Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Engenharia Elétrica: geração, transmissão, transporte e distribuição da energia elétrica

Postado em: 14/04/2014 Comentários (2)

Dando continuidade ao conteúdo especial voltado para a Semana da Engenharia, neste artigo falaremos sobre a Engenharia Elétrica, área de atuação do engenheiro eletricista, e mostraremos como o portal CADguru poderá ajudar um profissional a se especializar nesta área.

engenharia eletrica

O Engenheiro Eletricista.

Leia também: área de atuação dos profissionais de Engenharia Civil.

A Engenharia Elétrica

De acordo com o Guia do Estudante, a Engenharia Elétrica é a área que lida com a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição da energia elétrica.

itaipu

Usina de Itaipu.

Sendo assim, esta área está diretamente ligada ao desenvolvimento de um País, já que boa parte das tecnologias empregadas utiliza da energia elétrica para realizar suas tarefas.

O profissional da área

O Engenheiro Eletricista é um profissional que possui capacidade técnica para atuar diretamente nas mais diversas áreas, desde geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, até o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias voltadas para este segmento.

atuacao do engenheiro eletricista

Áreas de atuação do Engenheiro Eletricista.

Além disso, trazemos até vocês uma definição alternativa de Engenheiro Eletricista, com base no escopo do curso da Universidade Federal de Itajubá, que pode ser considerada como um dos principais pilares da formação de engenheiros eletricistas do Brasil, que apresenta a seguinte definição:

“Além de atuar na expansão do sistema elétrico nacional, esse engenheiro planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica (potência e energia). Também tem a possibilidade de especializar-se em eletrônica (computação, microeletrônica, circuitos integrados e telecomunicações) e é habilitado a especificar, construir e aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial. Trabalha em qualquer indústria que empregue ou construa componentes eletroeletrônicos: de fábricas de celulares e aparelhos de infraestrutura de telecomunicações a operadoras de sistemas de comunicação. O profissional pode, ainda, atuar em fábricas de motores e geradores e em empresas prestadoras de serviços em computação.”

O software AutoCAD Electrical

O AutoCAD Electrical é a solução da Autodesk para a criação de projetos elétricos industriais. A partir dele, o usuário é capaz de criar os mais diversos tipos de projetos, empregando inclusive Controladores Lógicos Programáveis.

autocad electrical 2014

O AutoCAD Electrical 2014.

Sendo assim, sua interface e conjunto de ferramentas são voltados para facilitar a elaboração de projetos desta área, tornando o trabalho do Engenheiro Eletricista um pouco mais simples.

Aqui no portal você poderá encontrar uma lista interessante de cursos gratuitos na área de AutoCAD Electrical, que abordam desde os circuitos monofásicos e trifásicos até a criação de projetos utilizando CLP’s e circuitos eletrônicos. Visite agora mesmo nossa página e comece a empregar este software em seus próximos projetos.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

  1. MARCELO CONCEIC'AO DE OLIVEIRA em 20/04/2014:

    ASSUN T5O SOBRE ELE’TRICA

    Responder
    • CADguru em 22/04/2014:

      Olá Marcelo,

      Em que posso auxiliar?

      Aguardo retorno

      Responder

Comentários (2):