Torneamento de canais frontais

refrigeração

Uma operação de torneamento bastante complicada para alguns programadores é o torneamento de canais frontais. Muitas dificuldades como saída de cavaco, vibração e acabamento são encontrados por alguns programadores nesse tipo de usinagem.

Para esse tipo de trabalho, vamos precisar de algumas informações técnicas para melhorar o desenvolvimento dessa usinagem, ferramentas com olhais para refrigeração que vão dar um correto escoamento do canal assegurando um processo sem problemas na criação dos canais frontais e com qualidade.

Estratégias de usinagem

Abaixo teremos algumas estratégias de usinagens que são aplicadas ao torneamento de canais frontais seguido das principais dicas para cada uma das estratégias, garantindo qualidade na usinagem:

Desbaste

Devemos sempre começar a usinagem por um diâmetro maior (1) e trabalhe para dentro. Os outros cortes (2, 3) devem ter 0,5‒0,8×a largura da pastilha.

Operação de desbaste

Torneamento

O torneamento lateral das faces proporciona certo controle do cavaco. Sempre que possível essa é a melhor estratégia a ser aplicada nos canais frontais, devemos começar a usinagem com o diâmetro maior e usinar em direção ao centro da peça.

Operação de torneamento

Acabamento

Nesta estratégia de usinagem sempre é difícil obter um bom controle do cavaco durante sua execução. Principalmente na usinagem de filetes é aconselhado separar o material que deve ser removido fazendo três cortes. Segundo a empresa Sandvik, devemos seguir a seguinte ordem de usinagem:

  1. Primeiro, faça um corte axial próximo ao raio de canto no diâmetro maior.
  2. Comece o segundo corte no diâmetro maior e usine até o raio de canto no diâmetro interno.
  3. O terceiro corte acaba no diâmetro interno e no raio de canto.

Operação de acabamento

Refrigeração na usinagem

Além da escolha da estratégia de usinagem, para um bom trabalho na criação de canais na face da peça, outro ponto fundamental é a refrigeração. Neste tipo de usinagem é aconselhado o uso de uma refrigeração de alta precisão mesmo se a pressão máxima de refrigeração da máquina de usinagem for baixa (entre 7 e 10 bar). Esta alta pressão irá melhorar o escoamento de cavaco e diminuir o risco do canal entupir. Se deve usar a pressão de refrigeração no máximo possível (até 80 bar) mantendo o controle de saída do cavaco.

refrigeração

Seguindo essas dicas poderemos melhorar cada vez mais o processo de usinagem desta operação de torneamento que por muitas vezes se torna uma dor de cabeça na vida dos programadores.

Bom trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *