Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como usar o comando de cópia linear no sketch do Mastercam

Postado em: 03/06/2014 Nenhum comentário

Toda a base de um modelo 3D são os sketchs de trabalho. Quanto maior a facilidade em manusear as ferramentas de um sketch, melhor será o desempenho e a rapidez na criação de qualquer que seja o produto desenvolvido. Por isso, vamos mostrar a utilização do recurso de cópia linear no sketch do Mastercam.

Desenvolvimento de uma usinagem no Mastercam

Como criar o sketch de trabalho

O primeiro passo a ser feito depois da criação do sketch de trabalho e de ter em mente o que se deseja copiar no sentido linear, devemos acessar o recurso de cópia linear do software, que fica localizado na barra de ferramenta no canto superior do programa, ou então, localizar o recurso nos menus superiores do Mastercam.

Seleção do recurso de copia linear no Mastercam

Depois de selecionar o recurso de cópia linear, devemos clicar em cima da entidade que será o nosso padrão de cópia, ou seja, a entidade que será copiada. Conforme a mensagem que irá aparecer na nossa área gráfica central.

Selecionar a entidade que será copiada

Em seguida, apertamos o tecla “Enter” do nosso teclado para ter acesso à janela de diálogo e definirmos os dados de configuração do recurso. Esses dados serão preenchidos de acordo com a necessidade de cada projeto, então, logo abaixo temos uma explicação de cada uma das opções dessa janela de configuração.

Definição das configurações do recurso de cópia linear

Após definir as configurações desejadas adequadas a sua necessidade, confirmamos o recurso e teremos acesso ao resultado final do trabalho.

Temos aqui abaixo um exemplo do recurso de cópia preenchido, para ter como parâmetro inicial.

Exemplo do recurso de copia linear

Este é mais um dos recursos que possibilitaram uma maior facilidade na hora de se criar um sketch para o modelamento 3D.

Gostou deste artigo? Confira também outros tutoriais de Mastercam.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):