Aprenda a criar blocos dinâmicos no AutoCAD

Testando o bloco com atributo no AutoCAD

Quer aprender a criar os Atributos em Blocos de maneira simples e eficaz? Então, a resposta está neste artigo. Os atributos conferem ao bloco uma nova maneira de se trabalhar. Você pode fazer, por exemplo, com que os blocos sejam mais inteligentes, sem que seja necessário destruí-los ou refazê-los para distribuir indicações ou outros elementos.

Esses atributos dentro do AutoCAD otimizam o seu trabalho quando precisar informar dados e quantidades. Você poderá, por exemplo, criar blocos que auxiliam na indicação de caixilhos, indicação de portas, indicação do nível em planta ou em corte, criar selos mais padronizados, tabelas mais organizadas e qualquer que seja seu objetivo.

Iremos usar alguns nomes de atributos apenas como exemplo e você verá como vai ser fácil criar, caso faça isoladamente. Eu vou criar em conjunto, mas, tenha em mente que cada desenho e seus textos deverão estar corretamente desenhados e em escala correta. Como exemplo, montarei um selo de uma prancha com nomes aleatórios, apenas para que entendam como é o funcionamento da criação de blocos com atribuições.

No desenho em questão usamos traçados com linhas simples. Neste caso, você deverá desenhá-los separadamente, de acordo com sua necessidade. Por exemplo, se montar um padrão de indicações de nível em corte ou uma tabela mais detalhada, deverá fazer os desenhos e textos simples para, em seguida, aplicá-los com atributos.

Como criar blocos dinâmicos

Agora você vai conferir um passo a passo com o processo de criar Blocos Dinâmicos. O resultado será parecido com o aspecto mostrado na imagem abaixo, onde fiz um selo que ao imprimir vai ter dimensões de 210 x 150 mm:

1 – Desenhe o que deseja:

Desenho do selo no AutoCAD

2 – Crie textos simples com o comando “DT”, definindo tamanho e posicionamentos:

Adicoando um texto simples DT no AutoCAD

3 – Faça uma cópia do mesmo texto simples criado e cole nos outros pontos do desenho:

Copiando para todos os campos no AutoCAD

4 – Renomeie todos os textos simples criados:

Nomeando os textos simples DT no AutoCAD

5 – Para criar Textos com Atributos, você deverá executar um comando chamado Attribute Definition. Utilizando o teclado, você poderá digitar “ATTDEF” e pressionar Enter. Logo aparecerá uma interface, que será completada nos passos 5 e 6:

Criando o primeiro texto attribut no AutoCAD

6 – Veja que a maneira mais simples de se fazer um Texto com Atributo é completando apenas onde eu indico com as recomendações a seguir. Em “Tag“, preencha apenas uma palavra. Em “Prompt“, coloque uma descrição. Em “Justification” você escolhe em qual posição o texto é formatado, e em “Text Height“, defina o tamanho do texto para o AutoCAD. Verifique o passo 5 e veja esses parâmetros preenchidos:

Interface do attribute definition no AutoCAD

7 – Vamos agora criar o Bloco. Digite então “BLOCK” e Enter. Siga os passos abaixo para completar o processo de criação de blocos. Defina o nome e o Base Point nesta etapa:

Nome do bloco e base point no AutoCAD

8 – Clique na tela do AutoCAD definindo o Base Point:

Base point escolhendo no AutoCAD

9 – Agora precisamos determinar o que será bloco, mas são necessários alguns cuidados! Preste atenção nos passos 10 e 11:

Escolhendo os objetos no AutoCAD

10 – É preciso selecionar inicialmente apenas os desenhos. CUIDADO para não selecionar um Texto Atributo! Selecione com cautela:

Definindo os desenhos primeiro no AutoCAD

11 – Agora selecione os Textos com Atributo, porém, precisamos selecionar em ordem. Essa ordem ficará correta quando você precisar usar o Bloco Dinâmico. Selecione em ordem, assim como mostra a figura:

Definindo os atributos em ordem no AutoCAD

12 – Aperte “ENTER” e clique em “Ok”, que em seguida aparecerá esta interface, onde não é necessário preencher nada agora. Basta clicar neste outro “Ok”

Confirmando a criacao dos atributos em blocos dinamicos no AutoCAD

13 – Vamos fazer um teste? Dê dois cliques no Bloco Dinâmico:

Testando o bloco com atributo no AutoCAD

14 – Faça as alterações que achar necessárias. Neste caso, eu já preenchi para fazer este teste. Perceba que na parte de cima existem três abas: na segunda e na terceira você altera a Posição e Formatação do Texto e na terceira aba pode alterar os layers e cores:

Valores preenchidos do atributo no AutoCAD

15 – Alterei estas outras abas modificando tamanho de textos de determinado atributo e também as cores, como mostra a figura abaixo:

Modificando valores dos atributos no AutoCAD

Espero que vocês tenha gostado este artigo e aproveitem para aprender cada vez mais aqui no portal CADguru. Se tiver interesse em crescer nesta área, não deixe de conferir nossos cursos gratuitos de AutoCAD.

RelatedPost

7 pensamentos sobre “Aprenda a criar blocos dinâmicos no AutoCAD

  1. Esequiel Dias diz:

    Muito util estes blocos dinamicos, mas já tentei fazer um bloco de bloco de porta (planta baixa), para agilizar nos projetos mudando facilmente as larguras e não consegui, quem dera que tivesse um video de como criar esta peça.

    • CADguru diz:

      Olá Ezequiel,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.
      Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *