Estrutura dos moldes de injeção plástica

Molde de injeção plástica

Você sabe o que é um molde de injeção plástica? Molde de injeção plástica nada mais é que um ferramental que tem como princípio básico a reprodução de formas. Em suas cavidades internas existem as dimensões e os formatos dos produtos finais e temos na montagem de sua estrutura básica placas de aço numa ordem específica e montadas de acordo com um projeto.

Molde de injeção plástica

A estrutura básica de um molde de injeção

Basicamente, o molde de injeção plástica é feito com uma divisão de duas partes, que são denominadas conjunto inferior e conjunto superior. Para que seja feita essa divisão, o projetista deve ter como base a linha de abertura do molde, onde é feita a retirada do produto, a chamada linha de fechamento do molde.

Na parte superior, após a abertura do molde, temos uma característica que é a localização da bucha de injeção e, na parte inferior, temos como característica a localização do sistema de extração do molde. Para permitir um funcionamento suave do molde é indispensável que a construção das placas do molde sejam usinadas em perfeito paralelismo e os pinos de guia devem estar em perfeito esquadro.

Abaixo temos um esquema da estrutura do molde com a legenda de seus componentes:

Estrutura do molde de injeçãoNomenclatura dos componentes do molde

Através dessas informações, podemos reconhecer a estrutura básica de um molde de injeção. Recentemente fizemos uma série com 13 artigos sobre o molde de injeção chamada “Elementos do molde de injeção”. Você pode ver todos os artigos dessa série clicando aqui.

Gostou? Então aproveite para conhecer nossos cursos gratuitos de CNC.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *