Delimitando superfícies a partir de Boundaries no AutoCAD Civil 3D

superficie no autocad civil 3d

O AutoCAD Civil 3D é a solução da Autodesk para a criação, edição, manipulação e análise de projetos de infraestrutura. Tais projetos, são idealizados com base em um local, ou terreno existente, onde uma futura obra será realizada, e para representarmos tais terrenos, utilizamos um objeto chamado Surface, traduzindo, Superfície.

superficie no autocado civil 3d
Superfície criada no AutoCAD Civil 3D, a partir de objetos de desenho.

Neste artigo, apresentamos um procedimento que auxilia os usuários que necessitam trabalhar com pequenos pedaços de uma Superfície maior, diminuindo assim, o processamento necessário para executar o arquivo que a contém.

superficie muito grande
Superfície sem delimitação de fronteira (Boundary)

Por que reduzir o tamanho de uma Superfície?

Uma superfície é um objeto tridimensional, construída a partir de diversos elementos, como pontos e linhas, que representa um terreno existente e permite ao usuário construir outros objetos do AutoCAD Civil 3D a partir de suas características. Devido a essa grande quantidade de elementos, este objeto exige muito processamento do computador, e quanto maior a superfície, maior será esta exigência.

definicoes de superficie
Objetos utilizados para construção de uma Superfície.

Para minimizar este problema, podemos utilizar uma, ou até mesmo as duas soluções:

  1. Adquirir um computador mais robusto.
  2. Reduzir o tamanho da Superfície, utilizando Boundaries.

Boundaries

Uma Boundary, ou fronteira afeta a forma como visualizamos uma Superfície. Este objeto permite ao usuário escolher, a partir do traçado de polylines ou parcelas que definam um polígono, quais regiões de uma Superfície serão apresentadas no desenho, e desta forma, reduz a necessidade de processamento do computador.

Boundary
Definição da ferramenta Boundary, de acordo com os tópicos de ajuda do AutoCAD Civil 3D

Como utilizar boundaries em uma superfície?

Para aplicar boundaries em uma Superfície, devemos utilizar as definições deste objeto, que se encontram na guia Prospector da Toolspace. Basta o usuário selecionar o polígono que definirá o novo formato de uma Superfície existente

definicoes de superficie
Definições de Superfície do AutoCAD Civil 3D

Agora que já sabemos qual a funcionalidade da ferramenta Boundary do AutoCAD Civil 3D, apresentaremos no vídeo abaixo, o procedimento que deve ser realizado para aplicá-la a uma superfície, e desta forma reduzir o processamento necessário para manipulá-la. Vale a pena dar uma olhada!

Desta forma finalizamos este artigo, onde foi apresentado o procedimento para inserir boundaries, ou fronteiras, no AutoCAD Civil 3D. Caso existam outras dúvidas em relação a este, ou outro tema, relacionado a manipulação de superfícies, é só dar uma olhada em nossos Cursos de AutoCAD Civil 3D gratuitos.

superficie com delimitacao
Superfície após aplicação da ferramenta Boundary.

Até a próxima!

 

 

RelatedPost

Um pensamento sobre “Delimitando superfícies a partir de Boundaries no AutoCAD Civil 3D

  1. Ronaldo diz:

    bom dia eu já tive um deste curcos pos adiqueri ai com vcs de autocad parei de usar,,,, esta semana foi novamente colocá-lo para entra não deu certo pois ele tinha uma senha que não lembro agora estou querendo adiquerir outro mais pedir a vcs para me mandar um que tenha coisar sem um problema de senha que some e que fosse um quite melhor espero resposta grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *