Como utilizar curvas guia no SolidWorks 2013

Loft com várias curvas guia

Em algumas situações desejamos criar determinada peça no SolidWorks mas ficamos sem ideia de como realizar o recurso pela peça ser complexa. Diversas situações como esta se resolvem utilizando curvas guia, que nos trazem opções a mais em recursos, como o Loft e o Sweep. Aprenda a utilizá-las nesta videoaula.

Curva guia em uma direção

A curva guia altera a direção do recurso em determinada direção. Vou começar demonstrando com o caso de um loft, em que inserimos uma curva guia modificando o formato do loft.

Loft simples sem curva guia

Loft simples com curva guia

Neste exemplo, podemos perceber como a curva guia altera a forma do loft em uma direção, mas podemos ter mais curvas guia modificando o modelo em diversas direções.

Curva guia em várias direções

Podemos combinar várias curvas guia em um determinado recurso, como é o caso do seguinte loft.

Loft com várias curvas guia

Neste caso, conseguimos controlar o loft de diferentes maneiras em várias direções, podendo adequar o modelo de acordo com a nossa necessidade e criar peças realmente complexas, ligando vários perfis e adaptando a forma com que se ligam através das curvas guia.

Aplicação de curva guia

Para demonstrar um caso em que podemos utilizar uma curva guia, vou criar o início de modelamento da parte superior de um mouse. Para gerar este tipo de superfície, podemos criar um loft com dois arcos ligados por uma curva guia também em arco. Compare os exemplos: Sem curva guia (1), com curva guia (2).

Loft da superfície do mouse sem curva guia

Loft de superfície do mouse com curva guia

Utilizando a curva guia, adaptamos a geometria da superfície com facilidade, tendo um melhor controle sobre a geometria. Podemos utilizar as curvas guia em outros recursos, como o sweep, de acordo com nossa necessidade.

Se você deseja aprender mais sobre SolidWorks, conheça nosso Curso Gratuito de SolidWorks Avançado.

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *