Conhecendo a Interface do AutoCAD Civil 3D

Contextual Tab

Olá pessoal, este artigo vem falar sobre o lançamento do primeiro módulo: Conhecendo o AutoCAD Civil 3D do curso AutoCAD Civil 3D. O que iremos aprender?

A Interface do AutoCAD Civil 3D

Neste primeiro módulo, Conhecendo a Interface do AutoCAD Civil 3D, conheceremos a interface do software, suas novidades em relação ao AutoCAD e suas principais potencialidades. É neste módulo que conheceremos, por exemplo, as configurações necessárias para trabalharmos com projetos geo-referenciados.

Contextual Tabs e Objetos

Este módulo está dividido em 3 aulas, a primeira, onde descreveremos a interface do Civil 3D, apresentando de maneira geral o software, notando que sua interface é parecida com a do AutoCAD e dos softwares Office, porém ela possui algumas novidades como por exemplo as contextual tabs, que são abas fornecidas pelo Civil 3D para que o usuário possa trabalhar diretamente com determinados objetos. Mas o que são estes objetos? Objetos são as ferramentas fornecidas pelo Civil 3D para que possamos representar certas características do nosso projeto, podemos citar, uma superfície, que representará tridimensionalmente o local estudado fornecendo inúmeras informações acerca do terreno, um alinhamento que representará um eixo de estrada ou até mesmo de um rio, entre outros.

Contextual Tab
Contextual Tab

Toolspace

Já na segunda aula, conheceremos uma novidade exclusiva do Civil 3D, a Toolspace. A Toolspace é uma aba que nos permite acessar todos os componentes de nosso projeto. É dentro dela que encontramos as abas Prospector e Settings, que resumem todos os objetos criados pelo usuário, tornando fácil a edição dos mesmos, e as configurações necessárias para cada item.

Toolspace
Toolspace

Zonas e Unidades

Na aula 3, aprenderemos a configurar as unidades e zonas no Civil 3D. Estas configurações são extremamente importantes para qualquer projetista que esteja trabalhando com projetos geo-referenciados. Para tornarmos esta aula mais atrativa, escolhemos trabalhar simultaneamente com o Google Earth, já que o Civil 3D nos fornece uma ferramenta muito simples de importação de dados deste software. Nesta interação ficou mais fácil explicar a questão de zona e as formas como elas podem ser obtidas. Com isto finalizamos o primeiro módulo e já estaremos aptos a conhecer os demais.

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *