Dica rápida: facilidades da programação CNC com o sub-programa

cnc simulator sub programas

Existem diversas facilidades que são dadas na utilização da programação ISO para centros de usinagens ou fresadoras CNC. São códigos de programação ou conceitos de manufatura que facilitam o dia a dia deste tipo de trabalho na produção de peças.

Aproveite para ler: Quais os cuidados no manuseio de uma ferramenta de usinagem de torno e fresadora

Uso de sub-programa para programação de perfis externos

Hoje iremos aprender a fazer uma programação de perfis externos utilizando o chamado sub-programa, que nada mais é do que um programa auxiliar feito em conjunto com o programa principal. Isso facilita o processo, pois não é necessário criar um programa extenso. Os sub-programas são utilizados quando se deseja ter acesso a trajetórias de ferramentas que são repetitivos e o programador cria essa trajetória de usinagem apenas uma vez e sempre que for necessário consegue fazer a leitura desse caminho dentro do programa principal.

No vídeo a seguir veremos como fazer a utilização do sub-programa para uma usinagem externa de um perfil quadrado na programação universal ISO.


Seguindo os passos vistos, o programador terá acesso a uma das dezenas de ferramentas que irão facilitar a sua vida na hora de criar uma usinagem CNC.

Gostou? Conheça os cursos lançamentos na área de CNC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *