Criando furos inclinados no Solid Edge ST6 (Síncrono)

selecionando a caixa de opções para furos do solid edge st6

Para entender esse processo, é essencial conhecer uma pouco a ferramenta Hole (furos) do Solid Edge ST6. A criação de um furo é uma operação muito simples no Solid Edge e a utilizamos diariamente, porém, existem ocasiões especiais e nessa hora podemos sentir alguma dificuldade. Uma dessas ocasiões é a criação de furos roscados e  de furos inclinados. Nesse tutorial vou fazer uma pequena introdução à ferramenta, mostrando suas opções de preenchimento e, logo abaixo, através de vídeo tutorial, mostrarei como criar um furo em posição inclinada.

Leia também: Novidades Solid Edge ST7

Utilização da ferramenta Hole (furos)

Selecione a ferramenta Hole:

Imagem mostrando a seleção da ferramenta Hole no solid edge st6

Selecione a Caixa de propriedades ou opções dos furos:

selecionando a caixa  de opções para furos do solid edge st6

Nessa caixa, na opção Type podemos escolher o tipo de furação a fazer e a caixa muda as opções de preenchimento, que são sensíveis ao tipo de furo. As opções são: Furo Simples, Furo com Rosca, Furo Cônico, Furo com Rebaixo, Furo com Escareado.

Tipos de furos que podemos criar com o assistente de furação do solid edge st6 furo simples, furo com rosca, furo cônico, furo com rebaixo para parafuso e furo com escareado

As opções de extensão do furo (comprimento ou Profundidade do furo) podemos escolher na área indicada na imagem abaixo (função Extents). É possível escolher onde o furo terminará, podemos escolher se aparecerá a ponta da broca entre outras opções.

aplicações da função extents do solid edge st6 onde determinamos a profundidade do furo criado

Depois de preencher com os parâmetros adequados ao furo que deseja criar, salve-o para posterior utilização.

podemos salvar um tipo de furação em cache no solid edge st6 para podermos criar o mesmo furo em uma peça nova mais tarde com os mesmos parãmetros.

Uma vez preenchido os parâmetros de furação na caixa de diálogo para a ferramenta Hole do Solid Edge ST6, podemos clicar em OK e selecionar o plano de referência para o furo.

selecionando o plano de referência para a inserção do furo no solid edge st6

Assista ao vídeo em que mostro como inserir furos inclinados em uma peça utilizando o Solid Edge.


Ferramenta CutOut x Hole

A criação de furos com a ferramenta Hole no Solid Edge automatiza alguns passos, se comparada com a criação de um furo utilizando a ferramenta de corte (Cutout), e também aumenta a eficiência na criação dos desenhos, quando da montagem e inserção de parafusos utilizando os recursos de Fastener System. Por isso, sempre que fizer um recurso de furo utilize esta ferramenta. 

Gostou? Confira outros artigos de Solid Edge aqui no blog do CADguru.

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *