu digito no AutoCAD corresponde a 1 metro na vida real (isto mesmo, normalmente em Mecânica e Indústrias as medidas são trabalhadas dentro do AutoCAD com maiores valores).

    Mas! Mesmo que você escolha a de Arquitetura, existe outras opções que aumentam a precisão de determinados elementos de cotas ao qual deixa os valores mais reais.

    Agora vem o truque de trabalho que provavelmente você fez na faculdade ou alguma coisa aconteceu no decorrer do uso das unidades.

    Ao abrir o AutoCAD e começar a desenhar, sempre faça da seguinte forma:

    Digite o comando Line e crie uma linha de 1 unidade (que é igual a 1 metro). Verá que ainda continua seu problema mas é que essa unidade de 1 metro é tão insignificante aos olhos nosso e ao mundo do AutoCAD que parece que é um erro mas não é! Basta então você dar duplo clique com a “RODINHA” do mouse e “não rodar” para aproximar do desenho. Apenas clique duas vezes com a rodinha e pronto! Você executará outro tipo de ZOOM o zoom Extends. A interface do mundo do AutoCAD irá se ajustar com o tamanho real da escolha de escala de trabalho, e você poderá continuar seu trabalho.

    Lembre-se que a interface é imensa e dependendo da escolha da escala de trabalho respeite a mesma para que você possa usufruir das representações. Então basicamente você determina esta escala e usa ela até o fim do projeto. Se for uma escala diferente desta permaneça então com esta até o fim.

    SEGUNDA PARTE:

    Bom, preciso saber de você 3 coisas;

    1º - Se já tem os desenhos todos feitos no modo MODEL do Autocad.

    Por exemplo, se já desenhou a Planta Baixa, Cortes, Fachadas, Legendas, e tudo o que você precisa para terminar seu projeto. Se a resposta for sim, e você já está na etapa final que é a de Plotagem e Impressão do seu conteúdo, então precisarei saber também de outras coisas.

    2º - Que tipo de serviço está fazendo.

    No caso escolhemos projetos Arquitetônicos e Construtivos.

    3º - Que escala você está utilizando para desenhar e trabalhar?

    Como escrevemos na parte de cima, 1 unidade no AutoCAD corresponte a 1 metro na vida real. Ou 1 unidade no AutoCAD corresponde a quanto na vida real?

    Então, vamos fazer uma hipótese. Mas preciso que você preste muita atenção:

    1º Ok / 2º Arquitetônico / 3º 1:1 em metro. 1 unidade corresponde a 1 metro.

    Ao acessar o modo LAYOUT, você deve ter já desenhado as pranchas nesse local. Com o selo de sua empresa ou da prefeitura em questão. Dentro desse desenho da prancha, você vai digitar um comando para criar uma janelinha que irá trazer o desenho seu que está lá no modo MODEL para dentro do modo LAYOUT. Entende?

    Vamos lá! Tecle “MV” e aperte ENTER. Clique na tela e arraste o mouse e clique novamente. Lembre-se que o tamanho agora da janela que criou não precisa ser exata, pois você poderá ajustar daqui a pouco.

    Existe uma regra pra entrar e sair dessa janela. Isso mesmo, você tem que entrar dentro dela e ajustar o “zoom” que vai corresponder se o desenho fica na escala correta de impressão. Ok? Depois tem que sair dela tomando cuidado para não redefinir o zoom que você acabou de ajustar.

    Para entrar, clique duas vezes com o mouse dentro da janela. Para sair, basta clicar duas vezes fora desta área da janela criada. VAI UM DICA!! Se você não conseguir visualizar a parte de fora da janela (pois pode ser que você esteja muito perto da janela e clicou para entrar, mas não consegue ver a borda para sair), basta então você teclar PS e ENTER.

    Uma vez dentro da janela, você vai com o zoom da rodinha do mouse até o desenho que você quer trazer para a Prancha no LAYOUT. Posicione esse desenho no centro da janela criada. Não precisa exatamente ficar certinho esse desenho na janela, pois como te disse iremos ajustar depois.

    Você deverá digitar um fator de zoom para que o desenho fique correto na hora de imprimir. Este fator é o seguinte:

    Tecle “Z” + ENTER

    Depois “S” + ENTER

    E insira a escala de acordo com o fator: “1000/ESCALAxp” + ENTER

    DICA!! A ESCALA, depende do desenho que você fez. Se o seu desenho for por exemplo a planta baixa e você quer que quando for impresso seu projeto o desenho esteja na escala de 1:100:

    1000/100XP e aperte ENTER

    Se tiver na escala 1:75:

    1000/75XP e aperte ENTER

    Se tiver na escala 1:50:

    1000/50XP e aperte ENTER

    Se tiver na escala 1:125:

    1000/125XP e aperte ENTER

    Acabou de posicionar, agora é hora de sair da janela criada. Dê dois cliquei fora ou digite PS + ENTER. POR QUE? Porque você não pode mais mexer com a rodinha do mouse, nem movimentar pra garantir que o zoom esteja certo para que o desenho saia corretamente na hora de imprimir.

    Agora, depois que você saiu, basta clicar na janela criada e ajustar os grips e ajustar o tamanho desta janela com o tamanho do desenho.

    PRONTO! Você fez o primeiro detalhe com a ferramenta paramétrica Viewport.

    DICA!! Crie um layer chamado VIEWPORT ou utilize o layer Defpoint para criar essa janela (o layer Defpoint só aparece no modo LAYOUT). Assim, você poderá congelar essa janela para que as linhas delas não saia na impressão. Ok? Então, basta selecionar as janelas criadas, e colocar em um desses Layers e depois selecionar a opção de congelar e pronto. O prancha ficará mais limpa.

    Thaiani espero que possamos ter te ajudado, caso não, faça perguntas para nós que iremos responder com maior prazer!

    Obrigado pela atenção.

Responda esta pergunta:

Você deve estar logado para publicar uma resposta. Registre-se aqui, leva apenas 5 segundos.

Outras perguntas