Cadastre-se grátis
Receba novidades do CADguru: [x] Fechar
Prefere as mídias sociais? Acompanhe o CADguru:

Materiais utilizados para trabalho a frio e suas características

Postado em: 22/04/2014 Nenhum comentário

Certos trabalhos desenvolvidos no universo da mecânica requerem uma atenção especial para que seu desenvolvimento seja feito o mais perfeito possível. Um desses trabalhos é o desenvolvimento de produtos através de usinagem a frio ou o chamado trabalho a frio, como operações de corte, dobramento, estampagem, cunhagem, extrusão, trefilação de aços e outros metais. Ou seja, um trabalho onde se obtêm o produto final sem que a matéria-prima seja elevada a altas temperaturas para ser conformado.

Aços utilizados para trabalho a frio

Por esse motivo, se faz necessário desenvolver, além de tecnologias de trabalho para assegurar essa característica, a utilização de materiais específicos para fabricação de todo o ferramental utilizado na usinagem dos produtos finais.

O trabalho a frio é a deformação realizada sob condições em que o processo de recuperação e recristalização não acontecem, ou seja, uma vez que o produto foi deformado sob as condições específicas do trabalho a frio, ele não apresenta uma variação na deformação ao qual foi sujeitada.

Materiais para trabalho a frio e suas características

Cada um dos fabricantes de materiais determinam o nome que querem dar ao seu produto, por esse motivo, os materiais utilizados para o trabalho a frio vão depender do fornecedor. Porém, suas características estruturais de qualquer que seja o material usado para esse tipo de trabalho não pode mudar, seja o material de empresas como Villares ou Bohler, as características técnicas estruturais do material não deve mudar nunca.

Por esse motivo, cito aqui algumas das principais características dos materiais usados para o trabalho a frio:

  • Alta resistência à abrasão: propriedade que retarda o desgaste da ferramenta.
  • Elevada retenção de corte: propriedade de produzir um elevado número de cortes de boa qualidade entre retificações.
  • Alta tenacidade: capacidade de se deformar, quando submetido a esforços mecânicos, e recuperar a forma inicial após a remoção dos mesmos.
  • Alta resistência ao choque: propriedade de resistir ao impacto.
  • Aço para ferramentas que exijam altíssima tenacidade, combinada com boa resistência ao desgaste e boas características de corte. Este aço tem boa resistência à fadiga, com excelentes resultados em aplicações onde choque e impacto são as principais solicitações.

Materiais para trabalho a frio

Sendo assim, temos que prestar muita atenção em qual será o tipo de trabalho que vamos executar, porque sempre teremos materiais específicos para determinados trabalhos e um possível erro nessa escolha de matéria-prima pode vir a acarretar graves danos tanto na parte financeira, com quebras e baixo rendimento, até implicar em possíveis problemas de saúde.

Fique atento!

Sobre o autor:

Rafael Mascarenhas Projetista de ferramentas e Programador de máquinas CNC há mais de cinco anos. Ambas as funções realizadas com auxílio de softwares de CAD e CAM, tais como SolidWorks, NX, AutoCAD, SolidCAM, EdgeCAM, entre outros. Cursando ensino superior em Engenharia Mecânica.
Leia mais

Leia também

Comentários (0):