Como reutilizar recursos de uma peça no SolidWorks

relação de esboço pendente

Sempre procuramos ganhar tempo no trabalho reaproveitando peças de outros projetos. Mas você sabia que é possível reutilizar também os recursos que são usados para criar uma peça? Esta é uma funcionalidade do SolidWorks muito simples de utilizar e que vai facilitar muito o seu fluxo de modelagem de peças.

Como fazer?

O primeiro passo para reutilizar um recurso é abrir os dois arquivos no SolidWorks, a peça que você está criando e a peça “doadora de recursos”.

Para facilitar o processo, divida o espaço da janela de gráficos, mantendo os dois arquivos emparelhados.

Dividindo janela de graficos

Após fazer isso vai ficar muito fácil, pois basta você arrastar o recurso da árvore de projetos de uma peça e solta-lo sobre a outra peça.

Arrastando um recurso

Caso o recurso reutilizado tenha uma relação com alguma referencia externo, você receberá uma mensagem perguntando se você deseja excluir essa relação ou se quer mantê-la pendente.

Manter ou excluir relação externa

Se você optar por manter a relação, será necessário estabelecer uma nova referencia para a relação. No nosso exemplo o recurso que cria um furo no formato de estrela tinha uma relação de paralelismo com a lateral da peça original. Como essa relação foi perdida, note que apareceu um sinal de atenção no esboço do recurso reutilizado.

relação de esboço pendente

Para corrigir vamos entrar no esboço e reanexar à relação arrastando esse pequeno quadrado vermelho até a face que queremos adicionar o paralelismo.

Reanexar relação de esboço

Como o modelo do exemplo não tem uma face plana vou utilizar o plano frontal como referencia para reanexar a relação de esboço.

Peça com recursos reutilizados

Pronto! Com isso temos uma nova peça criada com os recursos reutilizados, esses recursos são totalmente independentes dos recursos originais e podem ser editados livremente.

Aproveite e conheça nossos cursos gratuitos de SolidWorks.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *