Criando pontos a partir de uma superfície no AutoCAD Civil 3D 2013

visualizando os pontos no contorno

Crie pontos automaticamente a partir dos contornos de uma superfície no AutoCAD Civil 3D 2013 com o auxílio deste tutorial. Para isso, utilizaremos as ferramentas de criação de pontos voltadas, exclusivamente, para pontos em superfícies.

criando pontos em superficies

Para isso, seguiremos o passo a passo a seguir, onde acessaremos as ferramentas de criação de pontos e alteraremos seus parâmetros para que os pontos criados possuam as informações referentes à superfície utilizada no exemplo.

1 – Abra um desenho que contenha uma superfície ou então crie uma a partir de arquivos de pontos, curvas de nível ou imagem de satélite.

superficie do tutorial
Superfície utilizada no tutorial.

2 – Agora, acesse a guia Home da sua Ribbon e encontre a opção Points. Clique na seta ao lado para visualizar o conjunto de opções apresentado abaixo.

opcao de pontos
Opções para criação de pontos do AutoCAD Civil 3D 2013.

3 – Posicione o mouse, sem clicar, na opção Create Points – Surface e em seguida selecione a opção Polyline Contour Vertices. Veja na imagem abaixo.

acessando a opcao polyline contour vertices
Acessando a opção Polyline Contour Vertices.

4 – A seguinte janela será apresentada. Notem que chamamos a atenção para o local em que alteraremos os parâmetros dos pontos que serão criados, automaticamente, a partir dos contornos da superfície.

janela create points
Janela Create points

5 – Agora iremos alterar os parâmetros dos pontos, para que o Civil 3D 2013 obtenha as elevações dos pontos de acordo com a superfície e que ele crie cada um com uma mesma descrição, que neste caso será EG. Para isso, clicaremos no símbolo de positivo ao lado da opção Points Creation. Veja a imagem abaixo.

acessando points creation
Acessando a opção Points Creation.

6 – Dentre as opções de criação de pontos apresentadas, alteraremos Prompt For Elevations, Prompt For Name e Prompt For Descriptions. Veja na imagem abaixo como ficarão estes campos durante a realização deste tutorial.

alterando os parametros
Alterando os parâmetros dos pontos.

Notem que as elevações dos pontos serão obtidas automaticamente, a partir da superfície, não serão utilizados nomes para a criação de pontos e a descrição será obtida automaticamente a partir de uma descrição padrão.

7 – Para utilizar uma descrição padrão para todos os pontos, clique na opção Default Description e digite EG, que é um termo comumente utilizado para pontos de topografia.

descricao padrao
Inserindo uma descrição padrão.

8 – Agora que escolhemos os parâmetros dos pontos que serão criados vamos selecionar a superfície que será utilizada. Para isso, dê uma olhada na sua linha de comando e verifique se o AutoCAD Civil 3D está solicitando a seleção dos contornos da superfície.

selecionar o contorno desejado
Selecionar o contorno desejado.

9 – Navegue até o contorno onde desejas criar os pontos, e clique nele.

selecionando o local dos pontos
Selecionando o contorno onde serão criados os pontos.

10 – Notem que ao clicar em um contorno, o AutoCAD Civil 3D 2013 criará automaticamente os pontos referentes a este contorno.

visualizando os pontos
Visualizando os pontos criados

11 – Caso deseje criar pontos em mais de um contorno basta continuar clicando nos contornos desejados que os pontos automaticamente serão criados.

pontos criados em varios contornos
Visualizando os pontos criados em vários contornos.

12 – Para visualizar todos os pontos que foram criados, reduza o Zoom. Com isso, seremos capazes de visualizar que eles foram criados ao longo de todo o contorno. Veja na imagem abaixo.

visualizando os pontos no contorno
Visualizando os pontos ao longo do contorno.

13 – Agora que já criamos os pontos vamos visualizar as suas propriedades para verificar se realmente as elevações foram obtidas a partir da superfície e se as descrições foram adotada de acordo com o padrão especificado. Para isso, clique em um ponto e em seguida acesse suas propriedades digitando as teclas de atalho PR.

selecionando o ponto
Selecionando um ponto e acessando suas propriedades.

14 – Na imagem abaixo, podemos visualizar a descrição do ponto, que está exatamente igual ao padrão que foi inserido durante este tutorial.

visualizando a descricao do ponto
Visualizando a descrição do ponto.

15 – Descendo a barra de rolagem poderemos visualizar a elevação do ponto que foi obtida de acordo com a superfície.

visualizando a elevacao do ponto
Visualizando a elevação do ponto.

Agora que já verificamos que o ponto foi corretamente criado a partir da superfície, finalizaremos este artigo ressaltando que o procedimento também pode ser realizado em uma curva de nível, desde que esta possua um valor de elevação previamente inserido.

Este e outros assuntos são tratados em nossos cursos em vídeo gratuitos de AutoCAD Civil 3D, sendo assim, não deixe de visitar nossa página e comece agora mesmo a aprender ou aumentar seus conhecimentos neste que, sem dúvida, é um dos principais programas para o desenvolvimento de projetos na área de infraestrutura.

Fiquem de olho em nossos próximos artigos!

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *