Criando um recartilhado em peça cilíndrica no Solid Edge ST6 (Síncrono)

ferramenta chamada recartilha usada em tornos para a operação de recartilhamento

Recartilhar é uma operação feita no torno, a fim de dar textura a uma peça e aumentar sua rugosidade para facilitar o manuseio de porcas, manípulos, parafusos ou outras ferramentas de uso manual.

imagem de recartilha criada no solid edge st6 sincronos usando o recudo de renderização era

Processo de recartilhamento:

No torno, prende-se uma ferramenta chamada recartilha, que contém roletes com a textura desejada. Pode ser: reta, oblíqua ou oblíqua cruzada.

ferramenta chamada recartilha usada em tornos para a operação de recartilhamento

Podemos escolher passas e profundidades diferentes para essa operação, dando assim texturas diferentes. Não raro, temos que desenhar uma peça que contenha esse tipo de detalhe, porém, sua representação deve ficar limitada ao desenho 2D, onde indicamos o tipo, profundidade e passo do recartilhado, podendo ser usado uma hachura para o preenchimento.

No caso de uma apresentação de um modelo, podemos fazer renderizações com imagens para a aparência final. Porém, se for realmente necessário desenhar esse recurso no modelo, use o Solid Edge ST6, para criar com facilidade tal peça.

Veja o vídeo abaixo e aprenda a criar uma peça com esse detalhe. Confira também muitas outras dicas do Solid Edge ST6, como o uso das ferramentas: revolução, criação de planos de referência, criação de curas projetadas por Wrap, criação de Swep Cutout, espelhamento, criação de pattern circular, utilização da ferramenta Add Body (Subtract) e muito mais.

Conclusão:

O Solid Edge ST6 traz fantásticas ferramentas de criação de modelamento 3D. Cabe ao projetista, desenhista ou o profissional que o utiliza, avaliar em que momentos deve utilizá-las, e isso só conseguimos conhecendo o software.

Explore-o e descubra seus atalhos e funções exclusivas e verá que, para se comparar a ele, tem que ser muito forte. Aproveite e conheça nossos cursos gratuitos de Solid Edge.

RelatedPost

2 pensamentos sobre “Criando um recartilhado em peça cilíndrica no Solid Edge ST6 (Síncrono)

  1. Markus diz:

    parabéns pelo trabalho eu optei por trabalhar com esse software e gostei muito. hj esse exemplo q vc mostrou é bem simples mas quando eu comecei não tinha essa ajuda tive q aprender na marra mas foi legal espero que ajude muito a tirar duvidas do pessoal pq foi bem explicado e bem feito parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *