9 passos para montar um programa de erosão a fio com o Pitágoras

definição da tecnologia de usinagem

Além da correta utilização dos comandos de construção e os comandos de modificação, temos também que ter condições de saber como procede o processo de criação de um programa de erosão a fio utilizado para determinados trabalhos da mecânica.

Sendo assim vamos ter acesso agora a um fluxo básico de criação de um programa de erosão a fio com o software Pitágoras, conhecendo os passos necessários para que consigamos ter um programa de usinagem CNC completo, com as devidas configurações determinadas para um trabalho correto.

Software Pitágoras CAM

Sequência básica para montar um programa

Passo 1:

Devemos criar um perfil específico que representará o caminho de corte da usinagem, ou então executar a importação de um arquivo, criado por algum outro software de CAD.

Passo 2:

Temos que otimizar a linha criada ou importada, ou seja, devemos transformas esse conjunto de segmento em um único segmento, única linha.

Sequencia de usinagem pitágoras

Passo 3:

Agora devemos escolher qual o tipo de usinagem estamos querendo criar. Vamos primeiro selecionar o contorno de trabalho desejado e em seguida escolhas entre as usinagens, CORTE PARALELO, DESBASTE INTERNO ou USINAGEM INCLINADA.

Passo 4:

Se existir a necessidade de uma pausa durante o processo de usinagem do nosso corte a fio, devemos então selecionar o comando de PARA PROGRAMADA.

Comando de parada programada do Pitágoras

Passo 5:

Vamos definir neste passo a tecnologia de corte, é aqui que vamos determinar o tipo de perfil de usinagem, a compensação do fio , a quantidades de cortes e a quantidade de repasses.

definição da tecnologia de usinagem

Passo 6:

Definição da sequência de corte.

Sequencia de usinagem

Primeiro, vamos determinar um nome para a sequência de usinagem, e em seguida adicionar no campo REGISTRADAS, as usinagens que estão no campo RESTANTES na ordem de execução de trabalho.

Passo 7:

Agora aplicaremos o recurso de simulação do Pitágoras. Com o atalho do teclado Ctrl + V para simulação em 3D ou  Ctrl + Alt + S para a simulação 2D.

Passo 8:

O pós-processamento da usinagem criada. Vamos pressionar os botões Ctrl + Alt + P do teclado, selecionar a sequencia (programa) desejado e apertar em OK.

Passo 9:

Transmissão do programa gerado para a máquina de usinagem, existem várias maneiras de comunicação entre o computador e a máquina de erosão a fio, devemos escolher a opção que temos acesso no nosso trabalho.

· Comunicação serial (Ctrl + Alt + C) –via cabo RS-232
· Perfuração / Leitura de fita (Ctrl + Alt + F) – fita
· Copia de programa CNC (Ctrl + Alt + G) – disquete ou pendrive
· Impressão de programa CNC (Ctrl + Alt + L)

Seguindo esses 9 passos citados, teremos em mão o programa CNC de erosão a fio desejado e com o programa de corte já transmitido para nossa máquina de trabalho.

Gostou do tutorial? Conheça os nossos Cursos CNC e esteja mais preparado para os desafios profissionais!

RelatedPost

3 pensamentos sobre “9 passos para montar um programa de erosão a fio com o Pitágoras

    • CADguru diz:

      Olá Marco,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *