Aprenda a obter as curvas de nível de uma imagem de satélite

visualizando os contornos no civil 3D 2014

O AutoCAD Civil 3D 2014 é uma ferramenta completa para a elaboração, edição, formatação, análise e plotagem de projetos de infraestrutura. A partir de seus diferentes espaços de trabalhos somos capazes de obter inúmeras informações referentes ao projeto, analisando desde a sua concepção, a partir de análises de terrenos, até os resultados de volumes de corte e aterro, após a análise de múltiplas concepções do projeto.

analise de terreno
Análise de terreno realizada no AutoCAD Civil 3D 2014.

Neste artigo, ensinaremos a obter as curvas de nível de uma imagem de satélite, obtida gratuitamente do site da Embrapa. Para obter uma imagem, SRTM, basta clicar neste link e fazer download da imagem que achar mais apropriada.

imagens srtm
Site da Embrapa, onde é possível baixar imagens SRTM.

Passo 1: Inserindo a imagem no AutoCAD Civil 3D 2014

Para que possamos inserir uma imagem de satélite, do tipo SRTM, no AutoCAD Civil 3D 2014, precisamos inicialmente alterar seu espaço de trabalho para a opção Planning and Analysis.

espaco de trabalho planning and analysis
Altere o espaço de trabalho para Planning and Analysis.

Após alterar o Espaço de Trabalho para a opção Planning and Analysis, você precisará conectar a sua fonte de dados, que é uma imagem raster, ao Civil 3D 2014. Para isso, clique na opção Connect localizada na guia Home da Ribbon.

imagem raster
Clique na opção Connect para inserir a imagem Raster no AutoCAD Civil 3D 2014.

Ao clicar na opção Connect, você deverá escolher a opção Imagem Raster, dentre as diferentes opções de conexão de dados e proceder com a conexão da imagem raster. Veja na imagem abaixo a janela de Conexão de Dados do Software.

visualizando a janela de conexao
Visualizando a janela de conexão de dados do AutoCAD Civil 3D 2014.

A partir da imagem acima é possível notar que a conexão de dados do Civil 3D 2014 é capaz de obter o sistema de coordenadas da imagem raster que está sendo anexada. Veja na imagem abaixo o sistema de coordenadas.

visualizando o sistema de coordenadas
Visualizando o sistema de coordenadas adotado para o desenho no AutoCAD Civil 3D 2014.

Para adicionar a imagem raster ao AutoCAD Civil 3D 2014, basta clicar na opção Add to Map.

imagem raster no civil 3d
Imagem Raster adicionada ao desenho AutoCAD Civil 3D 2014.

Caso você queira ver este procedimento de forma mais detalhada, não deixe de acessar este artigo, onde ensinamos o passo a passo para inserir uma imagem SRTM no AutoCAD Civil 3D 2014.

Para melhorar a visualização das características da imagem, vamos alterar o seu estilo, para entendermos melhor como é o terreno contido na imagem inserida no Civil 3D 2014.

visualizando imagem alteracao de estilo
Visualizando a Imagem Raster após a alteração de seu estilo.

Pensando em melhor apresentar o procedimento para a alteração do estilo de imagens SRTM, gravamos o vídeo abaixo, onde apresentamos o procedimento para alterar estilos de imagem SRTM. Sendo assim, não deixe de assistir este vídeo antes de continuar o procedimento.

Passo 2: Obtendo as curvas de nível da imagem raster

Quando inserimos uma imagem raster contendo elevações no Software, automaticamente surge uma Guia Contextual, onde podemos escolher várias ferramentas voltadas exclusivamente para o trabalho com este tipo de imagens. 

visualizando a guia contextual de imagem raster
Visualizando a Guia Contextual de Edições em Imagem Raster.

Notem que uma das opções apresentadas nesta Guia Contextua é justamente a opção Contour Layer, que nos permitirá criar uma camada de contornos obtidos a partir das elevações contidas na imagem raster. 

contornos de uma imagem raster
A opção Contour Layers permite ao usuário obter curvas de nível de uma Imagem Raster.

Sendo assim, para que possamos obter os contornos de uma imagem SRTM, basta clicar na opção Contour Layer contida na Guia Contextual de Imagens Rasters.

criando contornos na imagem raster
Clique na opção Contour Layers para que o AutoCAD Civil 3D crie os contornos a partir da Imagem Raster.

Clicando em Contour Layer, seremos levados a uma nova janela onde poderemos alterar algumas configurações referentes aos contornos que serão gerados a partir das elevações da imagem Raster. Veja a figura apresentada abaixo onde mostramos esta janela.

visualizando a janela generate contour
Visualizando a janela Generate Contour do AutoCAD Civil 3D 2014.

Primeiramente, daremos um novo nome à camada que será criada. Sendo assim, nomeie esta camada para Curvas de Nível. 

dando nome a camada
Inserindo um nome para a camada de contornos que será criada a partir das elevações da Imagem Raster.

Agora precisamos escolher o intervalo de elevações que será considerado para criar os contornos. Neste ponto cabe uma observação importante. Como padrão o AutoCAD Civil 3D 2014 fornece o valor 100, ou seja, serão criados contornos maiores de 100 em 100 metros e contornos menores de 20 em 20 metros. Isso se deve ao fato de escolhermos a opção Major Contour Every como sendo 5. No entanto, estes valores podem sempre ser alterados, veja na imagem abaixo as opções para o intervalo de elevações.

visualizando as opcoes de intervalos
Visualizando as opções de intervalos de elevações da janela Generate Contour.

A escolha deste intervalo irá afetar diretamente a precisão dos contornos gerados, sendo assim, escolha o valor que achar mais adequado para a sua pesquisa, lembrando sempre que quanto menor for o intervalo, mais tempo levará para que os contornos sejam criados. Na imagem abaixo apresentamos o intervalo selecionado para este tutorial.

selecionando o intervalo
Intervalo selecionado para a criação dos contornos neste tutorial.

Agora que selecionamos o intervalo, precisaremos escolher de que forma será criado este contorno. Notem que como padrão o  Civil 3D 2014 utiliza o objeto Polyline, no entanto, podemos selecionar outras opções. 

selecionando o objeto
Escolhendo o tipo de objeto que será criado para representar os contornos.

Por fim, você poderá escolher um local para saltar os contornos em um arquivo, no entanto, esta opção não é tão necessária. Sendo assim, clique em ok para finalizar o procedimento. Ao finalizar, o AutoCAD Civil 3D 2014 irá apresentar uma janela que mostrará o processo de geração dos contornos. 

processo de criacao dos contornos
Processo de criação dos contornos de uma Imagem Raster no AutoCAD Civil 3D 2014.

Na imagem abaixo, apresentamos os contornos criados a partir deste procedimento. Caso a visualização não fique muito interessante, altere o estilo para que possa melhor visualizar os contornos criados.

visualizando os contornos
Visualizando os contornos criados com base no intervalo selecionado na janela Generate Contours.

Com isso finalizamos o tutorial, onde foi ensinado como obter as curvas de nível de uma imagem SRTM no AutoCAD Civil 3D 2014. Para que você possa melhor visualizar as informações que podem ser obtidas a partir da criação destes contornos, gravamos um pequeno vídeo onde o autor apresenta como interagir com as Polylines criadas. Não deixe de conferir!


Lembrando também, que em nossos cursos de AutoCAD Map 3D e de AutoCAD Civil 3D apresentamos várias ferramentas que podem ser utilizadas, e a partir de imagens de satélites podem fornecer aos usuários inúmeras informações referentes aos projetos criados no Software.

RelatedPost

2 pensamentos sobre “Aprenda a obter as curvas de nível de uma imagem de satélite

  1. Valeu de mais! diz:

    Bom dia Rafael! Meu nome é Cleyton Márcio, sou desenhista e modelador 3D, moro Em Ipatinga – MG – Sou um grande fa de seus videos, parabéns por mais essa grande ajuda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *