Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Alterando o Estilo de dimensões no AutoCAD 2014

Postado em: 17/06/2015 Nenhum comentário

O AutoCAD 2014 permite aos usuários criar, editar e formatar os mais diversos tipos de desenhos voltados para a elaboração de projetos de engenharia. A partir dele somos capazes de criar desenhos de peças mecânicas, plantas baixas, projetos elétricos e desenhos tridimensionais.

medicoes autocad 2014

Na imagem acima podemos visualizar um objeto de desenho desenvolvido no AutoCAD contendo medições realizadas a partir da guia Annotate.

Além disso, este software também nos permite realizar análises em diversos desenhos, buscando assim decidir por aquele que mais se enquadre nas características do projeto que está sendo desenvolvido. Para isso, podemos utilizar rótulos, cotas e tabelas, que fornecem as informações necessárias para o projetista decidir qual o melhor cenário a ser utilizado.

guia annotate autocad

Ferramentas para medição e anotação de desenhos do AutoCAD que podem ser acessadas a partir da guia Annotate.

Como vemos na imagem acima, o AutoCAD possui inúmeras formas de apresentar, em um desenho, as medidas de comprimentos, ângulos, comprimentos de arcos, raios e diâmetros. Com isso é possível criar desenhos que possuam as informações necessárias para que outros membros de uma equipe possa interagir e entender todas as informações apresentadas.

medicao de raio guia autocad

Na imagem acima podemos visualizar a medida do raio de um desenho criado no AutoCAD a partir das ferramentas apresentadas neste artigo.

Além de permitir aos usuários utilizar destas ferramentas, o AutoCAD também fornece ferramentas voltadas para alteração de parâmetros, como por exemplo, o comando DimStyle. Este comando deve ser utilizado sempre que o usuário precisar alterar o número de casas decimais que são apresentadas em uma medição, no entanto, ele possui inúmeras formas de alterar as características das cotas que são apresentadas em um desenho.

ferramentas dimstyle autocad

A ferramenta DIMSTYLE permite ao usuário alterar os estilos dos objetos de anotação e assim adaptar seus desenhos às necessidades de formatação de projetos.

No vídeo abaixo, apresentamos a vocês o procedimento para alterar o estilo das dimensões obtidas no AutoCAD, e assim alterar o número de casas decimais de uma medida. Isso permitirá ao usuário adequar seu desenho as necessidades de um determinado projeto, e além disso, obter um maior nível de precisão em suas medidas. Assista agora mesmo!

ferramenta dimstyle autocad

Na imagem acima podemos visualizar a Caixa de Diálogos da Ferramenta DIMSTYLE do AutoCAD. Nela podemos alterar as características do conjunto de anotações.

Com isso finalizamos este artigo, onde apresentamos o procedimento para alerar o número de casas decimais de medições criadas no AutoCAD. Gostaríamos de lembrar também, que este texto foi produzido a partir de uma dica de usuário postada no Fórum de Perguntas e Respostas da Cadguru.

Aproveite para conhecer os Cursos de AutoCAD 2014 da Loja virtual Cursosguru!

forum de perguntas e respostas

Fórum de Perguntas e Respostas da CADGuru.

Até a próxima!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):