Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Aprenda a criar canais a partir de Breaklines no AutoCAD Civil 3D

Postado em: 24/07/2015 Nenhum comentário

Recentemente, lançamos um texto onde ensinávamos como utilizar Breaklines para aumentar a precisão de uma Superfície a partir da manipulação de curvas de nível. Neste artigo apresentaremos a vocês mais uma forma de uso de Breaklines, na qual criaremos um canal a partir das elevações das linhas utilizadas.

Todos sabemos que as Superfícies são objetos do AutoCAD Civil 3D 2014 fundamentais durante a elaboração, edição, formatação e análise de informações e cenários em um projeto de infraestrutura. A partir delas podemos criar Modelos Digitais de Terrenos, com base em informações topográficas que facilitarão o entendimento referente ao local onde a obra será realizada. Sendo assim, uma Superfície criada com maior precisão auxiliará o usuário a obter melhores resultados em seus projetos.

superficie no civil 3d

Superfície criada no AutoCAD Civil 3D.

Devido a esta importância, o software possui uma grande quantidade de ferramentas para que os usuários possam criar as Superfícies, visualizá-las de forma mais adequada utilizando comandos e estilos de visualização, mais que isso, possam editá-las e assim adaptar o terreno existente às necessidades dos projetos. Com isso podemos citar as ferramentas Boundaries, Breaklines e todas as demais que envolvam terraplanagem.

elevacoes da superficie civil 3d

Na imagem acima é possível visualizar os intervalos de elevação de uma superfície.

Como o objetivo deste artigo é ensinar a vocês o procedimento para a criação de canais em Superfícies a partir de Breaklines, primeiro precisamos entender os objetos que serão necessários. E felizmente são objetos de desenhos muito simples, Polylines com valores de elevação. Sendo assim, utilizando qualquer Superfície crie as linhas que delimitarão o canal.

linhas em breaklines civil 3d

Linhas que serão transformadas em Breaklines.

Uma vez tendo criado as linhas que serão transformadas em Breaklines, você deverá adotar valores de elevação para as mesmas. Para isso, utilize o comando Properties em cada uma das linhas e adote valores de elevação para as mesmas. Veja na imagem abaixo o campo que deverá ser alterado.

elevacoes de linhas civil 3d

É possível alterar as elevações de uma Polyline a partir de suas Propriedades.

Nosso próximo passo será transformar todas as Polylines em Breaklines e para isso basta acessar as definições de Superfícies na guia Prospector da Toolspace, clicar com o botão direito na opção Breaklines e acessar a opção Add.

Está gostando da dica? Aproveite e conheça os Cursos de AutoCAD Civil 3D da Loja Cursos Guru e aprenda muito mais!

menu breaklines autocad civil 3d

As Breaklines poderão ser adicionadas a partir das definições de Superfícies.

Por fim, utilize a Caixa de Diálogos Add Breakline para transformar as linhas e consequentemente criar o canal na superfície. Na imagem abaixo mostramos o resultado a partir das curvas de nível.

breaklines na superficie autocad

Resultado da aplicação de Breaklines na Superfície.

Pra melhor ilustrar o resultado das Breaklines criadas, utilizamos a ferramenta Perfil Rápido (Quick Profile) para obter o perfil da Superfície. Note que no trecho que corta o canal é possível visualizar a seção transversal de um canal trapezoidal.

vista de perfil do canal autocad

Vista de Perfil da Superfície no trecho onde foram inseridas as Breaklines para criar canais.

Para facilitar a apresentação do procedimento de criação de Breaklines, gravamos o vídeo abaixo para ensinar a vocês como utilizar um conjunto de Polylines com elevação para criar um canal e assim manipular a Superfície existente. Confira o procedimento!

Com isso finalizamos este artigo onde foi apresentado e ensinado o procedimento para a criação de Breaklines a partir do uso de Polylines com elevações e consequente manipulação da Superfície.

Gostaríamos de lembra-los também que as ferramentas apresentadas neste texto podem ser facilmente visualizadas em nossos cursos gratuitos de AutoCAD Civil 3D, sendo assim, se você não conhece este software, ou então o conhece mas pretende ampliar seus conhecimentos visite nossa página agora mesmo!

 

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):