Criando uma nova configuração de componente na ToolBox do SolidWorks

Acessando as configurações de componente da Toolbox solidworks

A biblioteca de peças de um software tridimensional é um recurso que facilita muito a vida dos projetistas, pois assim, peças que são normalmente utilizadas como: porcas, parafusos, arruelas, por exemplo, são facilmente encontradas e agregadas ao projeto.

Mas infelizmente algumas vezes aquela configuração singular que você precisa, seja de uma porca ou de um parafuso, não consta na biblioteca do software. Isso gera um pânico imediato a quem está desenvolvendo o projeto e surgem algumas perguntas: O que eu vou fazer? Mudar o projeto? Procurar o componente na internet? Desenhar a peça do inicio?

Felizmente na Tool Box do SolidWorks (Biblioteca de componentes), temos uma opção que é pouco utilizada simplesmente por não sabermos que ela está lá, mas ela existe. Essa opção permite que você altere as configurações padrão de um componente, criando a sua própria configuração.

Para demostrar como fazer isso vamos utilizar como exemplo um parafuso. Vamos supor que você não encontrou na biblioteca do SolidWorks um parafuso com as características que você precisa para seu projeto. Então iremos criar uma nova configuração de parafuso.

Abra a biblioteca de projetos no painel de tarefas, entre na Tool Box e escolha um tipo de parafuso, clique com botão direito sobre ele e escolha a opção configurar.

Acessando as configurações de componente da Toolbox

Na janela que vai abrir você terá todas as configurações daquele tipo de parafuso.

Configurações do componente na ToolBox

Observação: Eu aconselho que você não altere as configurações das peças da biblioteca e sim crie uma configuração nova com as medidas que você precisa.

Para criar um novo parafuso, selecione uma das propriedades padrões que não seja a Geral, pode ser: Size, Length, Thread Length. Depois clique no sinal de “+” para adicionar uma nova configuração.

Nova configuração na Toolbox

Quando você fizer isso, vai aparecer uma janela para você definir os valores, ou seja , as medidas de cada propriedade do parafuso que você precisa.

Adicionando as propriedades do parafuso

Após definir os valores para cada propriedade é importante também, especificar o comprimento do parafuso e o comprimento da rosca. Veja na imagem abaixo que eu criei um parafuso “M12”, porém ainda é necessário especificar os comprimentos.

Nova configuração criada

Para definir o comprimento do parafuso, faça o mesmo procedimento que fizemos para cria-lo: selecione a propriedade padrão Length, clique no botão +, e insira os valores.

Adicionando o tamanho do parafuso

Com esses dados preenchidos, basta fechar e salvar a janela da Tool Box.

Agora podemos utilizar o nosso novo parafuso.

Parafuso com nova configuração

Gostou da dica? Conheça também os Cursos de SolidWorks!

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *