Elementos do molde de injeção: pinos extratores do produto

Pino de extração de produtos

Os pinos de extração dos produtos que são utilizados nos moldes de injeção, em sua maioria, são fabricados em aço H13. Tem cabeça forjada a quente, são retificados e normalizados, fazendo com que se reduza ao mínimo os atritos com as placas e as tensões geradas na fabricação. Com esse tratamento, os fabricantes possibilitam que os extratores suportem mais de 1 milhão de ciclos sem quebra.

:: Elementos do molde de injeção: conheça a placa base inferior
:: Elementos do molde de injeção: conheça a placa base superior

Pino de extração de produtos

Na maioria das vezes eles possuem uma geometria cilíndrica, podendo sofrer variação de acordo com a necessidade e possuem uma função específica no molde: extrair o produto sem deformá-lo.

Os pinos extratores de produto são aqueles que possuem um contato direto com a matéria-prima injetada. Para estes pinos, a folga deve ser precisa para não ocasionar um anel de rebarba e quanto melhor ajustado o comprimento, menos perceptível é a marca deixada na peça plástica.

Para extratores, existem diversos tipos à escolher e dependendo da escolha, no caso de precisar de pinos muito compridos e finos, é aconselhável a utilização de uma bucha guia para evitar que os mesmos não entortem, ou ainda, se pode deixar o pino posicionado e fazer uma bucha trabalhar dependendo do projeto.

:: Elementos do molde de injeção: bucha de injeção
:: Elementos do molde de injeção: buchas de guia

Dimensionamento do pino de extração

:: Elementos do molde de injeção: anel de centragem

Os pinos extratores também podem ter a função de extração das próprias cavidades do molde, onde são utilizados para auxiliar na extração de peças soltas (postiços), que devem ser extraídas junto com o produto final. A folga no diâmetro dos pinos extratores não deve ser mínima e sim de uma maneira em que ele possa trabalhar de maneira livre. Ainda é importante atentar-se com o comprimento dos pinos, pois ele deve acompanhar os extratores de produto no funcionamento.

Os pinos extratores mais utilizados são disponibilizados em catálogos e já são fabricados de maneira padronizada, podendo ser repostos com troca de estoque.

Gostou? Então aproveite para conhecer nossos cursos gratuitos de CNC.

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *