Como importar arquivos .dwg para o SketchUp 8.0

Quem está acostumado a trabalhar com a versão gratuita do SketchUp pode perceber que a partir da versão 8.0, o software não permite mais que façamos a importação de arquivos do AutoCAD. Mas não se desespere! Tem jeito de importarmos arquivos .dwg para trabalharmos no SketchUp. Só precisamos de alguns macetes:

Mantenha uma versão mais antiga

A importação dos arquivos .dwg da versão 8.0 para frente é possível somente com o SketchUp Pro, a versão paga do software. Mesmo assim é possível fazer a importação na versão gratuita, mas você precisa manter a versão 7 instalada no seu computador. Essa é a dica máxima deste post: se você gosta de se manter sempre atualizado nas últimas versões dos softwares, tenha em mente que com o SketchUp é importante manter a versão anterior rodando na sua máquina. Mesmo que seja só para fazer a importação de arquivos do AutoCAD.

Importe o .dwg

Com a versão 7 aberta clique em “arquivo” e depois em “importar“. Dentro das extensões de arquivos possíveis você encontrará a extensão .dwg.  Clique sobre o arquivo que você deseja importar e em seguida em “abrir“. O SketchUp lista então todos os elementos que estão sendo importados, como layers e blocos. skp1 É importante colocar o desenho do AutoCAD todo em um layer só para que não fiquem vários layers atrapalhando a modelagem. Não podemos esquecer que os layers criados no SketchUp nos auxiliam muito na hora de trabalhar com diferentes elementos da maquete eletrônica. Quando clicamos em um ponto da tela o desenho importado aparece, porém está desagrupado. Selecione todo o conjunto de linhas e clique com o botão direito do mouse e logo após clique em “criar grupo” ou “make group“, se você estiver usando a versão em inglês. Pronto, agora é só salvar este arquivo, na versão 7 mesmo.
Agrupando elementos no SketchUp
Agrupando elementos no SketchUp

Traga o desenho para a versão 8.0

Agora que você importou e salvou seu arquivo .dwg na versão 7, traga-o para a versão 8.0. Na verdade, o que faremos agora é simplesmente abrir um arquivo do SketchUp e salvar para outra versão. Abra o SketchUp na versão 8.0 normalmente.  
Página de boas vindas do SketchUp 8.0
Página de boas vindas do SketchUp 8.0
Agora, vá em “arquivo“, depois em “abrir“. Selecione o arquivo salvo na versão 7 e abra. O SketchUp mostra um aviso de que o arquivo vai mudar de versão. Clique em ok e depois salve seu documento na versão 8.0. skp4 Se você estiver trabalhando já na versão mais nova do SketchUp 2013, você pode seguir estes mesmos passos para importar arquivos .dwg. Para aprender mais, assista nossos Cursos de SketchUp e faça maquetes eletrônicas de forma muito fácil e prática. -> Quer saber tudo de SketchUp? Conheça os Cursos de SketchUp disponíveis nas versões em DVD e Download. Assim, você aprende a hora que quiser, onde quiser e assiste as aulas quantas vezes quiser!

Related Post

8 pensamentos sobre “Como importar arquivos .dwg para o SketchUp 8.0

    • CADguru diz:

      Olá Ana,

      Atualmente não disponibilizamos de suporte para dúvidas técnicas. No entanto criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.
      Obrigada.

  1. sulivam carace ribeiro diz:

    boa tarde, estou fazendo o curso sketchup8 que comprei da cad guru, mas não consigo importar arquivo dwg para o sketchup como faço isso.

  2. Paulo diz:

    Boa tarde,

    quando a importação não vem no mesmo plano o problema esta no cad ou no sket. o desenho vem todo desnivelado com janelas mais baixa que as paredes e portas.
    Obrigado

    • CADguru diz:

      Olá Ivo,

      Atualmente para os cursos gratuitos não estão sendo disponibilizados os arquivos, estamos trabalhando para liberar o mesmo. POrém não temos previsão.
      Se desejar poderá obter o arquivo adquirindo o curso, onde o arquivo é disponibilizado. Se desejar adquirir acesse: Cursos Guru.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *