Aprenda a realizar uma análise de setas de declividades no AutoCAD Civil 3D

visualizando a legenda

A análise de setas de declividades faz parte de um conjunto de análises do AutoCAD Civil 3D, que podem ser realizadas em uma superfície. Seus usos são os mais diversos, onde podemos destacar o levantamento de áreas de alagamento, já que a partir deste tipo de análises podemos obter os caminhos de escoamento de águas pluviais.

Neste artigo, ensinaremos como realizar uma Análise de Setas de Declividades, desde a análise em si, a alteração do estilo de superfície para que a análise possa ser visualizada, finalizando com a inserção de uma legenda com os resultados da análise.

Para que possamos realizar uma Análise de Setas de Declividades no AutoCAD Civil 3D 2013 seguiremos o procedimento abaixo.

1 – Abra um desenho que contenha uma superfície ou então crie uma a partir de pontos topográficos, curvas de nível ou imagens de satélite.

superficie do tutorial
Superfície que será utilizada durante o tutorial.

2 – Na Toolspace, clique no símbolo de positivo (+) ao lado da opção Surfaces para que as superfícies existentes no desenho sejam apresentadas, conforme imagem abaixo.

acessando as superficies
Acessando as superfícies na Toolspace

3 – Clique com o botão direito na superfície existente e selecione a opção Surface Porperties, conforme imagem abaixo.

propriedades de superficies
Acessando as propriedades de superfícies.

4 – Ao clicar na opção Surface Properties, uma janela contendo todas as informações referentes à superfície será apresentada. Veja a imagem abaixo esta janela com alguns pontos sendo observados.

detalhamento das propriedades das superficies
Detalhamento da janela Surface Properties

5 – Para acessarmos a Análise de Elevações precisamos clicar na Guia Analysis. Veja a imagem abaixo.

guia analysis
Acessando a guia Analysis.

A guia Analysis contém todas as análises possíveis que podem ser realizadas em uma superfície, nela vocês encontrarão as opções de análise, seus respectivos estilos, uma prévia da legenda, assim como o resultado da análise. Veja essa guia, de forma mais detalhada, na imagem abaixo.

detalhando a guia analysis
Detalhamento da guia Analysis.

Para que possamos realizar a Análise de Elevações, precisamos conhecer melhor a guia Analysis. Para isso, chamamos a atenção, na imagem acima, para quatro pontos desta guia.

  • Analysis type: Neste campo podemos escolher o tipo de análise que será realizada, como padrão o AutoCAD Civil 3D apresenta a análise de elevação (Elevations).
  • Preview: Neste campo, o AutoCAD Civil 3D apresenta uma prévia da legenda criada para apresentar os resultados da análise criada. Notem que entre os campos 1 e 3 existe um local chamado Legend, onde o AutoCAD Civil 3D nos fornece alguns estilos pré-configurados para as legendas de cada análise.
  • Ranges: Neste campo, o usuário seleciona o número de bandas de declividade, elevação ou de contornos que serão analisados. Como padrão o AutoCAD Civil 3D apresenta 8 bandas, contudo, basta alterar este valor caso sua análise deva contemplar um número maior ou menor de bandas.
  • Range Details: Neste campo o usuário poderá visualizar o resultado da análise realizada em uma determinada superfície.

Agora que já conhecemos melhor a guia Analysis, daremos continuidade ao nosso tutorial.

6 – Em Analysis Type mantenha selecionada a opção Slope Arrows. Veja a imagem abaixo.

selecionando a analise
Selecionando a análise Slope Arrows.

7 – Em Legenda, mantenha a opção Slope Arrows e selecione a opção Preview. Veja a imagem abaixo.

legenda
Selecionando o estilo da legenda

8 – Em Ranges precisamos selecionar a quantidade de intervalos de declividade que serão analisados. Este valor varia de análise em análise e neste caso alteraremos para 10. Veja na imagem abaixo como ficará esta janela.

intervalos da analise
Número de intervalos que serão analisados

9 – Agora que já escolhemos o número de intervalos que serão analisados podemos iniciar a análise de superfícies e para isso precisamos clicar na seta ao lado do número de intervalos, chamada Run Analysis. Veja na imagem abaixo.

realizando a analise
Realizando a análise.

10 – Ao rodarmos a análise, o AutoCAD Civil 3D nos apresentará seu resultado de duas formas. Primeiramente, veja na imagem abaixo os intervalos analisados e suas respectivas cores. Notem que o esquema de cores utilizado é o Rainbow ou Arco íris.

declividades obtidas
Resultado da análise.

11 – Também podemos visualizar a legenda referente a esta análise no campo Preview. Veja na imagem abaixo esta legenda em destaque.

visualizando a legenda
Visualizando a legenda da análise.

12 – Para encerrarmos a análise, clicaremos em Ok e retornaremos ao desenho com a superfície original.

finalizando a analise
Finalizando a análise e retornando ao desenho.

13 – Ao retornarmos ao desenho, veremos que nada mudou na superfície, ou seja, nossa análise de setas de declividades não está sendo apresentada. Veja a imagem abaixo.

superficie do tutorial
Superfície que será utilizada durante o tutorial.
sem analise
Superfície sem os resultados da análise.

14 – Por padrão, o AutoCAD Civil 3D não apresenta os resultados das análises diretamente, cabendo ao usuário realizar uma alteração no estilo que estiver sendo utilizado na superfície. Para que possamos realizar esta alteração, clicaremos com o botão direito na superfície, apresentada na Toolspace, e em seguida selecionaremos a opção Edit Surface Style.

estilos de superficie
Acessando o editor de estilos de superfície.

15 – Ao acessar esta opção, a seguinte janela nos será apresentada, onde poderemos alterar todos os parâmetros referentes ao estilo de superfície utilizado. Veja esta janela na imagem abaixo.

detalhamento da janela surface style
Detalhamento da janela Surface Style.

16 – Todos os componentes que são apresentados em um estilo podem ser acessados na guia Display da janela Surface Style, sendo assim, clique nesta guia.

guia display
Acessando a guia Display.

17 – A guia Display possui um funcionamento parecido com o do Gerenciador de Layers. Ou seja, um componente será apresentado quando sua lâmpada estiver acesa. Veja na imagem abaixo os componentes que são apresentados por padrão em um estilo de superfície.

guia display do civil 3d
Componentes apresentados na guia Display.

18 – Ao descer a barra de rolagem no canto direito da janela apresentada acima poderemos visualizar que a opção Slope Arrows se encontra desligada. Veja a imagem abaixo.

slope arrows na guia display
Acessando a opção Slope Arrows na guia Display.

19 – Clique na lâmpada ao lado da opção Slope Arrows para que este componente passe a ser apresentado na sua superfície e em seguida clique em Ok. Veja na imagem abaixo.

finalizando a alteracao
Alterando o status do componente Slope Arrows.

20 – Ao clicar em Ok retornaremos a superfície, onde, agora, conseguiremos visualizar as Slopes Arrows.

visualizando a analise
Visualizando a análise na superfície.

21 – Se aumentarmos o Zoom em um determinado ponto da superfície poderemos ver as setas de declividade com um melhor detalhamento. Veja a imagem abaixo.

visualizando a analise com mais zoom
Visualizando a análise em um nível maior de Zoom.

22 – Nosso próximo passo será inserir a legenda contendo todas as informações da análise realizada. Para isso, precisamos clicar na Guia Annotate. Veja a imagem abaixo.

guia annotate
Acessando a guia Annotate.

23 – Na guia Annotate, clique na opção Add Tables. Veja a imagem abaixo.

tabelas do civil 3d
Acessando as tabelas disponíveis no AutoCAD Civil 3D.

24 – Dentre as opções disponíveis, selecione a opção Add Surface Legend Tables. Veja a imagem abaixo.

selecionando a legenda
Selecionando a legenda que será apresentada.

25 – Ao clicar na opção Add Surface Legend Table, visualize a linha de comando do AutoCAD Civil 3D, onde o software solicita ao usuário escolher que tipo de legenda será inserida, como neste caso a análise é referente a Setas de Declividades, clique em Slope Arrows ou digite a tecla de atalho A.

legenda de setas de declividades
Escolhendo o tipo de legenda de superfície que será utilizada.

26 – Ao selecionar a legenda que será apresentada, deveremos escolher seu comportamento. Neste caso, precisaremos decidir se a tabela será estática ou dinâmica, sendo a segunda opção a mais indicada, já que ao alterarmos a análise a legenda automaticamente será alterada, sendo assim, mantenha a opção Dynamic e pressione Enter.

escolhendo o comportamento da tabela
Escolhendo o comportamento da legenda.

27 – Nosso próximo passo será selecionar um local para a legenda, sendo assim, clique em um ponto do seu desenho onde a legenda não atrapalhe a visualização da superfície. Veja o resultado na imagem abaixo.

escolhendo local para legenda
Escolhendo um local para a legenda.

28 – Na imagem abaixo podemos ver a legenda inserida com um maior detalhamento. Notem que para cada intervalo de declividade foi aplicada uma cor diferente.

visualizando a legenda
Visualizando a legenda.

Após todas estas etapas encerramos este tutorial, onde foi ensinado a realizar uma Análise de Setas de Declividades no AutoCAD Civil 3D 2013.

Vale ressaltar que em nosso curso gratuito de AutoCAD Civil 3D Modelagem Avançada de Superfícies ensinamos como realizar diversos tipos de análises em um determinado terreno. Então, não deixe de visitar este curso

Até a próxima, pessoal!

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *