Como criar e dimensionar as cotas em desenhos técnicos

As cotas de um desenho técnico

Se você já trabalha com desenhos técnicos, provavelmente quando se depara com suas vistas de representação com certeza saberá do que se trata a peça, porém, esses dados não são suficientes para que seja possível fazer efetivamente a fabricação do produto.

Vistas dos desenhos

Para que possa executar qualquer operação de usinagem, além das informações pertinentes das vistas dos desenhos, são necessárias informações de relação ao tamanho da peça, ou seja, se precisa de informações correspondentes às dimensões exatas que cada uma das entidades contidas na peça precisa ter. Essas medidas deverão ser indicadas no desenho técnico, sob a forma de cotas.

Essas cotas seguem a normalização da ABNT/NBR 10126/1987, respectivamente, para que seu entendimento seja universal seguindo o principal intuito da normalização dos desenhos técnicos. Essas medidas indicadas no desenho se referem à grandeza real necessária que cada uma das entidades devem conter. Seguindo isso deve-se interpretar rigorosamente as indicações das cotas referidas. Caso essa interpretação seja feita de maneira errada, o produto final desenvolvido estará errado.

As cotas de um desenho técnico 

Conceitos básicos da cotas de um desenho técnico

Basicamente, todas as peças em desenho técnico têm três medidas básicas que são comprimento, largura e altura. Para indicar a cota precisamos sempre ter em mente a unidade de medida que será aplicada como referência. Na norma brasileira utilizamos os milímetro porque às vezes podemos nos deparar com desenhos representados em polegadas, que é o sistema americano de medidas.

Um milímetro corresponde à milésima parte que compõe o “metro”, ou seja, para se ter o milímetro devemos dividir o metro por mil e temos como símbolo duas letras “M” escritas em minúsculo (mm). Por esse motivo, a nossa ferramenta de desenvolvimento de desenho técnico, chamada de escala, está subdividida em milímetros para que o desenhista consiga usa-lá como referência para desenvolver o respectivo desenho.

Materiais do desenho técnico mecânico

Elementos que compõem a cota

Para se poder criar uma cota devemos seguir algumas regras da normalização, que são:

  • A cota ou o valor numérico, que determinam a grandeza do elemento representado.

Cota ou valor numérico

  • As linhas de cota, que são linhas estreitas com setas nas suas extremidades, localizam-se abaixo da cota. Vale ressaltar que essas linhas não podem ficar encostadas nas cotas, devem seguir um espaçamento padrão.

linha de cotagem

  • As linhas auxiliares são aquelas que limitam o tamanho da linha de cota e nunca devem ser encostadas no desenho que está sendo puxada a referência.

Linhas auxiliares

Por isso, ao criar qualquer que seja o desenho, além de nos preocuparmos com a disposição das vistas do seu desenho técnico, temos que ter o máximo de atenção na elaboração das cotas de referência, pois, na verdade, serão elas as responsáveis por determinar toda a parte dimensional do nosso produto final.

7 pensamentos sobre “Como criar e dimensionar as cotas em desenhos técnicos

  1. Augusto Bellinato diz:

    Ola Rafael como vai ? Quero saber como eu coloco o simbolo de diâmetro quando a medida e diâmetro?
    Projeto de maquina pode se desenhar no CAD? ou deve desenhar em outro Programa? qual?

    • CADguru diz:

      Olá Augusto,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.
      Obrigada.

    • Lidio Marcelo diz:

      Ola Augusto,
      Para inserir o símbolo de “Diâmetro” é simples basta segurar pressionado a tecla “ALT” que fica do lado esquerdo junto a tecla com o símbolo do Windows, mais a sequencia 157 ( Alt + 175) = Ø

      😉

  2. Luciano Bispo diz:

    Olá equipe do CADguru! Gostaria de saber se é possível comprar o software do SolidWorks com vocês e qual é o valor. Aguardo resposta!

  3. Luis diz:

    Utilizando o cad 2013, depois de usar o sistema de escalas para ampliar o desenho, para cotar este desenho na escala, igual que fosse feito na escala de 1:1, o que devo fazer para o sistema cote as dimensões?

    • CADguru diz:

      Olá Luis,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.
      Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *