Ciclovias e ciclofaixas

Ciclofaixa

A bicicleta, sem dúvida encabeça o topo da lista de transportes eficientes e sustentáveis, como vimos em nosso primeiro artigo. Em muitas cidades brasileiras as prefeituras começam a se preocupar com a segurança de ciclistas, reurbanizando vias e ativando ciclofaixas e ciclovias para um trânsito mais organizado. Aliás, você sabe qual é a diferença entre Ciclofaixa e Ciclovia?

Ciclofaixas:

As Ciclofaixas são espaços pintados no piso, sinalizando onde os ciclistas devem circular. Geralmente as ciclofaixas são pintadas nas ruas e avenidas e dividem espaço com os carros, dando exclusividade ao ciclista em determinadas faixas da via. Nos cruzamentos elas registram a preferência aos pedestres, mas os carros as atravessam. Existe também a Ciclofaixa Operacional, que é uma faixa exclusiva para os ciclistas, instalada temporariamente durante eventos, que pode ser sinalizada com cones, cavaletes ou fitas. As Ciclofaixas de Lazer, instaladas aos fins de semana, também são Ciclofaixas Operacionais.

Ciclofaixa

Ciclovias:

As ciclovias são vias exclusivas para ciclistas, separadas fisicamente das vias de veículos por canteiros, calçadas, muretas ou meio fio. Nas ciclovias é proibida a circulação de carros, motos e também de pedestres, garantindo que o ciclista pedale com tranquilidade e segurança. Podem ser de mão dupla ou mão única e as ciclovias próximas a orla são bons exemplos deste tipo de via.

Ciclovia

O investimento público em ciclovias e ciclofaixas e a urbanização interligando pontos distantes da cidade, incentiva o uso da bicicleta não só como uma forma de lazer, mas como um meio de transporte eficiente, econômico e sustentável. Se sua cidade ainda não tem espaços destinados aos ciclistas, que tal sugerir através de grupos de apoio aos ciclistas? Já existem algumas iniciativas de grupos em diversas cidades do país. Em São Paulo algumas delas se uniram e formaram a Cicloliga. Juntos propõe projetos de utilização da bicicleta com outros modais e fazem campanhas pela segurança dos ciclistas no trânsito.

Também já existem softwares que ajudam a simular a Urbanização das cidades em 3D, como acontece com o plugin Modelur, que instalado junto ao software SketchUp, nos auxilia na visualização do Planejamento Urbano, de acordo com os Planos Diretores vigentes. Para aprender como colocar os dados da sua cidade e utilizar estes recursos no SketchUp, assista o Curso SketchUp 8.0 Urbanismo com Modelur no portal CADguru.

Com informações de segurança e iniciativas de uso, a bike é uma ótima alternativa para o caos no trânsito e para minimizar a poluição das cidades!

4 pensamentos sobre “Ciclovias e ciclofaixas

  1. EDMILSON AUGUSTO FILHO diz:

    Sou Gerente de Esporte da CIDADE DE CARUARU e pretendo introduzir o Ciclismo nas vias pública ja que temos inumeras bicicletas circulando na avenidas sem ordem.

    • CADguru diz:

      Olá Elaine,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *