Como alterar o Sistema de Coordenadas de uma peça importada pelo SolidWorks

sistema coordenadas solidworks

Um artificio que é amplamente utilizado no desenvolvimento de projetos 3D, para agilizar o projeto e economizar horas de modelagem é o reaproveitamento de componentes. Sejam esses componentes pertencentes a projetos internos ou não, algumas vezes ficamos fadados a utilizar arquivos de outros softwares diferentes do nosso, e é ai que surge o problema. Nem sempre o software onde a peça foi criada tem o sistema de coordenadas orientado igual ao software que trabalhamos, podemos citar como exemplo o Catia V5 que usa o “eixo Z” como eixo vertical padrão, já o SolidWorks utiliza o “eixo Y”.

eixo vertical padrão

Isso normalmente não me incomoda, pois sempre podemos girar e posicionar a peça da maneira que for necessária. Mas a maioria das pessoas fica aborrecida quando importa uma peça de outro software e numa vista isométrica padrão a peça ou montagem é visualizada deitada.

montagem importada pelo SolidWorks

Se você é uma dessas pessoas que quer sempre ver a peça orientada de forma correta no ambiente tridimensional, veja como alterar o sistema de uma peça ou montagem importada para o SolidWorks.

Primeiro, importe a peça ou montagem em um formato aceito pelo SolidWorks, eu vou utilizar uma montagem como exemplo, veja que o eixo Y do software está apontado para cima, mas a montagem está tombada.

sistema de coordenada orientado errado

Em seguida devemos inserir um novo sistema de coordenadas para definir a nova orientação da peça. Para facilitar esse processo você pode criar um esboço, contendo duas linhas a 90 graus, no local onde você quer a origem do arquivo. Eu vou criar no centro e na base da minha montagem.

esboço de referencia

Para inserir o novo sistema de coordenadas, clique no Menu Inserir, vá até Geometrias de referencia e em seguida clique em Sistema de coordenadas.

inserirndo novo sistema de coordenadas

Defina o ponto de origem como a intersecção das linhas do esboço criado, defina uma das linhas como o eixo X e a outra como eixo Z, de forma que o eixo Y fique na vertical e apontado para a parte de cima da peça ou montagem, se necessário utilize o botão inverter direção.

definindo a origem do novo sistema de coordenadas

Ao clicar em confirmar, para criar o sistema de coordenadas, você verá o novo sistema inserido no local especificado, porém, o problema ainda não está resolvido.

Sistema de coordenadas criado

Aqui está o segredo para alterar o sistema de coordenadas de um arquivo. Utilize a opção (1) “salvar como”, para salvar a peça ou montagem novamente. Mas antes de salvar, especifique o (2) formado como STEP, clique no (3) botão Opções, e defina o (4) Sistema de coordenadas criado como sistema de saída.

salvando o arquivo com um novo sistema de coordenadas

Assim que o novo arquivo estiver salvo, abra-o e veja o resultado.

Orientação correta do sistema de coordenadas

Gostou do artigo? Confira mais tutoriais no portal CADguru!

Aproveite para conhecer o Curso Solidworks 2015 Metrologia da Loja Guru!

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *