Warning: Declaration of gdttWalker_Terms::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_Category::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Declaration of gdttWalker_TermsDropdown::start_el(&$output, $term, $depth, $args) should be compatible with Walker_CategoryDropdown::start_el(&$output, $category, $depth = 0, $args = Array, $id = 0) in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-content/plugins/gd-taxonomies-tools/code/fnc/display.php on line 0

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579

Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /var/www/clients/client21/web34/web/wp-includes/plugin.php on line 579
Recurso TRIM: como utilizá-lo para aparar entidades do sketch no Mastercam
Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Recurso TRIM: saiba como utilizá-lo para aparar entidades do sketch no Mastercam

Postado em: 26/02/2014 Nenhum comentário

Para conseguirmos criar modelos sólidos no Mastercam, devemos primeiramente criar os sketchs de trabalho, que nada mais são do que os esboços 2D, que futuramente darão forma ao modelo 3D desejado. Como todo software de modelamento, o Mastercam possui recursos essenciais para criação desses sketchs e vamos por meio desse artigo demonstrar a utilização do recurso chamado “TRIM”, que nada mais é do que um recurso responsável por aparar entidades de um sketch.

Como aparar entidades de um sketch no Mastercam

Em sete passos vamos mostrar como aparar de maneira muito simples e rápida entidades de um sketch que não serão utilizadas para construção do modelo sólido de trabalho.

Passo 1: Com o Mastercam aberto e o sketch de trabalho na nossa tela gráfica central, devemos localizar o que queremos que seja aparado. Em geral, o que se escolhe para ser aparado são pedaços de linhas, sejam elas retas ou circulares, que ultrapassa o perímetro da figura desejada para extrusão.

Localização das entidades a serem aparadas

Passo 2: Vamos localizar o recurso de “TRIM”, selecionando o ícone correspondente na nossa barra de ferramentas. Este recurso é representado por um desenho com uma tesoura cortando uma linha.

Seleção do recurso de aparar

Passo 3: Iremos agora selecionar a entidade (aresta) em que queremos aplicar o recurso de “TRIM”, clicando em cima da linha que deverá ser cortada.

Seleção da primeira aresta a ser cortada

Passo 4: Vamos selecionar a linha de intersecção que seja o nosso limite de corte, ou seja, até onde se deve aparar a entidade selecionada. Podemos observar o nosso desenho, que ao passar o mouse por cima da linha que deverá ser o limite, teremos uma visualização por meio de linhas tracejadas, a parte da entidade que será aparada.

seleção do limite de corte da primeira aresta

Passo 5: Vamos agora selecionar a outra entidade em que deverá ser aplicada o recurso de “TRIM”.

seleção da segunda aresta a ser cortada.

Passo 6: Em seguida, devemos clicar em cima da linha que será nosso limite de corte, que nada mais é do que selecionar até onde deverá ser aplicado o nosso recurso. Vale lembrar que ao passar o mouse por cima da linha que será nosso limite de corte, automaticamente temos uma visualização por meio de linhas tracejadas, o que será aparado ao confirmar o recurso.

Escolha do limite de corte para a segunda aresta

Passo 7: Por fim, temos agora na nossa tela o perfil que deverá ser usado como base para criação do modelo sólido.

Perfil final para extrusão

Estes passos aqui apresentados são as etapas a serem seguidas para criação do recurso “TRIM” do Mastercam. Este é um recurso muito simples para ser utilizado, mas que é de fundamental importância de constante uso na hora de fazer o modelamento do seu produto.

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):