Como alterar o nome dos componentes da ToolBox do SolidWorks

árvore de projetos solidworks

A biblioteca de peças do SolidWorks, chamada de ToolBox, é um recurso que facilita a criação e desenvolvimento de nossos projetos, pois possui uma variedade de componentes padronizados como: parafusos, porcas, arruelas, pinos e etc. Que podem ser inseridos e ajustados para se adequar a nossas montagens.

Os nomes desses componentes são padronizados de acordo com a norma utilizada, porém no dia a dia, esses nomes padronizados nem sempre são utilizados, pois são difíceis de memorizar.

Como lembrar que quando especificamos para o projeto um parafuso ISO 4762 ou DIN 912, estamos falando de um parafuso Allen de cabeça cilíndrica com sextavado interno, feito de aço-liga de alta qualidade?

Essas são nomenclaturas difíceis de se associar ao componente e normalmente geram confusão. Mas podemos facilmente alterar o nome da configuração de um componente de biblioteca ao inseri-lo na montagem e quando for feito um detalhamento desse projeto, o nome do componente na lista de materiais estará como o especifico.

Para alterar o nome da configuração de um componente, basta inserir o componente na montagem e nas configurações do componente, alterar o nome da configuração para o nome da sua escolha.

Alterando o nome da configuração do componente

Repare que ao trocar o nome da configuração do componente e confirmar o comando, na árvore de projetos ainda aparecerá o nome da peça em inglês, isso por que esse é o nome com que o arquivo foi salvo na instalação do SolidWorks, porém podemos ver que entre parênteses teremos o no especificado para a configuração do componente.

Nome da configuração na árvore de projetos

Esse é o nome que irá aparecer na lista de materiais quando você fizer o detalhamento da montagem.

Está gostando desta dica? Conheça os Cursos de SolidWorks disponíveis e aprenda muito mais!

Nome da configuração na lista de materiais

Após renomear a configuração de um componente você poderá reaproveitar essa configuração toda vez que inserir um novo componente de biblioteca.

Reutilizando configuração criada

Para deletar uma configuração que foi renomeada basta seleciona-la e clicar no botão excluir, isso fará o nome da configuração da peça voltar para condição padrão.

Deletando o nome da configuração do componente

Veja também:

– Como criar um nova configuração para os componentes da ToolBox do SolidWorks.

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *