AC$ AutoSave: como encontrar e recuperar arquivos do AutoCAD

Abrindo o arquivo salvo no AutoCAD

Uma dúvida muito comum encontrada em diversos fóruns na internet e normalmente feita por pessoas que se depararam com uma perda de um projeto em um momento  crucial é: como encontrar arquivos salvos pelo AutoSave no AutoCAD?

Muita gente se perde ao procurar a extensão “AC$”. Na verdade, está procurando a extensão errada. Digo isto porque o AutoCAD cria esta extensão apenas para o próprio programa auxiliar na obtenção de um save Automático. Perceba, então, que o correto é procurar outra extensão para que seus objetivos sejam alcançados.

Neste artigo, mostrarei a vocês um passo a passo para que possam compreender melhor o que acontece e como achar os arquivos salvos pelo AutoSave.

Acompanhe o procedimento através do tutorial abaixo. Nele, eu uso a interface clássica do software, mas, fique tranquilo que não interfere em nada, até porque iremos apenas usar comandos do teclado no AutoCAD. Quem preferir, pode conferir a videoaula que preparamos, no final do artigo. 

Passo a passo: trabalhando com a extensão AC$ AutoSave

1 – Abra o AutoCAD e executa o comando “OP” e Enter:

Interface antes de usar o options do AutoCAD

2 – Na aba “Open and Save” note que configurei para um tempo de 1 minuto entre SAVES e permaneci com esta extensão padrão do AutoCAD:

Interface antes de usar o options do AutoCAD

3 – Na aba “Files” vá até este ícone e veja qual o caminho que está no seu computador. Memorize o mesmo ou defina qualquer outra pasta para que os Saves automáticos aconteçam, clique em “Ok”:

Configurando a aba files do options no AutoCAD

4 – Desenhe qualquer coisa no AutoCAD e salve o arquivo. Prepare para ir até a pasta que vimos na imagem anterior:

Desenhando algo no AutoCAD

5 – Há casos em que o usuário não está habilitado para ver as pastas ocultas do sistema e deverá configurar esta opção para que estas pastas possam ser vistas por quem usa o computador. O usuário poderá então digitar apenas o “Alt” e depois escolher “Ferramentas” e “Opções de Pasta”. Nesta interface aberta, clique na aba “Modo de Exibição” e procure por esta ferramenta para selecioná-la e dê “Ok”:

Configurando a pasta ocultas1 no AutoCAD

6 – Vá até a pasta que memorizamos dentro do AutoCAD e perceba agora que você tem esse arquivo que aparece assim que abre o software. Ele não tem nenhuma coisa em comum com o seu projeto, é apenas um arquivo de auxílio do AutoCAD:

Criou um save automatico ac1 no AutoCAD

7 – Perceba que alguns minutos depois você verá outros arquivos com ac$ sendo criados e até o primeiro sendo atualizado. Ainda não é nada conclusivo:

Criou outro save automatico ac1 no AutoCAD

8 – Depois de alguns minutos, o AutoCAD cria o arquivo que você deverá se importar! Esse arquivo é criado pelo sistema e contém os mesmos caracteres do seu projeto, porém, acrescentado alguns números e letras e a extensão é sv$. Esta é a extensão que você deverá procurar sempre! Basta então copiar este arquivo e salvá-lo em alguma pasta própria:

Salvou o arquivo para extensao sv1 no AutoCAD

9 – Renomeie este arquivo mudando apenas a extensão final para DWG e aperte Enter:

Pronto para renomear

10 – Veja que o arquivo já trocou de ícone, para o padrão do AutoCAD:

Renomeado para dwg o arquivo

11 – Abra o projeto para verificar que o mesmo está corretamente salvo pelo save automático:

Abrindo o arquivo salvo no AutoCAD

 Videoaula sobre a extensão AC$

Então, não se preocupe com o tipo de extensão ac$. Mostrei para vocês uma maneira rápida de encontrar arquivos perdidos do AutoCAD e como recuperá-los pelo Explorer. Existe também a maneira de se recuperar pelo próprio AutoCAD, mas gostaria de mostrar pra você uma ferramenta mais funcional pelo Explorer.

Lembre-se que estes arquivos de AutoSave ficam na pasta TEMP e são temporários, visto que se você desligar o PC ou reiniciá-lo provavelmente perderá estes arquivos!

Espero que vocês tenha gostado deste artigo e aproveitem para aprender cada vez mais com nossos cursos gratuitos de AutoCAD.

RelatedPost

10 pensamentos sobre “AC$ AutoSave: como encontrar e recuperar arquivos do AutoCAD

  1. luis ruivo diz:

    Bom dia!
    Segui atentamente a vossa explicação e no meu autocad, versão 2010, devo de ter algo mal configurado.
    no gerenciador de arquivos aparece o ficheiro mas sem extensão. Aparece no tipo SV$, mas devia de aparecer o nome do ficheiro com alguns algarismos e depois a extensão ( ex. planta_1_1_169.ac$) o “.ac$ “não aparece.
    Desde já agradeço a vossas informações.

    • CADguru diz:

      Olá Luis,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.
      Obrigada.

    • CADguru diz:

      Olá José,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

  2. Leandro Carlos Batista diz:

    Cara, seu artigo salvou a minha vida! Salvei um arquivo em braco em cima do mesmo de um projeto por confusão e quase perdi todo o projeto de estradas que estou trabalhando há 4 meses… graças a sua dica eu consegui encontrar um arquivo “.bak” dentro da mesma pasta onde o arquivo antigo (o que queria recuperar) que após renome-lo para “.dwg” consegui recuperar o arquivo.
    Lição aprendida, autosave agora está habilitado para salvar um arquivo diferente a cada 1 minuto ^^ providenciarei backup na nuvem também para os meus arquivos da universidade…
    Muito obrigado mesmo! 😀

  3. Karine Ferreira diz:

    Olá… Preciso imensamente de sua ajuda! Estava trabalhando em um projeto há um bom tempo, e ultima vez que o abri foi neste sábado (24/01/2015) ! E agora não consigo mais encontra-lo em meu computador! Não é possível que simplesmente ele tenha evaporado, não é? Foi salvo corretamente, desliguei normalmente o computador, e a hoje fui reabrir o arquivo e NADA! Não acho, simplesmente sumiu! Por favor!!! Me ajude, tenho que apresenta-lo nesta quarta feira, e não conseguirei refaze-lo a tempo!
    Agradeço desde já! Ansiosa pela ajuda, espero que possamos resolver este problema!
    Atenciosamente!

    • Carla Cabral e Silva diz:

      Olá, Karine
      obrigada pelo seu contato. Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum http://cad.cursosguru.com.br/perguntas-e-respostas/ para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários. Obrigada.

  4. Daphny diz:

    DEEEEEEEEEEEEEUS É PAI!
    KKKKKKKKKKKKK tava morrendo já aqui que não estava dando cero de modo algum, mas consegui finalmente, muito obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *