Aprenda a utilizar a análise de contornos definidos pelo usuário no AutoCAD Civil 3D

contornos definidos pelo usuario no autocad civil 3d

O AutoCAD Civil 3D é, sem dúvidas, um dos melhores, se não o melhor, software desenvolvido para elaboração de projetos na área de infraestrutura atualmente. Isso se deve ao fato de este software fornecer ferramentas que auxiliam o projetista a criar, analisar, tomar decisões e editar seus projetos com extrema facilidade, podendo assim atingir um nível extremamente alto de precisão.

Neste artigo, apresentaremos o procedimento para realizar uma análise de contornos de usuários no AutoCAD Civil 3D. Esta análise retorna ao usuário os contornos de uma superfície que possuem, exatamente, uma cota pré-estabelecida.

Este procedimento poderá auxiliá-lo em várias etapas de um projeto de infraestrutura como, por exemplo, na definição de uma determinada cota de projeto ou área afetada por uma inundação.

contornos definidos pelo usuario

Sendo assim, ao final deste tutorial esperamos que nossos usuários sejam capazes de obter curvas de nível com um determinado valor de cota a partir da realização de uma análise de superfícies e alteração dos parâmetros de um estilo.

Para realizar uma análise do tipo contornos de usuário, você poderá utilizar o seguinte procedimento:

1 – Abra um desenho que possua uma superfície ou então construa uma a partir de arquivos pontos, curvas de nível ou imagem de satélite. Veja a imagem abaixo.

superficie do tutorial
Superfície que será utilizada no tutorial.

2 – Na Toolspace, localize a sua superfície, para isso, clique no símbolo de positivo (+) ao lado da opção Surfaces. Na imagem abaixo poderá ver este local detalhadamente.

superficies
Opção Surfaces da Toolspace.

3 – Clique com o botão direito na superfície existente e, em seguida, selecione a opção Surface Properties, que fornecerá todas as opções referentes a análises no AutoCAD Civil 3D 2013.

propriedades das superficies
Acessando a opção Surface Properties.

Ao clicarmos na opção Surface Properties seremos levados as propriedades das superfícies, onde poderemos acessar vários parâmetros e configurações da superfície existente. Um exemplo de configuração que pode ser alterada nas propriedades de superfícies é o seu aspecto visual escolhendo um estilo diferente.

detalhamento das propriedades
Propriedades das superfícies no AutoCAD Civil 3D 2013.

4 – Na janela Surface Properties, clique na opção Analysis. Nesta guia poderemos encontrar todas as opções de análises disponíveis, inclusive a opção Contornos Definidos pelo Usuário. Veja a imagem abaixo.

acessando a guia analysis
Acessando a guia Analysis.

5 – A guia Analysis nos fornece várias opções de análises que podem ser realizadas com base em uma superfície, podemos citar como exemplos as análises de elevação, declividade e de bacias. Veja a Guia Analysis abaixo.

detalhamento da guia analysis
Detalhamento da guia Analysis.

Para que possamos realizar a Análise de Contornos do Usuário, precisamos conhecer melhor a guia Analysis, para isso, chamamos a atenção, na imagem acima, para quatro pontos desta guia.

1º – Analysis type: Neste campo podemos escolher o tipo de análise que será realizada, como padrão o AutoCAD Civil 3D apresenta a análise de elevação (Elevations).

2º – Preview: Neste campo o AutoCAD Civil 3D apresenta uma prévia da legenda criada para apresentar os resultados da análise criada. Notem que entre os campos 1 e 3 existe um local chamado Legend, onde o AutoCAD Civil 3D nos fornece alguns estilos pré configurados para as legendas de cada análise.

3º – Ranges: Neste campo o usuário seleciona o número de bandas de declividade, elevação, ou de contornos que serão analisados. Como padrão o AutoCAD Civil 3D apresenta 8 bandas, contudo basta alterar este valor caso sua análise deva contemplar um número maior ou menor de bandas.

4º – Range Details: Neste campo o usuário poderá visualizar o resultado da análise realizada em uma determinada superfície.

Agora que já conhecemos melhor a guia Analysis, daremos continuidade em nosso tutorial.

6 – Em Analysis Type escolha a opção User  defined Contours. Veja a imagem abaixo.

escolhendo a analise
Escolhendo a opção de análise.

7 – No Campo Legend mantenha a seleção User defined Contours para que possamos utilizar um modelo pré-configurado de legenda.

escolhendo a legenda
Escolhendo o estilo da Legenda.

8 – Em Ranges, escolheremos a quantidade de contornos que serão localizados pelo AutoCAD Civil 3D 2013. Neste caso, escolheremos apenas um contorno.

numero de analises
Número de contornos que serão analisados pelo AutoCAD Civil 3D 2013.

9 – Para realizar a análise, clique na seta ao lado do número de contornos. Ao passar o cursor em cima desta seta aparecerá seu nome Run Analysis.

realizando a analise
Realizando a análise.

10 – Na imagem abaixo apresentamos o resultado da análise realizada. Notem que o AutoCAD Civil 3D adotou como cota do contorno um valor arbitrário de 1192.500 metros. Caso esta cota esteja de acordo com a sua análise, mantenha o valor, senão veja o passo 11.

valor da elevacao
Resultado da análise.

11 – No campo Elevation alteraremos o valor que o AutoCAD Civil 3D escolheu arbitrariamente para a cota 1000 m. Para isto, clique duas vezes em cima do valor 1192.500 m e em seguida digite 1000, pressione Enter para finalizar a edição. Este valor foi escolhido aleatoriamente, caso você necessite realizar uma análise com uma cota diferente basta alterar este valor de acordo com suas necessidades.

alterando o contorno
Alterando a elevação do contorno.

12 – Após as alterações necessárias clique em Ok e retorne ao seu desenho. Note que o contorno analisado não foi apresentado no desenho, isso se deve ao fato do AutoCAD Civil 3D, por padrão não apresentar resultados de análises antes que o usuário altere o estilo da superfície.

resultado
Superfície após a análise.

13 – Para que o resultado da análise possa ser apresentado precisamos alterar o estilo utilizado. Esta alteração sempre será necessária em análises realizadas no Civil 3D. Para alterarmos o estilo da superfície clique com o botão direito na superfície utilizada e acesse a opção Edit Surface Style. Veja a imagem abaixo.

acessando o editor de estilos
Acessando o editor de estilos.

14 – Ao clicarmos em Edit Surface Style, o AutoCAD Civil 3D nos apresentará uma janela onde poderemos acessar todos os parâmetros de um determinado estilo. Abaixo apresentamos a janela Surface Style.

janela de estilo
Detalhamento da janela de estilo de superfícies.

15 – Para que possamos visualizar o resultado de uma análise, qualquer que seja ela, precisamos alterar as opções que são apresentadas por um determinado estilo. Para isso, clicaremos na guia Display, que fornece todos os componentes que são apresentados no estilo em questão.

acessando a guia display
Acessando a guia Display.

16 – Na guia Display podemos escolher as informações que são apresentadas em um determinado estilo. O seu funcionamento é bem parecido com o da guia Layers, onde uma lâmpada acessa significa que o componente será apresentado no estilo enquanto a lâmpada apagada significa que o componente não será apresentado. Sendo assim, clique na lâmpada apagada, ao lado da opção User Contours e, em seguida, clique em OK.

alternado o estilo
Marcando a opção que apresenta os contornos.

17 – Agora que alteramos o estilo é possível visualizarmos o resultado da Análise de Contornos definidos pelo usuário. Veja a imagem abaixo, que dois contornos destacados em amarelo são apresentados. Isto significa que estas curvas de nível apresentam a cota de 1000 metros.

visualizando o resultado
Visualizando o resultado final.

Após todas estas etapas encerramos este tutorial, onde foi ensinado a obter a curva de nível que representa uma determinada cota em uma superfície.

Vale ressaltar que em nosso curso gratuito de AutoCAD Civil 3D Modelagem Avançada de Superfícies ensinamos como realizar diversos tipos de análises em um determinado terreno, então, não deixe de visitar a página do curso.

Até a próxima, pessoal!

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *