Ambientes de trabalho do SolidWorks

aviao solidworks

O SolidWorks é um software muito conhecido e difundido, principalmente por sua habilidade de criar peças 3D de um modo prático e intuitivo. Dentre as ferramentas de CAD (Desenho Assistido por Computador) é um dos mais utilizados dentro da indústria e em áreas de estudo.

Porém, o pacote que o SolidWorks oferece pode ir muito além de simplesmente modelar as peças e montagens. Ele apresenta ainda diversos outros ambientes que podem facilitar a representação da fabricação, melhorar a forma de exibição do produto ou ainda solucionar problemas de engenharia.

Vamos apresentar neste artigo alguns destes ambientes que podem facilitar nosso trabalho.

Chapas Metálicas

Chapa metalica
Exemplo de peça em Chapa Metálica

No ambiente de Chapas Metálicas, o SolidWorks nos traz diversas ferramentas específicas para o trabalho com peças fabricadas através de processos com dobras e cortes. Podemos assim criar as peças de acordo com o processo produtivo, realizando as dobras e cortes em cima de uma chapa base. Com este ambiente, o usuário tem ainda a opção de planificar a peça, demonstrando como será necessário cortar a chapa, e demonstra onde os cortes devem ser aplicados.

Chapa Metálica Planificada
Chapa Metálica Planificada

Superfícies

Quando desejamos trabalhar com geometrias muito complexas, o ambiente normal de peças do SolidWorks pode não ser o mais adequado. Para trabalhar com tais geometrias existe um ambiente que gera superfícies sem volume, o que representa menos problemas matemáticos e mais flexibilidade na criação das formas.

Asa de avião modelada com Superfícies
Asa de avião modelada com Superfícies

Um exemplo de peça que pode ser criada através de superfícies é a asa do avião mostrado acima. Modelar tal componente ficaria muito difícil utilizando o ambiente normal de peças, mas com a utilização de conceitos de superfícies sua criação é simplificada.

Simulation

O projeto de componentes para aplicações reais normalmente vai muito além de seu desenho. Muitas vezes queremos saber como vai ser o comportamento de nossas peças quando aplicamos forças e restrições de movimentação. Para isso o pacote de Simulation nos traz uma forma de analisar nossos componentes de uma forma bastante intuitiva e prática.

Exemplo Simples de Simulação
Exemplo Simples de Simulação

Como podemos ver nesse caso simples, fixamos a peça em sua base na esquerda e simulamos um carregamento de força no topo da mesma. Com isso o material vai gerar uma deflexão, calculada através da ferramenta de simulação do SolidWorks. Tal ferramenta calcula ainda as tensões resultantes nos pontos da peça, o que pode ser de grande valia para uma análise se o material irá resistir à carga ou fraturar.

Leia também: Novidades solidworks 2015: Melhorias na árvore de projetos

Renderização

Por fim, vamos citar um ambiente que melhora nossa forma de apresentar os projetos. O ambiente de renderização nos permite colocar cores e texturas nas peças e montagens, incluir cenas de fundo e aplicar diversas formas de iluminação. Com isso, podemos gerar uma imagem de nosso projeto com maior qualidade de apresentação.

Exemplo de renderização
Exemplo de renderização

Considerações

O SolidWorks possui ainda diversos outros ambientes para diversas aplicações, processos de fabricação ou casos específicos. Podemos citar outros exemplos como: ambientes de Soldagem, análise de movimentos (Motion) e análise de comportamento de fluidos (Flow Simulation).

Os ambientes que o SolidWorks apresentam nos abrem uma gama muito maior de ferramentas para o projeto de peças em geral. Assim, é importante conhecermos estas ferramentas, de modo a enriquecer nosso processo de novos projetos.

Aproveite o conheça nossos lançamentos de SolidWorks ou os cursos gratuitos aqui do CADguru.

RelatedPost

2 pensamentos sobre “Ambientes de trabalho do SolidWorks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *