AutoCAD Civil 3D: Como extrair curvas de nível de uma superfície

superficie do civil 3d

As superfícies são objetos tridimensionais do AutoCAD Civil 3D criadas a partir de informações topográficas advindas de medições ou imagens de satélites. A partir das coordenadas x, y e z de um ponto, por exemplo, o Software cria uma triangulação capaz de gerar este objeto que normalmente é a base de qualquer projeto de infraestrutura.

superficie do civil 3d
Superfície no AutoCAD Civil 3D.

Uma das vantagens em utilizar as superfícies no Civil 3D é que ele oferece um conjunto de ferramentas que nos permitem analisar o terreno e obter informações que poderão auxiliar na tomada de decisões durante todas as etapas de elaboração do projeto, sendo assim, podemos obter, a partir de análises informações como banda de elevações, declividades e encontrar também curvas de nível específicas e que sejam de alguma forma importante ao projeto.

analise de elevacao
Exemplo de análise de superfícies: Análise de Elevação.

Neste tutorial, apresentaremos o procedimento para extrair uma determinada curva de nível obtida a partir de uma análise de contornos do usuário e que pode ser visualizada na imagem a seguir,  utilizando uma ferramenta conhecida como Extract Objects, para isso, seguiremos as etapas listadas abaixo.

contorno extraido da superficie
Exemplo de curva de nível que poderá ser extraída da superfície.

1 – Nesta primeira etapa abriremos um desenho que contenha uma superfície, e que nesta superfície tenha sido realizada uma Análise de contornos definidos pelo usuário, caso você não possua uma superfície assim, crie  uma e realize esta análise.

superficie do tutorial
Superfície que será utilizada no tutorial.

2 -Nesta segunda etapa analisaremos melhor a imagem para entender qual a curva de nível será extraída. Veja a imagem abaixo e verifique que a curva de nível que será extraída contém elevação igual a 1000 metros e possui cor amarela.

curva de nivel q sera extraida
Elevação da curva de nível que será extraída.

3 – Agora que já sabemos qual curva de nível será extraída, selecionaremos a superfície para que possamos visualizar a Guia Contextual de Superfícies, para isso, basta clicar na superfície em questão. Veja a imagem abaixo.

selecionando a superficie
Superfície selecionada.

4 – A Guia Contextual de Superfícies reúne um conjunto de ferramentas voltadas para a edição deste objeto especificamente, sendo assim, você encontrará várias opções para editar e melhorar sua superfície.

guia de superficies
Guia contextual de superfícies.

5 – Na Guia Contextual de Superfícies encontre a opção Extract Objects, que é ferramenta fornecida pelo Civil 3D para extração de informações referentes a análises em superfícies, como por exemplo, uma determinada curva de nível. Veja na imagem abaixo a localização desta ferramenta.

ferramenta extract objects
Ferramenta Extract Objects.

6 – Ao clicar na opção Extract Objects você visualizará a janela apresentada abaixo, nela poderemos escolher quais objetos serão extraídos da superfície a partir da seleção feita pelo próprio usuário.

janela extract objects
Janela Extract Objects From Surface

7 – Para extrair somente os contornos definidos pelo usuário, basta desmarcar as demais opções nesta janela e manter selecionada a opção User Contours.

contornos definidos pelo usuarios
Selecionando os contornos definidos pelo usuário.

8 – Agora que já selecionamos quais informações serão extraídas da superfície, basta clicar em Ok,

finalizando o procedimento
Finalizando a extração da curva de nível.

9 – Ao clicarmos em Ok poderemos utilizar a curva de nível, extraída da superfície e que agora é uma Polyline e poderá ser utilizada de várias formas diferentes, como por exemplo, para delimitar áreas.

polyline extraida da superficie
Visualizando a Polyline extraída da superfície.

10 – Agora vamos visualizar a elevação da curva de nível extraída desta superfície, veja a imagem abaixo, a elevação obtida a partir do uso da janela de propriedades.

visualizando a elevacao da polyline
Visualizando a elevação da Polyline.

Com isso, finalizamos este procedimento onde ensinamos como extrair uma curva de nível obtida a partir de uma Análise de contornos definidos pelo usuário, que é um método vantajoso já que além de possibilitar o uso da Polyline durante o projeto também gera esta linha com elevação, o que poderá ser vantajoso em etapas de um projeto de infraestrutura.

Conheçam os Cursos gratuitos de AutoCAD Civil 3D, na área de Cursos CADguru, vocês encontrarão diversas opções voltadas para a área de infraestrutura e que com certeza irão agregar muito valor ao seu currículo!

Até a próxima pessoal!

RelatedPost

2 pensamentos sobre “AutoCAD Civil 3D: Como extrair curvas de nível de uma superfície

    • CADguru diz:

      Olá Claudinei,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *