Aprenda a criar intersecções no AutoCAD Civil 3D 2014

visualizando a interseccao AutoCAD civil 3D 2014

O AutoCAD Civil 3D 2014 é a solução da Autodesk para a elaboração de projetos de infraestrutura. A partir deste softwares, podemos atuar nos mais diversos tipos de projetos, como por exemplo, barragens, estradas, pontes entre outros.

Neste artigo apresentamos a vocês o procedimento para a criação de intersecções no AutoCAD Civil 3D 2014 a partir de dois alinhamentos que se cruzam.

Para que você possa criar intersecções no AutoCAD Civil 3D 2014, você precisará de um desenho contendo dois alinhamentos que se cruzam, vejam a imagem abaixo.

alinhamentos interseccao
Alinhamentos que serão utilizados durante o tutorial.

Para que possamos criar a intersecção entre os dois alinhamentos, precisamos acessar as opções de Intersecções de Rotatórias do Civil3 D 2014. Para isso, acessaremos esta opção na guia Home da Ribbon.

intersections
Opção Intersections da guia Home da Ribbon do AutoCAD Civil 3d 2014.

Clique na opção “Intersections” para acessar as opções de Intersecção e Rotatórias do Software. Na imagem abaixo, apresentamos as opções disponíveis neste menu de forma mais detalhada.

opcoes da intersection
Opções contidas no menu Intersections.

Dentre as opções apresentadas acima, acessaremos “Create Intersection”, que nos fornecerá as ferramentas para criar a intersecção entre os dois alinhamentos contidos no desenho.

selecione create intersection
Selecione a opção Create Intersection (Criar Intersecções).

Ao clicar na opção “Create Intersection” o Civil 3D 2014, a partir de sua linha de comando, solicitará ao usuário que informe o ponto de intersecção entre os dois alinhamentos.

selecione o ponto de interseccao
AutoCAD Civil 3D 2014 solicitando ao usuário que selecione o ponto de intersecção.

Utilize um nível adequado de Zoom e selecione o ponto de intersecção entre os dois alinhamentos.

selecionando o pi
Selecionando o ponto de intersecção entre os dois alinhamentos.

Ao selecionar o ponto de intersecção entre os dois alinhamentos o Civil 3D 2014, novamente a partir da sua linha de comando, solicitará ao usuário que informe qual será a via principal da Intersecção.

selecionando a via principal entre os alinhamentos
Selecionando a via principal que será criada a partir dos dois alinhamentos.

Para selecionar o alinhamento que representará a via principal da sua intersecção, você poderá clicar no alinhamento, ou então selecioná-lo a partir de uma lista que poderá ser visualizada pressionando a tecla Enter. Veja a lista de alinhamentos na imagem abaixo.

lista de opcoes
Selecionando o alinhamento da via principal a partir de uma lista de opções.

Para este exemplo, selecionaremos a opção Eixo Principal, no entanto, no seu desenho, escolha a opção mais adequada. Para isso, basta clicar na opção e em seguida clicar em Ok.

finalizando a escolha do alinhamento
Finalizando a seleção do alinhamento referente a via principal.

Ao clicar em Ok, uma nova janela será apresentada. Veja a imagem abaixo, nesta janela definiremos o nome da Intersecção, assim como alteraremos os parâmetros da mesma.

conhecendo janela create intersection
Conhecendo a janela Create Intersection do AutoCAD Civil 3D 2014.

Na imagem abaixo, apresentamos a Janela Create Intersection após alterarmos o nome da interseção, assim como sua descrição. Notem que as demais opções foram mantidas.

guia general
Guia General com algumas opções alteradas.

Após realizar todas as alterações na Guia General da janela Create Intersection, clique na opção Next.

clicando em next
Clique em Next para acessar a guia Geometry Details (Detalhes geométricos).

Ao clicar em Next, você será levado até uma nova guia chamada Geometry Details, onde poderá alterar os parâmetros geométricas da Intersecção.

guia geometry details
Conhecendo a guia Geometry Details da janela Create Intersection.

Na parte superior da janela, estão representadas as posições com base no estaqueamento de cada alinhamento do ponto de intersecção entre eles. Veja em destaque na imagem abaixo.

alinhamentos utilizados
Alinhamentos utilizados para a criação da Intersecção no AutoCAD Civil 3D 2014.

O próximo campo da guia Geometry Details, se chama Offset and Curb returns. É neste campo que podemos alterar os parâmetros da Interseção.

parametros geometricos
Parâmetros geométricos referentes as vias e guias da intersecção.

Para melhor detalhar estas opções de alteração nos parâmetros da intersecção gravei o vídeo abaixo, onde comento sobre as opções disponíveis.


O próximo campo desta guia se refere aos perfis dinâmicos da intersecção. Veja que esta opção não está disponível neste caso, isto se deve ao fato de não terem sido criados perfis para os alinhamentos. 

dynamic profiles
Perfis dinâmicos referentes as vias e guias da intersecção.

Após alterar os parâmetros da geometria da intersecção clique em Next para ter acesso as demais opções da janela Create Intersections.

corridor regions
Clique em Next para acessar a guia Corridor Regions.

A nova guia da Janela Create Intersections é voltada para a criação de uma região de corredor na interseção. Como em nosso tutorial não estamos criando uma intersecção contendo corredores, manteremos como padrão as opções existentes.

opcoes de regioes
Visualizando as opções contidas na guia Corridor Regions.

Para finalizar a criação da intersecção, basta clicar na opção Create Intersection.

encerrando a janela create intersections
Finalizando o procedimento de criação da Intersecção no AutoCAD Civil 3D 2014.

Na imagem abaixo apresentamos os alinhamentos com o traçado da intersecção criado.

visualizando a interseccao
Visualizando a intersecção criada.

Para melhor visualizar o resultado, aplicamos um nível mais adequado de Zoom, pois assim poderemos visualizar as guias e vias da intersecção. Veja a imagem abaixo.

visualizando a interseccao
Visualizando de forma mais detalhada a intersecção criada no AutoCAD Civil 3D 2014.

Com isso finalizamos este artigo onde apresentamos o procedimento para a criação de uma Intersecção entre dois alinhamentos no AutoCAD Civil 3D 2014. Lembrando que este e outros procedimentos podem ser visualizados em nossos cursos gratuitos de AutoCAD Civil 3D, não deixe de conferir!

Até a próxima pessoal!

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *