Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Eficiência e sustentabilidade como futuro da Engenharia

Postado em: 08/01/2014 Nenhum comentário

Já passou o tempo em que tínhamos a necessidade de desenvolver os equipamentos e ferramentas essenciais para o conforto do ser humano. No sistema atual, temos todos os recursos necessários para gerir os recursos da natureza da forma como que bem entendemos, como transformar bens naturais para fins de uso doméstico e industrial.

A engenharia no passado

Engenho de cana - Utilização de força animal para tração

Engenho de cana: uso de força animal para tração

O ser humano vem ao longo do tempo desenvolvendo tecnologias com a finalidade de gerar conforto e produtividade, sobrando assim tempo para outras atividades. Há muito tempo utilizamos a força animal para realizar diversos trabalhos, como o caso de arados e engenhos. Com o advento das máquinas térmicas e assim a revolução industrial, o homem passou a ter uma produtividade nunca vista na história. Na contramão, o uso de combustíveis fósseis e de recursos naturais esgotáveis preocupam a todos sobre como o nosso planeta pode ser devastado pela ação humana.

Destaque para o número de chaminés na Revolução Industrial

Revolução Industrial: destaque para o número de chaminés

A sustentabilidade na engenharia

Sustentabilidade é uma palavra que ficou em alta a partir do momento em que o homem percebeu que o estilo de vida levado não tem como continuar por muitos anos. A engenharia tem um papel essencial na busca de tecnologias mais sustentáveis. A geração de energia limpa e renovável, antes tratada como coisa do futuro, já pode ser considerada presente, uma vez que as energias solar e eólica já se mostram economicamente viáveis em diversas situações.

energia solar e eolica - Geração de energia limpa e renovável

Energia Solar e Eólica

A engenharia eficiente

Como já temos praticamente todas as ferramentas e máquinas necessárias para o conforto humano surge a pergunta  de como a engenharia pode ainda ajudar a humanidade. E é justamente neste ponto em que a engenharia pode trazer mais  benefícios ao ser humano, estudando a forma mais eficiente possível de realizar as mesmas tarefas, trazendo o mínimo de impacto possível à natureza e ao bolso dos investidores.

Carro elétrico representa eficiência, limpeza e baixo ruído.

Carro elétrico: eficiência, limpeza e baixo ruído

Lucro com sustentabilidade

Devemos lembrar de que o sistema atual é motivado por lucro, então, se uma tecnologia não se mostrar economicamente viável ela não vai ser implantada. Este é o ponto forte da engenharia: fazer com que novas tecnologias se tornem economicamente viáveis, melhorar a eficiência de sistemas com a substituição de sistemas a base de combustão, implementar a eletrônica e o uso de novos recursos podem ser grandes aliados na busca da sustentabilidade.

Eficiência e sustentabilidade podem gerar lucros.

Eficiência e sustentabilidade podem gerar lucros

O futuro está em nossas mãos. Temos a capacidade de manter a vida na Terra por vários ciclos, e com engenharia podemos tornar isso real, inclusive mantendo a geração de lucros.

Sobre o autor:

Rafael Ranghetti Técnico em mecânica industrial e graduando em Engenharia Naval pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou em desenvolvimento mecânico de produtos em uma multinacional, e realizou intercâmbio nos EUA através do programa Ciência sem Fronteiras. Procurando constante aperfeiçoamento tenta aprender coisas novas a cada dia. Não se limitando à área técnica, procura compreender os diversos campos que tem impacto na educação, como técnicas de ensino e áreas da comunicação.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):