Como visualizar um estilo 2D em forma tridimensional no AutoCAD Civil 3D

visualizando elevacao em 3d

As superfícies do AutoCAD Civil 3D são objetos tridimensionais utilizados para representar o terreno onde uma obra de infraestrutura será realizada. A partir destes objetos podemos obter diversas informações úteis em projetos nesta área e que auxiliam os projetista na tomada de diversas decisões referentes à obra.

visualizando curvas de nivel no autocad civil 3d
Para que possamos visualizar as curvas de nível, ou contornos, precisamos escolher um estilo de superfície adequado.

Além de diversas formas de representar Superfícies, o AutoCAD Civil 3D, fornece inúmeras ferramentas de análise que facilitam o trabalho do usuário em obter mapas de elevação, declividades, bacias, entre outras. No entanto, muitas das informações obtidas possuem características bidimensionais, o que limita as capacidades do software em ser utilizado para apresentar os resultados obtidos na análise.

bandas de elevacao
A partir do uso de estilos de superfícies podemos visualizar diversas informações, como as Bandas de Elevação.

Transformando o resultado bidimensional em análise 3D

Neste tutorial, apresentaremos o procedimento para que um usuário possa transformar o resultado bidimensional de uma análise em tridimensional, aumentando assim a capacidade de apresentação das informações obtidas por topografia e análises de Superfícies.

visualizando elevacao em 3d
Visualizando Bandas de Elevação em 3d a partir de alterações no Estilo de Superfícies.

Para que possamos alterar a forma de visualização de objetos em Superfícies, necessitamos realizar algumas alterações em relação ao estilo de Superfície aplicado sobre a mesma. Para isso, seguiremos o procedimento abaixo.

1 – Abra um desenho que contenha uma Superfície ou então crie uma. Veja a imagem abaixo.

superficie que sera alterada
Superfície que será utilizada durante este tutorial.

2 – Nosso próximo passo será utilizar um estilo de Superfícies que nos apresente o resultado de uma análise de elevações. Para isso, clicaremos com o botão direito do mouse na superfície em questão, e em seguida selecionaremos a opção Surface Properties.

acessando as propriedades da superficie
Para alterarmos um estilo de Superfícies clicaremos e Surface Properties.

3 – Ao clicarmos em Surface Properties teremos acesso a inúmeras formas de alterar as propriedades de uma Superfície, uma delas é a alteração do estilo utilizado para apresentar as informações contidas neste objeto. Veja a imagem abaixo.

acessando os estilos de superficie
Local onde podemos escolher os diferentes Estilos de Superfícies.

4 – Vejam que neste exemplo o estilo de Superfícies utilizado é “Contours 5m and 25m (Background). Devido a isto que visualizamos as curvas de nível do terreno em tons de cinza. Para que possamos alterar o estilo de uma Superfície basta clicar na seta ao lado do nome do estilo utilizado. Veja a imagem abaixo.

visualizando as opcoes de estilos
Visualizando as diferentes opções de Estilos de Superfícies do AutoCAD Civil 3D 2014.

5 – Na imagem abaixo, apresentamos as opções disponíveis de estilos de Superfícies de forma mais detalhada. Notem que existem três opções referentes à bandas de elevação da Superfície.

estilo de bandas de elevacao
Selecionando a opção Elevation Banding para visualizarmos as bandas de elevação da superfície.

6 – Selecione a opção Elevation Banding 2D. Caso deseje, poderá escolher qualquer outro estilo referente às bandas de elevação da Superfície.

estilo de superficie de bandas de elevacao
Escolhendo o Estilo de Superfícies que permite visualizar as bandas de visualização

7 – Para finalizar o procedimento de mudança de estilo de Superfície, clique em Ok.

finalize o procedimento clicando em ok
Clique em Ok e finalize a alteração do Estilo de Superfícies

8 – Mudanças em estilos de Superfície alteram, drasticamente, a forma como este objeto é apresentado. Veja na imagem abaixo como ficará a mesma Superfície apresentada no início deste tutorial, agora com o estilo “Elevation Banding 2D”.

visualizando as elevacoes a partir do estilo de superficie
Visualizando as bandas de elevação de uma superfície no AutoCAD Civil 3D 2014

9 – Se tentarmos visualizar a Superfície, utilizando comandos de visualização tridimensionais, como por exemplo, o Orbit, notaremos que a Superfície não apresenta suas características tridimensionais. Veja a imagem abaixo.

visualizando bandas de elevacao em 3d
Visualizando as bandas de elevação em vista tridimensional no AutoCAD Civil 3D 2014

10 – Para resolvermos este pequeno problema, alteraremos as propriedades do estilo de Superfícies aplicado. Para isso, clique com o botão direito na superfície em questão, e em seguida selecione a opção Edit Surface Style. Veja a imagem abaixo.

acessando o editor de estilos de superficies
Acessando a opção Edit Surface Style para alterarmos o Estilo de Superfícies.

11 – Ao clicarmos em Edit Surface Style, seremos levados a uma janela onde poderemos alterar as propriedades de um determinado estilo. Veja na imagem abaixo esta janela.

janela de edicao de estilos
Visualizando a janela de Edição de Estilos de Superfícies no AutoCAD Civil 3D 2014.

12 – Para que possamos alterar a característica bidimensional do estilo Elevation Banding 2D para tridimensional, precisamos acessar as propriedades da análise realizada na superfície. Sendo assim, clique na guia Analysis. Veja a imagem abaixo.

acesse a guia analysis
Clique na guia Analysis para ter acesso as opções referentes às bandas de elevação de um superfície.

13 – Na guia Analysis encontramos diversas configurações referentes as propriedades das análises realizadas em uma Superfície. Veja a imagem abaixo.

opcoes da guia analysis
Opções da guia Analysis da janela de Edição de Estilos de Superfícies.

14 – Para que possamos alterar as opções de uma análise de elevações, clicaremos no símbolo positivo (+), localizado ao lado da opção Elevations. Veja a imagem abaixo.

visualizando a analise de superficie
Visualizando as opções referentes as análises de elevações de uma superfície.

15 – Dentre as inúmeras opções apresentadas, a que nos auxiliará a visualizar as elevações de forma tridimensional é a opção Display type. Notem que como padrão o AutoCAD Civil 3D utiliza a opção 2D Solid.

visualizando a opcao padrao
Visualizando a opção padrão do tipo de visualização do Estilo de Superfície.

16 – Ao clicarmos na opção 2D Solid, uma lista com opções de visualização será apresentada. Veja na imagem abaixo estas opções.

visualizando as opcoes
Visualizando as opções disponíveis para visualizar uma análise em um Estilo de Superfícies.

17 – Para que possamos visualizar as bandas de elevações de uma Superfície de forma tridimensional, selecionaremos a opção 3D Faces. Veja a imagem abaixo.

alterando para 3d faces
Alterando o tipo de visualização para 3D Faces.

18 – Para finalizar o procedimento, clique em Ok.

clique em ok e finalize o procedimento
Clique em Ok e finalize a alteração no Estilo de Superfícies.

19 –Veja o resultado da alteração do estilo na imagem abaixo.

visualizando as alteracoes no estilo
Visualizando as alterações no estilo de superfícies.

20 – Se aumentarmos o nível de Zoom, veremos que o aspecto sólido da superfície antes das alterações não existe mais, e agora se encontra substituído por triângulos. Veja a imagem abaixo.

visualizando em detalhe o estilo
Visualizando a opção 3D faces de forma detalhada.

21 – Por fim, utilize algum comando de visualização 3D para visualizar o resultado das alterações realizadas neste procedimento. Neste caso, utilizamos o comando Orbit para obter a imagem apresentada abaixo.

visualizando o resultado
Visualizando as Bandas de Elevação em uma vista 3D.

Com isso finalizamos este tutorial, onde foi ensinado o procedimento par a visualização de bandas de elevação em 3D, o que fornece uma forma muito interessante de visualizar estes objetos e apresentar os resultados obtidos em análises.

Caso queira conhecer um pouco melhor o AutoCAD Civil 3D não deixe de visitar nossa página de cursos gratuitos aqui do portal. Além disso, criamos um espaço onde vocês podem interagir com outros usuários, assim como com nossos autores para conversar e discutir sobre dúvidas referentes aos softwares da Autodesk.

Até a próxima, pessoal.

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *