Diferenças entre as versões do AutoCAD 2009, 2010 e 2011

Entra ano, sai ano e sempre surge uma nova versão dos programas. Com o AutoCAD isso não é diferente. A cada nova versão do programa, novos recursos são adicionados, outros melhorados, mas sempre mantendo a facilidade de uso. Neste artigo serão demonstradas as novidades, melhorias e semelhanças existentes a partir do AutoCAD 2009 .

Começamos falando da interface, que no AutoCAD 2009 apresenta uma nova forma de organização. Esta organização segue as tendências do mercado que apresentam abas e painéis, abandonando as tradicionais barras de ferramentas e de menus. Nas versões AutoCAD 2010 e AutoCAD 2011 a interface sofre somente algumas melhorias.

Interface do AutoCAD 2011 sendo válida também para o AutoCAD 2009 e 2010

Outro item que sofreu melhorias no AutoCAD 2009 foram as ferramentas de visualização. Nesta versão foram adicionadas algumas ferramentas que facilitam na visualização de projetos tridimensionais. Posteriormente, na versão 2011 estas mesmas ferramentas foram adicionadas para os projetos bidimensionais.

Novas ferramentas de visualização de projetos 2D no AutoCAD 2011

Já no AutoCAD 2010 um novo recurso foi adicionado, a parametrização. Este recurso traz um grau de flexibilidade para o desenvolvimento de projetos bidimensionais. As vantagens do uso deste recurso são inúmeras, indo desde a facilidade na edição dos projetos até a manutenção das formas da peça e criação de famílias de peças. Na versão 2011 este recurso sofreu uma melhoria, a inserção de restrições de forma automática enquanto as geometrias são traçadas.

Projeto paramétrico conténdo restrições geométricas e dimensionais desenvolvido no AutoCAD 2010

Agora, nos projetos tridimensionais, grandes melhorias foram adicionadas nas versões 2010 e 2011. Na versão 2010 foram adicionadas ferramentas para modelamento de malha e no AutoCAD 2011 ferramentas de modelamento de superfícies. Ainda na versão 2011 o AutoCAD ganhou uma nova biblioteca de materiais com opções mais realistas e flexíveis.

Novas ferramentas de modelamento 3D adicionadas ao AutoCAD - modelamento de malha (AutoCAD 2010) e de superfície (AutoCAD 2011)

Nova biblioteca de materiais com opções mais realistas e flexíveis presente no AutoCAD 2011

Para quem deseje conhecer mais sobre as diferentes versões (desde o AutoCAD 2008) sugiro ver a tablela comparativa de funcionalidades entre AutoCAD 2010 e 2011 da Autodesk.

E assim finalizamos o artigo que fala sobre as melhorias e novidades das versões 2009 em diante do programa AutoCAD. O que será que nos aguarda para as versões futuras do programa? Uma coisa é certa, muita melhoria esta por vir. E o CADguru sempre antenado nestas novidades, irá manter você caro leitor sempre atualizado.

Related Post

11 pensamentos sobre “Diferenças entre as versões do AutoCAD 2009, 2010 e 2011

  1. Cleusa veloso de sou diz:

    Gostaria de comprar os DVD,mais o meu cartão não foi aprovado.

    O que eatar errado!

    Gostaria também de reseber as apostilas.

    Sou apaixonada por AUTCAD.

  2. Luiz F. Delfino diz:

    Tenho 62 anos, estou aposentado, gosto muito de desenhar, principalmente plantas residenciais. Conseguí apostila do AutoCad 2007, porém não tenho o programa, gostaria de saber como faço para obter um em português para que eu possa preencher meu tempo e ficar treinando.

  3. Leonardo Manoel diz:

    Eu estou fazendo o curso de engenharia civil, eu tenho um seminario para apresentar, o nosso assunto
    é sobre ferramentas de projetos, agente decidiu falar sobre o autocad que é umas das ferramentas mais utilizadas na construção de projetos, queria saber se teria como explicar numa forma mais ampla sobre o autocad.
    Agradeço

  4. mariana garcia diz:

    boa tarde!
    no meu auto cad 2010 nao esta aparecendo as opções home insert annotate parametric view manage output…
    o que faço para elas aparecerem?!
    obrigada

  5. Francisco do Nascimento diz:

    Cadguru como faço para passar para ingles o autocad 2011 cujo instalei na versão portugues, embora ele na instalação tem a opção em ingles e eu não mudei. Preciso instalar novamente?

    Obrigado!

    • CADguru diz:

      Olá Francisco,

      Criamos um fórum exclusivamente para interação entre os usuários. Por gentileza, coloque sua dúvida técnica acessando: fórum, para que tanto os usuários, como a equipe CADguru e os autores dos cursos possam responder. Fique a vontade para compartilhar seus conhecimentos respondendo as perguntas dos outros usuários.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *