Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Análise de Elevações no AutoCAD Civil 3D 2013

Postado em: 14/07/2014 Nenhum comentário

O AutoCAD Civil 3D é sem dúvidas uma das principais ferramentas para a criação, análise e tomada de decisões em projetos nas áreas de infraestrutura disponíveis no mercado. Uma das principais vantagens em utilizar este software da Autodesk é a sua integração com várias outras plataformas GIS, que permitem ao usuário complementar seus projetos.

Outra vantagem que pode ser citada é a facilidade que o usuário tem para realizar análises em superfícies durante a concepção do projeto, tornando capaz a escolha de locais mais adequados para a realização do empreendimento com base na topografia do local.

Neste artigo apresentaremos um procedimento para a realização de uma Análise de Elevações desde o início até a inserção de uma legenda com as informações provenientes da análise.

Analise de elevacoes no civil 3d

Para realizar uma Análise de Elevações no Civil 3D 2013 utilizaremos o seguinte procedimento:

1 – Abra um desenho que possua uma superfície ou crie uma a partir de arquivos de pontos ou curvas de nível.

Superficie no civil 3d

Superfície que será utilizada no tutorial

2 – Na Toolspace, localize a superfície onde será realizada a Análise de Elevações.

Superficie na toolspace civil 3D

Acessando a superfície na Toolspace

3 – Clique com o botão direito na superfície que será analisada e em seguida selecione a opção Surface Properties.

Propriedades das superficies no civil 3D

Acessando as propriedades das superfícies

4 – Ao clicar na opção Surface Properties, uma janela contendo todas as informações referentes à superfície será apresentada. Veja  esta janela com alguns pontos sendo observados.

Propriedades das superficies civil 3D

Detalhamento das Propriedades das superfícies

5 – Para acessarmos a Análise de Elevações precisamos clicar na Guia Analysis.

Guia analysis autoCAD civil 3D

Acessando a guia Analysis

A guia Analysis contém todas as análises possíveis que podem ser realizadas em uma superfície, nela vocês encontrarão as opções de análise, seus respectivos estilos, uma prévia da legenda assim como o resultado da análise. Veja essa guia, de forma mais detalhada, na imagem abaixo.

Detalhamento da guia analysis civil 3D

Detalhamento da guia Analysis

Para que possamos realizar a Análise de Elevações, precisamos conhecer melhor a guia Analysis, para isso, chamamos a atenção, na imagem acima, para quatro pontos desta guia.

1º – Analysis type: Neste campo podemos escolher o tipo de análise que será realizada, como padrão o Civil 3D apresenta a análise de elevação (Elevations).

2º – Preview: Neste campo o Software apresenta uma prévia da legenda criada para apresentar os resultados da análise. Notem que entre os campos 1 e 3 existe um local chamado Legend, onde o Civil 3D nos fornece alguns estilos pré configurados para as legendas de cada análise.

3º – Ranges: Neste campo o usuário seleciona o número de bandas de declividade, elevação, ou de contornos que serão analisados. Como padrão, o programa apresenta 8 bandas, contudo, basta alterar este valor caso sua análise deva contemplar um número maior ou menor de bandas.

4º – Range Details: Neste campo o usuário poderá visualizar o resultado da análise realizada em uma determinada superfície.

Agora que já conhecemos melhor a guia Analysis, daremos continuidade em nosso tutorial.

6 – Em Analysis Type mantenha selecionada a opção Elevations.

Selecionando a analise de elevacoes civil 3D

Selecionando a análise que será realizada

7 – Em Legenda, mantenha a opção Elevations e em seguida marque a opção Preview, para que possamos visualizar a legenda contendo as informações referentes a análise.

Selecionando a legenda no civil 3D

Selecionando o estilo da Legenda

8 – Em Ranges alteraremos o valor para 6, isto significa que a análise realizada buscará 6 faixas de elevação, partindo das mais baixas até as mais altas.

Alterando os intervalos da analise AutoCAD Civil 3D

Alterando as quantidade de intervalos da análise

9 – Agora que alteramos os parâmetros da análise que será realizada, basta clicar na seta logo abaixo do número de bandas de elevação. Notem que ao passar o cursos por cima desta seta o nome dela é mostrado, Run Analysis.

realizando a analise no civil 3D

Realizando a análise

10 – Podemos observar o resultado da análise a partir da parte mais baixa da janela, chamada Range Details.

Analise de elevacoes civil 3D

Resultado da análise de elevações

11 – Note que como a opção Preview, ao lado da legenda foi selecionada, a análise apresenta uma tabela com os resultados obtidos, assim como as cores que foram usadas, neste caso foi utilizado tons de azul.

vVsualizando a legenda civil 3D

Visualizando a legenda

12 – Agora que finalizamos a análise basta clicar em Ok e retornar ao desenho. Vejam que ao fazer isso a análise ainda não é mostrada na superfície.

Superficie sem resultado no civil 3D

Visualizando a superfície sem os resultados

Isto ocorre devido ao fato do AutoCAD Civil 3D, por padrão, não apresentar os resultados de análises diretamente nos estilos de superfície, sendo assim precisaremos alterar o estilo em questão e inserir a legenda no desenho.

13 – Para alterarmos o estilo de uma superfície, basta acessar a Toolspace e clicar com o botão direito do mouse acessando a opção Edit Surface Style.

Acessando o estilo da superficie civil 3D

Acessando o estilo da superfície

14 – Ao acessar esta opção a seguinte janela nos será apresentada, onde poderemos alterar todos os parâmetros referentes ao estilo de superfície utilizado.

Detalhamento do estilo no civil 3D

Detalhamento da janela Surface Style

15 – Para que possamos alterar a forma como a análise será apresentada podemos alterar as opções Analysis e Display. Na guia Analysis poderemos alterar as cores que serão utilizadas durante a Análise de Elevação, veja na imagem abaixo a guia Analysis.

Alterando as cores da analise civil 3D

Alterando as cores da análise

Acima podemos ver as diferentes colorações que podem ser usadas em uma Análise de Elevações, neste caso, deixaremos a seu critério escolher o conjunto de cores que achar mais interessante.

16 – Após escolher o conjunto de cores mais adequado, clique na guia Display.

Acessando o display do estilo no AutoCAD Civil 3D

Acessando a guia Display do estilo

17 – Na guia Display podemos selecionar todos os componentes que serão mostrados em um determinado estilo, sendo assim, navegue entre as opções e ligue a lâmpada ao lado da opção Elevations. Vale ressaltar que o funcionamento desta guia é idêntico ao de layers, onde uma lâmpada apagada representa que o componente não será mostrado e uma lâmpada acesa representa que o componente será mostrado.

Selecionando a opcao elevations no civil 3D

Selecionando a opção Elevations

18 – Para melhorar a visualização do resultado da Análise de Elevação, apague as lâmpadas das opções Major Contour e Minor Contour, isso fará que o Civil 3D apresente somente a análise e não apresente as curvas de nível da superfície.

Finalizando a alteracao do estilo AutoCAD Civil 3D

Finalizando a alteração do estilo

19 – Clique em Ok e veja o resultado da sua análise.

resultado final da analise Analise de elevacoes no civil 3d

Resultado final da Análise de Elevações

19 – Para finalizar este tutorial, vamos inserir a Legenda contendo o resultado da Análise de Elevações, para isso clique na Guia Annotate.

Acessando a guia annotate no civil 3D

Acessando a guia Annotate

20 – Na Guia Annotate selecione clique em Add Tables e em seguida selecione a opção Add Surface Legend.

selecionando a legenda no AutoCAD Civil 3D

Selecionando a legenda de superfície

21 – Notem que na Linha de Comando do AutoCAD Civil 3D, é solicitado que o usuário escolha qual legenda de superfície será inserida no desenho. Como a análise realizada se refere a elevações, clique na opção Elevations ou digite E e pressione Enter.

Selecionando a legenda civil 3D

Selecionando o tipo de legenda.

22 –  Em seguida, o Software perguntará ao usuário qual o comportamento da Legenda, se ela será estática ou dinâmica. A diferença entre as duas opções é que a Legenda Dinâmica alterará as informações que estão apresentadas caso o usuário mude a análise, sendo assim a opção mais indicada. Como por padrão o  Civil 3D já escolhe a opção Dynamic, basta pressionar Enter.

Selecionando o comportamento da legenda no civil 3D

Selecionando o comportamento da Legenda

23 – Ao fazer isso, o Civil 3D solicitará que o usuário informe o ponto de inserção da Legenda. Clique em um ponto do seu desenho onde a posição da legenda não atrapalhe o entendimento do desenho.

Selecionando o local da legenda no civil 3D

Selecionando a posição da Legenda

24 – Veja o resultado final da análise com a legenda na imagem abaixo.

Legenda inserida no desenho civil 3D

Legenda finalizada e inserida no desenho

Após todas estas etapas encerramos este tutorial, onde foi ensinado a realizar uma Análise de Elevações no Civil 3D 2013.

Vale ressaltar que em nosso Curso AutoCAD Civil 3D – Modelagem avançada de superfícies ensinamos como realizar diversos tipos de análises em um determinado terreno.

Conheça também os novos  Cursos de AutoCAD Civil 3D.

Até a próxima pessoal!

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):