Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Criando diferentes configurações para uma peça no SolidWorks

Postado em: 22/05/2015 Nenhum comentário

No setor de projetos é comum encontrarmos várias versões para uma mesma peça, e essas versões muitas vezes se diferencia em pequenos detalhes com uma cota diferente em determinado ponto.

E querendo ou não, a criação desses diferentes arquivos acaba tomando muito do nosso tempo, sem falar no espaço que ocupam, e se não forem bem organizados podem gerar uma tremenda confusão.

Uma boa alternativa para resolver isso é a criação de configurações dentro do mesmo arquivo.

Para criar uma nova configuração vá na aba ConfigurationManager, clique com botão direito sobre o nome da peça e “Adicionar configuração”.

Adicionar configuração solidworks

Selecione a nova configuração com um duplo clique. Agora você estará na configuração criada.

nova configuração solidworks

Voltando para a árvore de projetos, clique com botão direito no recurso ou cota que você quer alterar, escolha a opção “configurar recurso” suprima o recurso ou altere o valor da cota e clique em Ok para salvar a alteração.

configuração solidworks

Vamos alterar também uma dimensão de recurso para vermos como a utilização de configurações pode ser versátil.

Alterando dimesão solidworks

Observação: Caso um recurso subsequente ao que foi selecionado fique suprimido também, acesse a configuração desse recurso e desmarque a supressão apenas do recurso desejado.

Agora você tem duas configurações diferentes para a mesma peça dentro de um único arquivo.

duas configurações diferentes para uma peça

No curso pago de  SolidWorks 2014 básico,  mostramos passo a passo todo o procedimento de criação de configurações para peças, inclusive como trabalhar com estas configurações da peça dentro de uma montagem.

Confira também:

Como reutilizar recursos de uma peça no SolidWorks

 

Sobre o autor:

Mateus Henrique Formado em Ferramentaria e Mecânica de manutenção pelo SENAI, trabalho com construção, manutenção e desenvolvimento de peças e ferramentas CDR para industria automotiva. Tive meu primeiro contato com softwares CAD em 2006, começando com Solidworks e AutoCAD. Logo em seguida migrei para o CATIA V5, que era o software utilizada na empresa que eu trabalhava na época, desde então estou sempre buscando conhecimentos em softwares 3D. Atualmente estou focado no desenvolvimento de materiais relacionados a software tridimensionais para web e cursando engenharia mecânica para aperfeiçoar os meus conhecimentos e me graduar na área.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):