Como funcionam as Curvas no SketchUp

Círculo padrão do SketchUp
Você já percebeu que quando desenhamos curvas no SketchUp, círculos ou arcos, estes elementos não ficam perfeitos pois sempre aparecem serrilhados e pontas nas arestas? E você já se perguntou por que quando selecionamos a ferramenta de círculo ou de arco a primeira informação que o SketchUp pede é a quantidade de lados? Neste artigo veremos porque isso acontece, no que afeta e também como deixar as curvas mais suaves no SketchUp.

Círculos ou Polígonos?

Círculo feito no SketchUp, com 24 segmentos padrão.
Círculo padrão do SketchUp
A primeira coisa que precisamos entender é que no SketchUp não existe curva. O que existe são retas, portanto, quando desenhamos um círculo, por exemplo, na verdade estamos desenhando um polígono com vários lados e, quanto mais lados tiver este polígono mais parecido com uma curva a figura parecerá. A quantidade de lados de um polígono no SketchUp pode variar de 3 a 999, tanto para um círculo como para um arco. E isto interfere diretamente na área da figura. Por exemplo, se você desenhar um círculo no SketchUp com raio de 1 metro, por padrão, este círculo será  um polígono com 24 lados. A área desse polígono será de 3,11m². Porém, se você modificar a quantidades de lados para 999, a área desse polígono passará a ser de 3,14m².
Círculo padrão do SketchUp com 24 segmentos
Círculo com 24 segmentos
Círculo com a melhor qualidade possível no SketchUp, feito com 999 segmentos
Círculo com 999 segmentos

Modificando a quantidade de lados no SketchUp

Para determinar a quantidade de lados de um círculo ou arco no SketchUp é muito simples. Quando selecionada a ferramenta, basta digitar a quantidade de lados desejados e, em seguida, usar a tecla enter. Se você quiser modificar a quantidade de lados após a figura estar desenhada, basta clicar com o botão direito sobre a aresta, clicar em informações da entidade e modificar a quantidade de lados.

Conclusão

O fato de o SketchUp não reconhecer curvas não impede de representá-las usando os polígonos. Só precisamos lembrar de que a quantidade de lados interfere diretamente na área da figura e, em desenhos mais complexos e maiores, exigirá mais de sua máquina. Se você deseja saber mais sobre o SketchUp poderá conferir no curso SketchUp 8.0 Básico.

3 pensamentos sobre “Como funcionam as Curvas no SketchUp

  1. fabindesigner diz:

    Ola, faço algumas renderizações no kerkythea e gostaria de saber se tem outro melhor e mais fácil que esse ou vc acha esse bom?

    • CADguru diz:

      Olá,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *