Formatos de folhas padronizados para desenhos técnicos

Retângulo geral das folhas de desenho da "série A"

O desenho técnico é responsável por representar graficamente os projetos de arquitetura, design e engenharia. O desenho técnico é a ferramenta utilizada para representar e interpretar projetos nessas áreas de atuação com uma comunicação entre a equipe que desenvolve a criação dos projetos e a equipe que constrói determinado produto. Sendo assim, os desenhos técnicos são interpretados por meio de linguagens gráficas que determinam formas geométricas, posicionamentos e dimensões dos produtos a serem desenvolvidos. Representação de um desenho técnico mecânico básico

Formatos de folha padronizados

Representamos os desenhos técnicos mecânico em folhas padronizadas para desenvolvimentos dessas representações gráficas. Os mais utilizados são os formatos de folhas da “série A” que têm dimensões em milímetros (sendo as dimensões em milímetros uma unidade de medida de área usada pelas normas técnicas internacionais). Confira:

  • A0 – 841 x 1189 = 999949 milímetros²
  • A1 – 594 x 841 = 499554 milímetros²
  • A2 – 420 x 594 = 249480 milímetros²
  • A3 – 297 x 420 = 124740 milímetros²
  • A4 – 210 x 297 = 62370 milímetros²
  • A5 – 148 x 210 = 31080 milímetros²

Seguindo a norma da ABNT  NBR 10068, de outubro 1987, temos que esses recortes de folha da “série A” é tido como principal formato para as folhas de desenho e consiste em um retângulo de 1 m² e lados medindo uma proporção de y = x 2 . Deste formato deriva-se a série A pela bipartição sucessiva.

Medidas proporcionais das folhas de desenhos da série A

Retângulo geral das folhas de desenho da "série A"

Existe também normas que fazem a padronização das marges dessas folhas de desenhos, segundo esta própria norma da ABNT. As margens são os contornos externos dos limites do desenho para  as folhas da “série A”, com as seguintes dimensões:

Tabela de medidas das margens das folhas de desenho da "série A"

Estas são algumas das especificações técnicas que se referem às folhas de desenho da “série A”. Existem algumas outras normas em relação ao cabeçalho e até ao dobramento das folhas de desenho, que podemos acompanhar na própria organização da ABNT.

Estas normas existem para padronizar tudo que se é feito nas organizações e assim, independente de onde é feito, pode ser interpretado e executado em qualquer lugar do mundo.

RelatedPost

2 pensamentos sobre “Formatos de folhas padronizados para desenhos técnicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *