Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Entrevista: o que é o BIM Leadership Tour Brasil 2015, evento que acontece em 14 cidades brasileiras

Postado em: 22/06/2015 Nenhum comentário

Para atualizar nossos usuários sobre os principais eventos da Autodesk no Brasil, esta semana conversamos com Pedro Soethe Cursino, especialista técnico em Infraestrutura da Autodesk, que será palestrante em uma série de encontros que acontecerá em várias cidades brasileiras. O BIM Leadership Tour Brasil 2015 – The future of Making Cities trará a visão de futuro da Autodesk e como seus softwares impactam positivamente nos projetos construtivos e de infraestrutura.

Confira abaixo a entrevista gentilmente cedida por Pedro Soethe e que contou também com a colaboração do gerente de marketing da Autodesk, Marcio R. Pinto.

evento autodesk

BIM Leadership Tour Brasil 2015 – Infraestrutura

O futuro da infraestrutura e das cidades

1. O que é o BIM Leadership Tour Brasil?

O BIM Leadership Tour é uma iniciativa da Autodesk Brasil para aumentar a capacitação das empresas e profissionais do Brasil nessa nova metodologia de projetos para construção e infraestrutura. É uma série de eventos regionais, que ocorre nas principais capitais e regiões do Brasil, exceto em São Paulo Capital, onde já existem diversos eventos em BIM. O objetivo portanto, é o de expandir o conhecimento de BIM para fora de SP.

2. Que tipo de informações serão apresentadas durante o evento?

A ideia dos eventos é mostrar aos participantes a visão de futuro da Autodesk sobre The Future o Making Things, isto é: transformações que estamos observando no mundo e que trazem impacto aos projetos construtivos e de infraestrutura. Esse embasamento inicial é importante para dar um pano de fundo sobre a importância do BIM, visto que a modelagem da construção é uma resposta aos desafios de se fazer mais e melhor a construção e a gestão de infraestrutura em todo o mundo. Em seguida, apresentamos a abordagem da Autodesk para o BIM através de suas tecnologias e fluxos de trabalho e, finalmente, apresentamos casos de sucesso locais, pois queremos mostrar que o BIM não é mais um luxo de grandes empresas ou de mercados desenvolvidos, mas sim uma realidade acessível e necessária para empresas de todos os tamanhos e regiões do Brasil.

pedro soethe cursino autodesk

Pedro Soethe, especialista técnico e palestrante

3. Quais softwares da Autodesk serão focados durante o evento?

Quando abordamos as soluções da Autodesk, estamos concentrando as apresentações nas Autodesk Suites. Para projetos de Arquitetura e Edificações, temos a Autodesk Building Design Suite baseada no Revit; para projetos de engenharia civil, mapeamento e GIS, projetos de utilities e infraestrutura, a Autodesk Infrastructure Design Suite baseada no Civil 3D e Map 3D. Também incluímos AutoCAD, Navisworks, 3ds Max, Infraworks, A360 e diversos outros softwares que complementam os fluxos de trabalho BIM, mas a ideia do tour não é aprofundar em processos avançados e sim ajudar as empresas a dar um primeiro passo consistente e seguro rumo ao início na metodologia BIM.

4. Quais os benefícios de um evento como o BIM Leadeship Tour Brasil para a formação e experiência profissional do participante?

A oportunidade de ouvir diretamente de nossos especialistas e clientes é única. São profissionais que vivenciam a adoção do BIM há muito tempo e têm muita experiência prática para compartilhar. Muitas das dificuldades em entender e adotar o BIM já foram ultrapassadas pelos nossos grandes clientes, os primeiros ‘líderes em BIM’. Então, a ideia de levar esses líderes no BIM tour para interagir com ‘novos líderes’ é um dos benefícios centrais do BIM Leadership Tour. Também precisamos levar em conta que a adoção do BIM está relacionada à consolidação de ecossistemas e parcerias entre os diversos papeis da indústria – contratantes, gestores e proprietários, construtores, projetistas, prestadores de serviços, educadores – e por isso um evento presencial é uma oportunidade única para aproximar as pessoas e criar fortes parcerias regionais.

5. É necessário algum investimento inicial?

O BIM Leadership Tour é um investimento da Autodesk e portanto não tem custo para os participantes.

6. Será emitido algum tipo de certificado?

Não emitimos certificado, exceto se o participante necessitar de uma comprovação de presença.

7. Existe a possibilidade de o evento ocorrer em cidades do interior?

De certa forma isso já está ocorrendo. O BIM Tour não acontece em São Paulo, mas sim ao longo de 14 cidades do Brasil com maiores índices de PIB da Construção. Tivemos a oportunidade de incluir cidades como Campinas e Ribeirão Preto no roteiro, demonstrando o potencial destas regiões interioranas de São Paulo. Pretendemos expandir o roteiro e ir a outras capitais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, bem como cidades-satélite de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. É questão de tempo e de recebermos a demanda dos profissionais e empresas dessas regiões. Por exemplo, começamos este tour em Goiânia, que é uma cidade onde não havia eventos da Autodesk, e estamos tendo um ótimo feedback de nossos clientes e parceiros por lá.

8. Quais os outros planos da Autodesk para capacitar os profissionais que atuam com BIM?

Temos atuado através de nossos parceiros, revendedores e Centros de Treinamento Autorizados espalhados por todo o país. São empresas de alta especialização para realização de treinamento e consultoria na adoção dos softwares que sustentam a metodologia BIM. Além disso, temos nosso time de Education atuando junto às instituições de ensino para acesso à tecnologia e capacitação de professores e alunos. Finalmente, em alguns dias teremos o Autodesk University Brasil, que será realizado dia 3 de setembro, em São Paulo. É o maior encontro de design, projetos e engenharia do país há 5 anos – com mais de 20 palestras sobre BIM, além de muito networking entre participantes.

Agenda do evento

O BIM Leadership Tour Brasil 2015  começou no dia 16 de junho e já foi realizado nas cidades de Goiânia (GO) e Brasília (DF). Confira a agenda dos próximos encontros:

  • 23/06 – Florianópolis (SC)
  • 25/06 – Porto Alegre (RS)
  • 30/06 – Vitória (ES)
  • 02/07 – Rio de Janeiro (RJ)
  • 07/07 – Fortaleza (CE)
  • 09/07 – Manaus (AM)
  • 04/08 – Campinas (SP)
  • 11/08 – Ribeirão Preto (SP)
  • 18/08 – Curitiba (PR)
  • 20/08 – Belo Horizonte (MG)
  • 25/08 – Salvador (BA)
  • 27/08 – Recife (PE)

Para fazer a inscrição visite o site do evento. Gostou? Aproveite e confira os nossos Cursos gratuitos de CAD.

Sobre o autor:

Rafael Colucci Professor universitário, iniciou seus estudos envolvendo o AutoCAD nos meados de 2001 ainda na versão R14, vindo a conhecer o Civil 3D em 2010, utilizando o como ferramenta para elaboração de projetos necessários em sua dissertação de Mestrado. Desde então é um profundo apaixonado deste software, tendo trabalhado em projetos de Estudos Ambientais e Rompimento de barragens (DAMBREAK).
Leia mais

Leia também

Comentários (0):