Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

3 ferramentas super úteis para projetistas no AutoCAD 2014

Postado em: 07/04/2014 Comentários (2)

Neste artigo apresentaremos a vocês algumas utilidades do AutoCAD 2014 que, quando bem utilizadas, facilitam o trabalho do projetista durante a criação de diversos tipos de desenhos.

Ferramentas de medição (Measure)

As ferramentas de medição (Measure) foram criadas para que os usuários possam obter informações durante a criação de um determinado desenho no AutoCAD 2014 de forma rápida.

ferramentas measure

Conjunto de ferramentas para obtenção de medidas no AutoCAD 2014. (Measure)

Basicamente, podemos obter medidas de distâncias, raios, ângulos, áreas e volumes com precisão e facilidade. Veja na imagem abaixo o raio de uma circunferência que foi obtido a partir deste grupo de ferramentas.

obtendo o raio de um circulo

Obtendo o raio de uma circunferência a partir das Ferramentas de Medição do AutoCAD 2014.

Ferramentas de seleção rápida (Quick Select)

As ferramentas de seleção rápida (Quick Select) permitem ao usuário selecionar um grupo de objetos com extrema facilidade a partir de suas características, como layers, tipo de objeto, entre outras.

ferramenta de selecao rapida

Ferramenta de Seleção Rápida de objetos. (Quick Select)

Na imagem apresentada abaixo podemos visualizar um dado número de pontos de um desenho no AutoCAD 2014 que foi facilmente selecionado a partir do uso desta ferramenta.

selecionando pontos quick select

Grupo de pontos selecionados utilizando as opções da ferramenta Quick Select.

Agrupamento de objetos (Group)

O agrupamento de objetos permite ao usuário transformar um objeto de vários segmentos em um único objeto a partir do agrupamento de cada parte do objeto. Sendo assim, o processo de movimentação, cópia, entre outros, que modificam o desenho são facilmente aplicados.

grupos de objetos no AutoCAD 2014

Ferramenta para a criação de Grupos de Objetos no AutoCAD 2014 (Group).

Na imagem abaixo podemos visualizar a diferença entre um mesmo objeto agrupado e não agrupado. Vejam que a partir de um único clique podemos selecionar o objeto como um todo.

visualizando objetos agrupados

Visualizando a diferença entre objetos agrupados e não agrupados no AutoCAD 2014.

Caso queira conhecer melhor estas ferramentas, acessem a loja Cursos Guru e confiram o conteúdo do Curso de AutoCAD 2014 Intermediário, com estas e outras ferramentas que facilitarão a criação, modificação e edição de desenhos com facilidades.

Até a próxima, pessoal.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. Luiz Carlos de Oliveira em 12/05/2014:

    Oi Quero. Preciso fazer um curso de AutoCAD urgente Moro em Brasilia Me ajudem Boa noite

    Responder
    • CADguru em 13/05/2014:

      Olá Luiz,

      Em que posso auxiliar?

      Aguardo retorno

      Responder

Comentários (2):