Aprenda a criar um projeto e alterar suas propriedades no AutoCAD Electrical 2013

autocad electrical 2013

O AutoCAD Electrical é a solução da Autodesk para a criação de projetos elétricos industriais com extrema facilidade. A partir dele um usuário com pouco conhecimento em CAD é capaz de criar projetos elétricos monofásicos, trifásicos, e até mesmo utilizar um conjunto de blocos envolvendo os CLP’s mais utilizados no mercado.

autocad electrical 2013

Devido a esta grande facilidade na elaboração de projetos elétricos utilizando este software, o seu uso tem aumentado drasticamente, fazendo com que surjam no mercado profissionais de qualidade e com isso aumentam a demanda por cursos e treinamentos nesta área. Felizmente, nós da CADguru oferecemos para nossos fiéis usuários alguns cursos gratuitos de AutoCAD Electrical, tornando-os assim muito mais preparados para lidar com as dificuldades do mercado de trabalho.

o autocad electrical 2013
O AutoCAD Electrical 2013.

Uma das vantagens em utilizar o AutoCAD Electrical é que assim como em outros softwares da Autodesk, o usuário poderá criar seus desenhos com base em uma mesma configuração, e para isso se faz necessária a criação de um projeto, onde o usuário estipulará as configurações básicas deste projeto para que todas os desenhos em plantas possuam a mesma padronização.

Como configurar e iniciar projetos no AutoCAD Electrical 2013

Para complementarmos a formação de nossos usuários, trazemos neste tutorial, o procedimento que deve ser realizado para ajustar as configurações iniciais de um projeto no AutoCAD Electrical e com isso criar desenhos que possuam o mesmo padrão.

1 – Para alterar as configurações de um projeto no AutoCAD Electrical 2013 precisamos acessar o gerenciador de projetos, chamado “Project Manager”. Para isto, basta localizá-lo no canto esquerdo da sua tela, veja a imagem abaixo.

gerenciador de projetos
Project Manager.

2 – Caso o seu AutoCAD Electrical não esteja apresentando o Project Manager em nenhum local da tela, não tem problema, pois podemos inseri-lo facilmente. Veja na imagem abaixo o AutoCAD Electrical sem o Project Manager.

tela do autocad electrical sem o project manager
AutoCAD Electrical 2013 sem o Project Manager.

3 – Para inserir o Project Manager na sua tela, você deverá acessar a guia Project da Ribbon do AutoCAD Electrical. Veja a imagem abaixo.

guia project da ribbon
Acessando a guia Project do AutoCAD Electrical 2013.

4 – Na guia Project você irá encontrar inúmeras opções e ferramentas voltadas para a criação, edição e gerências dos projetos criados no AutoCAD Electrical, veja esta guia em detalhes na imagem abaixo.

visualizando a guia project
Visualizando a guia Project.

5 – Para inserir o Project Manager na área de trabalho do seu AutoCAD Electrical basta clicar na primeira opção, chamada Manager da guia Project. Veja a imagem abaixo.

project manager
Inserindo o Project Manager na área de trabalho do AutoCAD Electrical.

6 – Vejam que ao clicar na opção Manager da guia Project o Project Manager será adicionado a sua área de trabalho. Veja a imagem abaixo.

area de trabalho com o project manager
Área de trabalho com o Project Manager.

7 – Agora que já temos certeza que em nossa tela o Project Manager está disponível vamos criar um novo projeto. Para isto, clique na segunda opção do seu Project Manager chamada New Project. Veja a imagem abaixo.

criando um novo projeto no autocad electrical
Criando um novo projeto.

8 – Ao clicarmos na opção New Project, a seguinte janela será apresentada. Notem que na imagem abaixo destacamos três campos que precisam ser melhor explicados.

janela create new project
Janela Create New Project.
  • No campo 1 você deverá dar um nome ao seu projeto, que poderá ser qualquer nome que esteja de acordo com os seus projetos.
  • No campo 2, você deverá escolher uma pasta onde este projeto será armazenado, notem que que o AutoCAD Electrical possui uma pasta padrão por nome Proj. Caso você queira criar uma pasta exclusiva para o seu projeto, basta manter selecionada a opção Create Folder with Project Name.
  • No campo 3, você deverá escolher um projeto com as configurações base que serão copiadas para este projeto que está sendo criado. Vejam que mais uma vez o AUtoCAD Electrical possui um arquivo de projeto padrão chamado WDDEMO.

9 – Na imagem abaixo, apresentamos esta janela com as devidas alterações realizadas. Lembrando que mantivemos as pastas e arquivos padrões do AutoCAD Electrical, no entanto caso você deseje poderá alterar estas pastas clicando na opção Browse.

finalizando o projeto
Finalizando a criação do novo projeto.

10 – Para finalizar a criação do projeto e acessar as propriedades e configurações do mesmo clique na opção OK – Properties. Veja a imagem abaixo.

acessando as propriedades
Acessando as propriedades do projeto.

11 – Ao clicarmos em OK – Properties seremos levados a uma nova janela onde poderemos configurar nosso projeto. Veja na imagem abaixo esta nova janela.

guia project settings
Guia Project Settings.

12 – Na imagem abaixo, detalhamos um pouco melhor a janela Project Properties para que vocês possam entender melhor como estão dispostas as opções de configuração dos projetos.

detalhamento da guia settings
Detalhamento da guia Settings.

13 – Na primeira guia chamada Project Settings manteremos os padrões e bibliotecas como estão e em seguida clicaremos na guia Components. Veja a imagem abaixo.

visualizando a guia components
Visualizando a guia Components.

14 – Na guia Components também manteremos o padrão do AutoCAD Electrical, e em seguida clicaremos na opção Wire Numbers.

guia wire numbers
Guia Wire Numbers.

15 – Notem que na imagem acima destacamos um campo da guia Wire Numbers. No campo em detalhe alteraremos as opções de inserção dos Wire Numbers de Above Wire para Below Wire, ou seja, de cima do fio para baixo do fio. E no caso da opção Leaders alteraremos a opção As required para Always. Veja a imagem abaixo.

alterando a guia wire number
Alterando as opções na guia Wire Number.

16 – Nosso próximo passo será alterar as opções de Referências Cruzadas ou Cross-References, sendo assim clique nesta guia.

visualizando a guia cross reference
Visualizando a guia Cross Reference

17 – Mais uma vez manteremos esta guia com os padrões do AutoCAD Electrical, sendo assim, clique na guia Styles, localizada ao lado da guia Cross References.

visualizando a guia styles
Guia Styles.

18 – Na guia Styles alteraremos o estilo de seta, Arrow Style, para o número 3, o estilo de CLP, PLC Style para o número 2 e manteremos o padrão nos demais. Caso você deseje poderá utilizar outro padrão além deste apresentado neste passo do tutorial. Veja na imagem abaixo estas alterações.

alterando as configuracoes da guia styles
Alterando as configurações da Guia Style.

19 – Por fim, clicaremos na guia Drawing Format, onde poderemos alterar o posicionamento do Ladder, por exemplo. Veja a imagem abaixo.

guia drawing format
Guia Drawing Format.

20 – Nesta guia alteraremos somente a opção Ladder Defaults, para que os circuitos sejam construídos no padrão brasileiro, ou seja, o horizontal. As demais opções deixaremos como padrão pois elas facilitarão a inserção dos componentes no seu desenho, já que a template do AutoCAD Electrical já se encontra totalmente configurada para estes padrões.

formato do ladder
Alterando o formato do Ladder.

21 – Por fim, clique em OK e retorne ao seu desenho. Veja que na Project Manager o projeto criado neste tutorial já se encontra finalizado.

finalizando o tutorial
Projeto finalizado.

Caso tenha gostado deste tutorial e pretende utilizar as configurações em seus próximos projetos elétrico, mas, no entanto, ainda não conhece muito bem o AutoCAD Electrical, não deixe de visitar nossa página de cursos gratuitos e conhecer esta solução da Autodesk para Projetos Elétricos.

Lembrando também, que em nosso portal vocês encontrarão uma página exclusiva de Perguntas e Respostas para que possam tirar dúvidas e interagir com outros usuários e autores. Não deixe de visitar!

4 pensamentos sobre “Aprenda a criar um projeto e alterar suas propriedades no AutoCAD Electrical 2013

    • CADguru diz:

      Olá Divis,

      Para trabalhar com AutoCAD Eletrical 2013 é necessário o AutoCAD Eletrical, pode ser a versão 2012 em diante.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *