Dica rápida CNC: Ciclo de furação com quebra de cavaco

Ciclo de furação G73

Cada vez mais precisamos de ferramentas que facilitem a vida na hora de criar os programas CNC. A cada dia que passa as exigências em relação ao tempo de criação de um programa NC estão ficando mais apertadas, qualquer tempo perdido durante esse processo, lá na frente pode vir a acarretar um certo prejuízo.

Ciclo de furação G73

Tendo isso em mente, nós, os programadores, podemos nos munir de ferramentas que fazem com que a criação de programas CNC fique de certa forma mais rápido e com programas menores, apenas com a utilização dos chamados ciclos de programação. Os ciclos de programação são conjuntos de códigos de programação que fazem com que a máquina CNC entenda o que você como deseja executar de uma forma precisa e ao mesmo tempo prática.

Nessa dica rápida iremos criar a programação de uma furação com quebra de cavaco, ou a popular chamada “furação pica-pau”, onde iremos aprender os códigos de programação que compõem este ciclo, que é um dos mais utilizados na criação de furos profundos sem a necessidade de paradas contantes para limpeza dos furos durante a furação, pois é justamente o seu movimento de descida e subida repetitivos feito de maneira automática que faz com que o furo sempre esteja limpo e lubrificado.

Seguindo esse passo a passo  você poderá criar um dos ciclos de programação mais utilizados na linguagem de programação ISO.

Gostou? Aproveite para conhecer nossos lançamentos, Cursos na área de CNC.

Leia também: 

– CNC: Conheça as funções preparatórias para centros de usinagem FANUC

Como fazer o download e a instalação de um simulador CNC

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *