Estrutura básica de um programa CNC

Na maioria das vezes, os programas de usinagem CNC são compostos por uma sequência lógica de blocos de programação escritos um seguido do outro. Ao escrever um programa CNC, uma sintaxe em especial deve ser seguida como uma estrutura padrão do programa, conforme abaixo:

  1. O programa começa com o número de programa
  2. Consiste em uma série de blocos – dimensionais e dados não-dimensionais, como avanço, velocidade, funções auxiliares e etc.
  3. O programa termina com código de finalização

 

Exemplo de um programa CNC

Os caracteres para o início do programa, precedem o primeiro bloco no programa da peça, esses caracteres para o início do programa principal são dados pela letra “O”. Veja o exemplo:

  • Para iniciar o programa 1 – O 0001
  • Para iniciar o programa 2 – O 0002

Essa numeração dos programas é útil principalmente pela identificação de um programa e a chamada desse determinado programa durante o processo de programação.

Similar ao programa principal, temos o programa chamado de sub-rotina. Esse programa de sub-rotina também é chamado de subprograma, que pode conter uma seqüência fixa ou uma sequência frequentemente repetida. O caráter de início de um subprograma também é dado pela letra “O”, porém com uma numeração diferente da utilizada no programa principal:

  • Para iniciar o subprograma 1 – O … … …
  • Para iniciar o subprograma 2 – O … … …

No fim da programação, se utiliza um código para determinar o final do programa que é escrito no último bloco (ultima linha) do programa da peça, esse código para o fim do programa principal é o “M02” ou “M30”. O código utilizado para o final do subprograma é o código “M99”. Um subprograma também pode chamar outro subprograma de até dois níveis.

Abaixo, temos um exemplo de sub-chamada do programa, onde na primeira linha temos a sintaxe de programação. Com isso o subprograma é chamado repetidamente.      

M98 P   ……   …….
N º numero de ↑
Repetição.
↑ Numero do subprograma.

Através desse método temos uma estrutura básica de criação do programa de usinagem.

Bons estudos!

:: Conheça nossos cursos gratuitos de CNC.

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *