Aprenda a criar uma gravação no SolidCAM

Quarto passo para definição de uma gravação no SolidCAM

Um recurso muito interessante que existe no SolidCAM é o módulo de gravação. Você pode criar um texto ou qualquer outro perfil em uma geometria 2D e 3D que o SolidCAM é capaz de escrever baseando-se nos contornos da sua escrita.

Para uma gravação 2D a usinagem é semelhante à realização de perfis, com apenas alguns recursos da usinagem de cavidades; e para gravação em uma geometria 3D, o perfil é projetado sobre a superfície, gravando o contorno, a uma profundidade especificada.

Gravação no SolidCAM

Como criar uma gravação

Vamos definir um programa de gravação em uma geometria 2D por meio de alguns passos fundamentais para o processo. Ao fim destas etapas, só ficará faltando a geração do código CNC para a usinagem da nossa peça.

Etapa 1: Depois de ter definido todos os parâmetros inicias da programação CNC, como origem, modelo de peça bruta e acabada e a escolha do pós-processador, vamos entrar no recurso de gravação do SolidCAM, clicando no atalho que está presente na nossa barra de ferramentas do SolidCAM.

Primeiro passo para definição de uma gravação no SolidCAM

Etapa 2: A nossa tecnologia de gravação será a gravação 2D, sendo assim, vamos clicar no botão novo para selecionar o nosso perfil de gravação.

Segundo passo para definição de uma gravação no SolidCAM

Etapa 3: Vamos clicar em todas as arestas que compõem o nosso texto de gravação. Feito isso, conseguimos visualizar na janela lateral do recurso todas as linhas selecionadas para aquela operação.

Terceiro passo para definição de uma gravação no SolidCAM

Etapa 4: Tendo a certeza de que todas as aresta de gravação estão selecionadas, agora basta confirmar a geometria selecionada.

Quarto passo para definição de uma gravação no SolidCAM

Etapa 5: Agora vamos definir a ferramenta que será usada para o processo de gravação. Clicando no botão definir da categoria “Ferramenta”, vamos ter acesso ao formulário de escolha da ferramenta.

Quinto passo para definição de uma gravação no SolidCAM

Etapa 6: Após escolher a ferramenta, iremos voltar à janela principal do recurso de gravação para nos certificar da seleção feita, com a representação gráfica e de dados da nossa ferramenta.

Sexto passo para definição de uma gravação no SolidCAM

Etapa 7: Agora, na categoria Níveis, vamos definir as alturas de início e fim da nossa gravação. Uma consideração muito importante é que o valor que vamos definir como profundidade de gravação será um valor incremental a altura de início de gravação, e o mesmo será retirado em um único passo na usinagem.

Sétimo passo para definição de uma gravação no SolidCAM

Etapa 8: Na categoria Tecnologia, vamos escolher qual o lado do perfil que a ferramenta irá “andar” na hora da usinagem.

Oitavo passo para definição de uma gravação no SolidCAM

Etapa 9: Na nossa penúltima etapa de programação de uma gravação no SolidCAM, devemos apenas clicar no botão salvar e calcular, para que assim salvemos nossa programação. Vale lembrar que ao clicar nesse botão será criado na nossa árvore de projetos a operação de gravação.

Nono passo para definição de uma gravação no SolidCAM

Etapa 10: E, por fim, vamos simular nossa usinagem para verificar se tudo está como programado.

Décimo passo para definição de uma gravação no SolidCAM

A definição de gravação no SolidCAM é feita de maneira muito simples. Com um recurso que muitos julgam como complexo conseguimos definir rapidamente apenas com o preenchimento correto dos dados presentes no recurso de gravação do nosso software de programação.

Este acaba sendo muito útil em alguns casos em que é necessário marcar uma série de peças para um determinado cliente. No SolidCAM temos parâmetros para escrever o que quisermos e depois efetuar a gravação baseada no texto desejado.

RelatedPost

2 pensamentos sobre “Aprenda a criar uma gravação no SolidCAM

    • CADguru diz:

      Olá Edmilson,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *