Aprenda a realizar uma análise de declividades em imagens SRTM no AutoCAD Civil 3D 2014

resultada da analise autocad

O AutoCAD Civil 3D é um software que auxilia os usuários a elaborar projetos de infraestrutura com extrema facilidade. Suas ferramentas oferecem auxílio desde a concepção do projeto, até a análise da obra de infraestrutura e obtenção de relatórios finais.

interface do civil 3d 2014
Interface do AutoCAD Civil 3D 2014.

Para que este software possa oferecer todas estas vantagens aos usuários, os desenvolvedores da Autodesk separaram suas ferramentas em alguns espaços de trabalhos, também chamados de Workspaces. Neste artigo, ensinaremos a você como realizar uma análise de declividades no AutoCAD Civil 3D 2014, a partir do espaço de trabalho Planning and Analysis.

resultada da analise
Resultado de uma Análise de Declividades realizada em uma imagem SRTM no AutoCAD Civil 3D 2014.

Para realizarmos uma análise de declividades no AutoCAD Civil 3D, sobre uma imagem SRTM, você precisará ter em mãos uma imagem qualquer. Caso não disponha de nenhuma em seu computador, acesse o site da Embrapa e faça o download da que achar mais interessante.

donwloads de imagens srtm
Download de imagens SRTM no site da EMBRAPA.

Para que possamos inserir uma imagem SRTM no AutoCAD Civil 3D 2014, precisaremos inicialmente acessar o espaço de trabalho Planning and Analysis, clique na lista de espaços de trabalhos localizada na parte superior do software e troque a opção padrão, Civil 3D, para a opção Planning and Analysis.

planning and analysis
Alterando o Espaço de Trabalho do AutoCAD Civil 3D 2014.

Nosso próximo passo será finalizar a transformação do AutoCAD Civil 3D 2014 para o uso do seu espaço de trabalho. Clicaremos na Guia View, e em seguida clicaremos na opção Map Task Pane.

map task pane
Carregando a Map Task Pane no Espaço de Trabalho Planning and Analysis.

A Map Task Pane, ou Painel de Tarefas de Mapas será essencial para a realização da análise de declividades em uma imagem SRTM, sendo assim, não deixe de realizar o passo descrito acima.

map task pane no civil 3d
Visualizando a Map Task Pane no AutoCAD Civil 3D 2014.

Agora que já temos a Map Task Pane, podemos carregar a barra de status de desenho do espaço de trabalho Planning and Analysis. Para isso clicaremos com o botão direito na barra de Status do AutoCAD Civil 3D 2014 e em seguida selecionaremos a opção Drawing Status Bar.

carregando barra de status
Selecionando a opção Drawing Status Bar no AutoCAD Civil 3D 2014.

A barra Drawing Status Bar, fornece algumas ferramentas que facilitam a visualização de imagens de satélite inseridas no Software, portante não deixe de realizar o passo acima, pois com ele finalizamos a transformação do AutoCAD Civil 3D 2014 para o Workspace Planning and Analysis. Veja na imagem abaixo como fica o AutoCAD Civil 3D 2014 após a transformação.

drawing status bar
Visualizando a Drawing Status Bar carregada no Espaço de Trabalho Planning and Analysis

Agora que já possuímos o espaço de trabalho Planning anda Analysis carregado, podemos inserir a imagem SRTM que será analisada. Clique em Connect, na guia Home da ribbon, e proceda com a conexão da imagem SRTM.

inserindo imagem srtm
Acesse a opção Connect para inserir imagens SRTM no AutoCAD Civil 3D 2014.

Lembre-se que o tipo de conexão que você deverá escolher é o de Imagens Rasters, em inglês, Raster Image. Caso tenha alguma dificuldade em conectar a imagem ao AutoCAD Civil 3D 2014, dê uma olhada no artigo onde ensinamos como inserir uma imagem SRTM no AutoCAD Civil 3D 2014.

imagem de satelite no civil 3d
Imagem SRTM inserida no AutoCAD Civil 3D 2014.

Uma vez tendo inserido a sua imagem no AutoCAD Civil 3D 2014, você precisará ajustar o Sistema de Coordenadas do Software, para que assim a sua imagem fique corretamente anexada ao software. Para isso, clicaremos na guia Map Setup da Ribbon.

guia map setup
Acessando a guia Map Setup no AutoCAD Civil 3D 2014.

Na guia Map Setup, selecionaremos a opção Assign, que se encontra localizada no grupo Coordinate System.

opcao assign
Selecione a opção Assign para adotar um Sistema de Coordenadas para a imagem.

Ao clicarmos na opção Assign, seremos levado até uma nova janela onde poderemos visualizar uma biblioteca de sistemas de coordenadas deste espaço de trabalho. Veja na imagem abaixo esta biblioteca de sistemas de coordenadas.

biblioteca de sistemas de coordenadas
Visualizando a biblioteca de Sistemas de Coordenadas do AutoCAD Civil 3D 2014.

Para ajustar a imagem no sistema de coordenadas correto, precisaremos escolher a opção adequada para a imagem que estamos trabalhando. Para a imagem que está sendo apresentada neste tutorial o sistema de coordenadas que será utilizado é o SAD 69.UTM-23 S. Veja na imagem abaixo como selecionar esta opção.

selecionando o datum
Selecionando o Datum SAD 69 23 S.

Está gostando do tutorial? Aproveite para aprender mais com os Cursos de AutoCAD Civil 3D! Estude onde e quando quiser!

Veja na imagem acima, que para facilitar a busca pelo sistema de coordenadas da imagem, a categoria Brasil foi selecionada. Para finalizar a adoção do sistema SAD69.UTM-23S basta clicar em Assign.

finalizando o procedimento
Finalizando a adoção do Sistema de Coordenadas SAD 69 23 S.

Notem que ocorrerá uma suavização nas elevações da imagem quando finalizarmos a escolha do sistema de coordenadas adequado.

visualizando a imagem
Visualizando a Imagem SRTM após a adoção do Sistema de Coordenadas.

Agora que já possuímos uma imagem SRTM corretamente inserida no AutoCAD Civil 3D 2014, vamos proceder com a realização da análise de declividades, para isso precisaremos clicar com o botão direito na imagem SRTM localizada na Map Task Pane.

selecionando o editor  de estilos
Selecionando a opção Edit Style na Map Task Pane.

Ao clicarmos com o botão direito na imagem, teremos acesso a algumas opções que podem ser acessadas. Clique na opção Edit Style, para que possamos acessar o estilo da imagem SRTM inserida no AutoCAD Civil 3D 2014.

editor de estilos na map task pane
Visualizando a opção Edit Style do AutoCAD Civil 3D 2014 na Map Task Pane.

Ao clicarmos na opção Edit Style, seremos levados a uma nova janela onde poderemos selecionar o estilo que será aplicado na imagem SRTM.

edit style
Visualizando o editor de estilos do AutoCAD Civil 3D 2014.

A partir da imagem acima, é possível notar que o estilo adotado para a imagem é a opção Theme (Tema), que apresenta somente duas tonalidades de verde. Um verde mais forte e um verde mais escuro.

opcao tema
Visualizando a opção Theme (Tema) do editor de estilos do AutoCAD Civil 3D 2014.

Para que possamos realizar uma análise de declividades no AutoCAD Civil 3D 2014, precisamos alterar o tema da imagem SRTM. Vejam na imagem abaixo, que além da opção Theme, podemos utilizar outras opções.

opcoes de temas
Visualizando as opções de Temas disponíveis no AutoCAD Civil 3D 2014.

Na lista de estilos apresentada na imagem acima, selecione novamente a opção Theme, para que o AutoCAD Civil 3D 2014 direcione você para o editor de temas.

janela para edicao de temas
Visualizando a janela para edição de Temas do AutoCAD Civil 3D 2014.

A primeira mudança que precisaremos fazer na janela Theme é alterar a propriedade que será analisada. A partir da imagem acima, visualizamos que a propriedade padrão dos temas é a elevação (height), clique na seta ao lado da opção Height e veja a lista de propriedades que podem ser analisadas.

visualizando a lista de propriedades
Visualizando as propriedades que podem ser utilizadas para definir temas no AutoCAD Civil 3D 2014.

Para que possamos realizar a análise de declividades na imagem SRTM, precisaremos escolher a opção Slope na lista apresentada.

alterando para declividade
Alterando a propriedade da análise para Slope (Declividade).

Agora que selecionamos a propriedade declividade, precisamos estipular os valores mínimos e máximos da análise. Neste ponto, cada usuário pode escolher os valores que acharem mais interessantes, em nosso caso, manteremos o valor mínimo como sendo “0” (zero) e alteraremos o valor máximo para 10.

alterando o valor da declividade
Alterando o valor máximo da Análise de Declividades que será realizada.

Nosso próximo passo será alterar o número de regras que será analisado. Como padrão o AutoCAD Civil 3D 2014 fornece o valor 5, e para este tutorial alteraremos este valor para 10, ou seja, criaremos 10 intervalos de declividade que serão analisados.

alterando o numero de intervalos
Alterando o número de intervalos que serão criados na Análise de Declividades.

Mais uma vez, é importante ressaltar que o valor inserido foi uma opção do autor, e que você poderá utilizar quantos intervalos achar necessário.

Agora que já escolhemos o número de intervalos da análise de declividades, precisamos escolher as cores do tema que será aplicado. Veja que possuímos a opção Style Ramp e Palette.

opcoes de cores
Opções para alteração de cores do tema com base nas propriedades da Análise.

Este é mais um dos momentos onde cada usuário deverá escolher a opção que achar mais adequada. Para este tutorial, mantivemos a opção Style Ramp, no entanto mudamos as cores que serão apresentadas no estilo, clicando no botão com os 3 pontos. Veja na imagem abaixo como ficarão as cores do estilo que será aplicada.

mudando as cores do tema
Mudando as cores que serão utilizadas para a aplicação do tema.

Por fim, clicaremos em OK para finalizar a alteração no tema que será aplicado na imagem SRTM.

finalizando o tema
Finalizando a alteração de tema para a realização da Análise de Declividades.

Notem que ao clicarmos em OK, retornamos ao editor de estilos, onde podemos visualizar que o estilo escolhido se encontra alterado de acordo com os passos descritos acima.

editor de estilos alterado
Editor de Estilos com o tema alterado com base na Análise de Declividades.

Para finalizar o procedimento, basta clicar em Apply.

finalizando a edicao do tema
Clique em Apply para finalizar a edição do tema.

Ao clicarmos em Apply podemos visualizar o resultado de nossa análise de declividades. Veja na imagem abaixo, onde chamamos a atenção para os valores apresentados na Map Task Pane.

valores obtidos.
Valores obtidos na Análise de Declividades realizada no AutoCAD Civil 3D 2014.

Se aumentarmos o nível de Zoom da imagem, podemos notar a variação nas cores da imagem, de acordo com as variações apresentadas na Map Task Pane.

visualizando a analise
Visualizando o resultado da Análise de Declividades realizada em uma imagem SRTM.

Com isso finalizamos este artigo, onde foi ensinado como realizar uma análise de declividades em uma imagem SRTM no AutoCAD Civil 3D 2014, utilizando o editor de estilos deste software. Além disso, no vídeo abaixo, o nosso autor Rafael Colucci, apresenta a vocês o porquê para esta imagem foi escolhido o intervalo de 0 a 10 para a análise de declividades. Confira o vídeo!

Se tiverem dúvidas, vocês podem interagir com autores e usuários acessando a área de Perguntas e respostas do CADguru!

Até a próxima!

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *