Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
Como usar imagens alpha no renderizador Cycles do Blender - Parte 3
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Como usar imagens alpha no renderizador Cycles do Blender – Parte 3

Postado em: 18/06/2014 Nenhum comentário

Agora que sabemos quais as características de uma imagem alpha e aprendemos como criar uma “Alpha Mask” utilizando o Photoshop, podemos aplicar os conhecimentos adquiridos para criar uma imagem com transparência no Blender, usando o renderizador Cycles.

Utilizando imagem alpha no Blender Cycles

Neste exemplo vamos utilizar o Blender  2.70, mas este recurso vai funcionar para qualquer  versão que tenha o Cycles como renderizador.

Interface do Blender com o Cycles habilitado.

Com o Blender aberto e o Cycles selecionado como renderizador vamos deletar o cubo padrão do software e inserir um plano (Shift+A) para aplicarmos nossa imagem alpha.

Inserindo um plano no Blender.

Vamos rotacionar o plano no eixo X para que ele fique em uma posição vertical. Com o plano selecionado, adicione um material do tipo “Diffuse”, altere o campo “cor” para “Image Texture” e inclua a imagem que você quer, não importa o formato da imagem, nem se ela possui o canal alpha, pois vamos utilizar a “Alpha Mask” para criar a transparência.

Criando um novo material no Blender.

Como podemos ver na janela no canto inferior esquerdo (Render com Cycles) no render da imagem aparece o fundo verde, que é justamente o que queremos ocultar da imagem ou animação final.

Para ocultar o fundo verde vamos utilizar a Alpha Mask que criamos no Photoshop e um “Nó” do tipo “Transparent DSBF”. Com a janela Node Editor selecionada clique em (Shift +A) e insira um “Nó” do tipo Transparent DSBF e um Mix Shader.

Adicionando Nó ao material.

Duplique o Nó “Image Texture” utilizando o atalho (Shift+D) e faça a ligação dos “Nós” como mostrada na imagem.

Conectando Nó do material.

Para que o Nó de transparência atue no local correto, vamos alterar a imagem do “Image Texture”, que está conectado a entrada “Fac” do Mix Shader para que a mascara alpha defina onde será aplicada a transparência.

Alterando arquivo Textura no Blender

Com isso finalizamos o processo de aplicação de transparência em uma imagem utilizando o renderizador Cycles do Blender e podemos ver o resultado obtido.

Comparando imagem original com imagem renderizada no Cycles.

Para dar um efeito mais realista eu adicionei também um background.

Imagem com planto de fundo Blender

Veja mais detalhes da utilização de imagens alpha no Cycles assistindo o vídeo que acompanha este artigo.

Sobre o autor:

Mateus Henrique Formado em Ferramentaria e Mecânica de manutenção pelo SENAI, trabalho com construção, manutenção e desenvolvimento de peças e ferramentas CDR para industria automotiva. Tive meu primeiro contato com softwares CAD em 2006, começando com Solidworks e AutoCAD. Logo em seguida migrei para o CATIA V5, que era o software utilizada na empresa que eu trabalhava na época, desde então estou sempre buscando conhecimentos em softwares 3D. Atualmente estou focado no desenvolvimento de materiais relacionados a software tridimensionais para web e cursando engenharia mecânica para aperfeiçoar os meus conhecimentos e me graduar na área.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):