Engenharia Ambiental: carreira está entre as mais promissoras

impactos ambientais

Dando continuidade a nossa série de artigos em comemoração à Semana da Engenharia trazemos mais um texto onde serão apresentados alguns aspectos sobre o Engenheiro Ambiental, que é um profissional cada vez mais requisitado no mercado de trabalho.

engenheiros ambientais
A necessidade por Engenheiros Ambientais cresce a cada ano.

O Engenheiro Ambiental é um profissional que deve focar seus esforços na busca de aliar o progresso de um país às questões ambientais. A partir de seus conhecimentos nas áreas de Exatas e Biológicas, este profissional tem a capacidade de analisar o quão uma determinada obra impactará o Meio Ambiente.

impactos ambientais
O Engenheiro Ambiental tem como uma das atribuições reduzir impactos ambientais.

No entanto, suas atribuições vão muito além das avaliação e proposição de atitudes que auxiliem na mitigação de impactos ambientais. Abaixo apresentamos algumas das características de um Engenheiro Ambiental fornecidas pelo site da Universidade Federal de Itajubá (Unifei):

  • Atuar na preservação, na recuperação e controle da qualidade da água, ar e solo;
  • Ter ciência dos limites da ação do homem em sua interação com o meio ambiente;
  • Analisar os processos ambientais tanto de forma holística quando reducionista;
  • Atuar em gestão ambiental visando o desenvolvimento sustentável;
  • Ser capaz de adaptar-se a mudanças do mundo contemporâneo, bem como ser agente de mudanças;
  • Ser agente de informação à sociedade em questões de interesse ambiental.

Demanda por profissionais de Engenharia Ambiental aumenta a cada dia

Devido à necessidade de desenvolver projetos sustentáveis, a demanda pelo engenheiro ambiental aumenta a cada dia, tornando essa uma das profissões mais promissoras no futuro, fazendo com que os recém-formados nesta área sejam rapidamente inseridos no mercado de trabalho.

sustentabilidade
Desenvolvimento Sustentável.

Durante a sua formação, o estudante de Engenharia Ambiental, tem contato com grupos multidisciplinares, que trabalharão as áreas de Exatas, Biológicas e Humanas do futuro engenheiro, fazendo com que estes profissionais possam utilizar seus conhecimentos para solucionar problemas ambientais e encontrar a melhor solução para as empresas e a população em geral.

Dentre as disciplinas ofertadas em um curso de Engenharia Ambiental podemos destacar a importância de duas áreas que são muito trabalhadas em nossos cursos gratuitos, a área de Desenho Técnico, que utiliza como base o software AutoCAD, e a de Geoprocessamento, que pode utilizar os softwares AutoCAD Civil 3D e AutoCAD Map 3D.

geoprocessamento
Softwares que auxiliam o Engenheiro Ambiental.

A importância destes softwares é tamanha, que em setembro de 2013, nós da CADguru estivemos presentes no IX Simpósio da Engenharia Ambiental da Unesp, em Presidente Prudente (SP), onde ministrei um minicurso abordando a importância do AutoCAD Civil 3D na formação dos Engenheiros Ambientais. Veja abaixo uma foto do evento.

simposio da engenharia ambiental unesp presidente prudente
IX SEAUPP da UNESP de Presidente Prudente.

Devido a esta importância, oferecemos em nosso portal uma gama de cursos na área de AutoCAD, AutoCAD Civil 3D e AutoCAD Map, que podem ser acessados gratuitamente. Sendo assim, visite agora mesmo nossa página e comece a trabalhar com estas ferramentas que com certeza o tornará um profissional muito mais preparado para atuar no mercado de trabalho e cumprir seu importante papel como engenheiro ambiental.

Related Post

2 pensamentos sobre “Engenharia Ambiental: carreira está entre as mais promissoras

  1. ROBERT DE OLIVEIRA diz:

    O 3 D E PARECIDO COM O 2D , COM MAIS RECURSOS POIS FIZ AUTCARD 2D E GOSTEI MTO QUERO ME APROFUNDAR MAIS ME INDIQUE UM CURSO PARA MIM FICAR FERA , EM AUTO CARD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *